Gestão escolar no Paraná: o processo de formação e seleção na ótica de diretores da escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1388 |
Resumo: | A investigação realizada se debruça sobre aspectos da formação contínua dos gestores no estado do Paraná, por sua busca individual ou determinada/oferecida pelo sistema educacional, e desenha um quadro teórico a partir de sua percepção sobre o processo de seleção, especialmente o ocorrido nos anos 2001-2002, como parte de uma trajetória de mais de 20 anos, na busca de alternativas para profissionalizar a atuação de gestores educacionais.A pesquisa apresenta dois eixos distintos: 1) a formação de profissionais do magistério, no caso os gestores, apontando saberes e práticas adotados como indicativos para a sua ação cotidiana; 2) procedimentos determinados pelo Sistema de Educação do Paraná, relativos à seleção de profissionais para atuarem na gestão escolar. O conhecimento produzido analisa a realidade educativa pela percepção de seus profissionais. O presente trabalho explicita o resultado de pesquisa exploratória que investiga a percepção de diretores das unidades escolares estaduais da Região dos Campos Gerais, os quais correspondem a 10% do universo total dos atores sociais inseridos na atividade de gerir as ações pedagógicas e administrativas de estabelecimentos de ensino paranaenses. Para construir um panorama sobre o processo de seleção de diretores no Estado do Paraná, a partir da percepção dos gestores das escolas estaduais, um ano após a realização da votação, foram levantados dados, a partir de um questionário, instrumento de coleta de dados constituído de questões abertas e fechadas, as quais versaram sobre os critérios e procedimentos adotados. O questionário foi enviado aos quarenta e sete (47) diretores selecionados e respondidos por quarenta e dois (42) deles. |
id |
UEPG-31_1801a1f686fd94e46ba6ccdae323ab19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1388 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão escolar no Paraná: o processo de formação e seleção na ótica de diretores da escola públicagestão escolaradministraçãoeleição de diretoresA investigação realizada se debruça sobre aspectos da formação contínua dos gestores no estado do Paraná, por sua busca individual ou determinada/oferecida pelo sistema educacional, e desenha um quadro teórico a partir de sua percepção sobre o processo de seleção, especialmente o ocorrido nos anos 2001-2002, como parte de uma trajetória de mais de 20 anos, na busca de alternativas para profissionalizar a atuação de gestores educacionais.A pesquisa apresenta dois eixos distintos: 1) a formação de profissionais do magistério, no caso os gestores, apontando saberes e práticas adotados como indicativos para a sua ação cotidiana; 2) procedimentos determinados pelo Sistema de Educação do Paraná, relativos à seleção de profissionais para atuarem na gestão escolar. O conhecimento produzido analisa a realidade educativa pela percepção de seus profissionais. O presente trabalho explicita o resultado de pesquisa exploratória que investiga a percepção de diretores das unidades escolares estaduais da Região dos Campos Gerais, os quais correspondem a 10% do universo total dos atores sociais inseridos na atividade de gerir as ações pedagógicas e administrativas de estabelecimentos de ensino paranaenses. Para construir um panorama sobre o processo de seleção de diretores no Estado do Paraná, a partir da percepção dos gestores das escolas estaduais, um ano após a realização da votação, foram levantados dados, a partir de um questionário, instrumento de coleta de dados constituído de questões abertas e fechadas, as quais versaram sobre os critérios e procedimentos adotados. O questionário foi enviado aos quarenta e sete (47) diretores selecionados e respondidos por quarenta e dois (42) deles.Editora UEPG2009-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1388Olhar de Professor; Bd. 6 Nr. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 Núm. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003)Olhar de Professor; v. 6 n. 1 (2003)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1388/1033Ribas, Mariná HolzmannLuporini, Teresa Jussarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:56:42Zoai:uepg.br:article/1388Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:56:42Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão escolar no Paraná: o processo de formação e seleção na ótica de diretores da escola pública |
title |
Gestão escolar no Paraná: o processo de formação e seleção na ótica de diretores da escola pública |
spellingShingle |
Gestão escolar no Paraná: o processo de formação e seleção na ótica de diretores da escola pública Ribas, Mariná Holzmann gestão escolar administração eleição de diretores |
title_short |
Gestão escolar no Paraná: o processo de formação e seleção na ótica de diretores da escola pública |
title_full |
Gestão escolar no Paraná: o processo de formação e seleção na ótica de diretores da escola pública |
title_fullStr |
Gestão escolar no Paraná: o processo de formação e seleção na ótica de diretores da escola pública |
title_full_unstemmed |
Gestão escolar no Paraná: o processo de formação e seleção na ótica de diretores da escola pública |
title_sort |
Gestão escolar no Paraná: o processo de formação e seleção na ótica de diretores da escola pública |
author |
Ribas, Mariná Holzmann |
author_facet |
Ribas, Mariná Holzmann Luporini, Teresa Jussara |
author_role |
author |
author2 |
Luporini, Teresa Jussara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribas, Mariná Holzmann Luporini, Teresa Jussara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gestão escolar administração eleição de diretores |
topic |
gestão escolar administração eleição de diretores |
description |
A investigação realizada se debruça sobre aspectos da formação contínua dos gestores no estado do Paraná, por sua busca individual ou determinada/oferecida pelo sistema educacional, e desenha um quadro teórico a partir de sua percepção sobre o processo de seleção, especialmente o ocorrido nos anos 2001-2002, como parte de uma trajetória de mais de 20 anos, na busca de alternativas para profissionalizar a atuação de gestores educacionais.A pesquisa apresenta dois eixos distintos: 1) a formação de profissionais do magistério, no caso os gestores, apontando saberes e práticas adotados como indicativos para a sua ação cotidiana; 2) procedimentos determinados pelo Sistema de Educação do Paraná, relativos à seleção de profissionais para atuarem na gestão escolar. O conhecimento produzido analisa a realidade educativa pela percepção de seus profissionais. O presente trabalho explicita o resultado de pesquisa exploratória que investiga a percepção de diretores das unidades escolares estaduais da Região dos Campos Gerais, os quais correspondem a 10% do universo total dos atores sociais inseridos na atividade de gerir as ações pedagógicas e administrativas de estabelecimentos de ensino paranaenses. Para construir um panorama sobre o processo de seleção de diretores no Estado do Paraná, a partir da percepção dos gestores das escolas estaduais, um ano após a realização da votação, foram levantados dados, a partir de um questionário, instrumento de coleta de dados constituído de questões abertas e fechadas, as quais versaram sobre os critérios e procedimentos adotados. O questionário foi enviado aos quarenta e sete (47) diretores selecionados e respondidos por quarenta e dois (42) deles. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1388 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1388/1033 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 6 Nr. 1 (2003) Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003) Olhar de Professor; Vol. 6 Núm. 1 (2003) Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003) Olhar de Professor; v. 6 n. 1 (2003) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494946955264 |