Quem são os professores da Educação Infantil? Um estudo a partir do Programa PROINFANTIL. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0002
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5335 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é traçar o perfil dos professores cursistas participantes do PROINFANTIL, um programa do MEC em parceria com universidades federais, estados e municípios, que habilita no Ensino Médio, modalidade normal, o profissional de Educação Infantil em exercício. Também analisa as contribuições do programa para seu público alvo. A coleta de dados teve como base um instrumento adaptado do “Questionário do Professor” construído pela Fundação Carlos Chagas. O tratamento dos dados valeu-se do programa Statistical Package for the Social Sciences – SPSS. A análise dos dados teve como referencial teórico os estudos atuais sobre a formação docente. Como resultados, traçamos um perfil socioeconômico, profissional e cultural dos sujeitos envolvidos. Levantamos seus vínculos trabalhistas, identificamos as concepções de Educação Infantil subjacentes às práticas exercidas nos diversos municípios. Assim, observamos que a identidade do professor de Educação Infantil ainda se encontra permeada por um caráter assistencialista, especialmente para o atendimento das crianças de 0 a 3 anos. As evidências apontam uma compreensão dessa profissão como ofício, ou seja, própria de um profissional do sexo feminino, pautada pelos saberes da experiência – fortemente relacionados ao cunho doméstico e centrados no cuidado (Campos, 2002). Entretanto, observamos que a participação no PROINFANTIL alterou o trabalho dos participantes, que buscaram, com a elaboração de planejamentos e de registros das atividades, uma forma de ultrapassar a prática centrada apenas no cuidado. Com essa inovação, os professores cursistas iniciaram uma mudança no contexto institucional, introduzindo conhecimentos e competências que anteriormente não se faziam presentes. |
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