AVALIAÇÃO EM DOIS TEMPOS NO TRABALHO COM O TEXTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1484 |
Resumo: | Se o ensino de Língua Portuguesa vem acolhendo diversas formas de trabalho pautadas na unidade do texto, a continuidade de um modelo de análise lingüística preponderantemente oltado para o âmbito intra-oracional não tem fornecido critérios claros de avaliação nesse nível. Este artigo apresenta dois exemplos de exercícios com base nos quais se discute uma forma de avaliar a leitura e escrita no âmbito do texto, lançando mão, para tanto, de elementos da Lingüística Textual. O tipo de avaliação que se propõe dá-se em dois tempos: um momento “prognóstico”, em que, a partir da produção do aluno, procura-se levantar questões específicas a serem ensinadas; e um momento “diagnóstico”, em que se elaboram instrumentos para verificar os efeitos do trabalho em classe sobre as questões específicas levantadas inicialmente. |
id |
UEPG-31_280762bdd5131bf965933f765da09605 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1484 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO EM DOIS TEMPOS NO TRABALHO COM O TEXTOTextoLeituraEscritaLingüística textualCoesão Se o ensino de Língua Portuguesa vem acolhendo diversas formas de trabalho pautadas na unidade do texto, a continuidade de um modelo de análise lingüística preponderantemente oltado para o âmbito intra-oracional não tem fornecido critérios claros de avaliação nesse nível. Este artigo apresenta dois exemplos de exercícios com base nos quais se discute uma forma de avaliar a leitura e escrita no âmbito do texto, lançando mão, para tanto, de elementos da Lingüística Textual. O tipo de avaliação que se propõe dá-se em dois tempos: um momento “prognóstico”, em que, a partir da produção do aluno, procura-se levantar questões específicas a serem ensinadas; e um momento “diagnóstico”, em que se elaboram instrumentos para verificar os efeitos do trabalho em classe sobre as questões específicas levantadas inicialmente.Editora UEPG2009-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1484Olhar de Professor; Bd. 10 Nr. 1 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 1 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 Núm. 1 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 1 (2007)Olhar de Professor; v. 10 n. 1 (2007)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1484/1129Fairchild, Thomas Massaoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-16T16:59:15Zoai:uepg.br:article/1484Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-16T16:59:15Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO EM DOIS TEMPOS NO TRABALHO COM O TEXTO |
title |
AVALIAÇÃO EM DOIS TEMPOS NO TRABALHO COM O TEXTO |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO EM DOIS TEMPOS NO TRABALHO COM O TEXTO Fairchild, Thomas Massao Texto Leitura Escrita Lingüística textual Coesão |
title_short |
AVALIAÇÃO EM DOIS TEMPOS NO TRABALHO COM O TEXTO |
title_full |
AVALIAÇÃO EM DOIS TEMPOS NO TRABALHO COM O TEXTO |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO EM DOIS TEMPOS NO TRABALHO COM O TEXTO |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO EM DOIS TEMPOS NO TRABALHO COM O TEXTO |
title_sort |
AVALIAÇÃO EM DOIS TEMPOS NO TRABALHO COM O TEXTO |
author |
Fairchild, Thomas Massao |
author_facet |
Fairchild, Thomas Massao |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fairchild, Thomas Massao |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Texto Leitura Escrita Lingüística textual Coesão |
topic |
Texto Leitura Escrita Lingüística textual Coesão |
description |
Se o ensino de Língua Portuguesa vem acolhendo diversas formas de trabalho pautadas na unidade do texto, a continuidade de um modelo de análise lingüística preponderantemente oltado para o âmbito intra-oracional não tem fornecido critérios claros de avaliação nesse nível. Este artigo apresenta dois exemplos de exercícios com base nos quais se discute uma forma de avaliar a leitura e escrita no âmbito do texto, lançando mão, para tanto, de elementos da Lingüística Textual. O tipo de avaliação que se propõe dá-se em dois tempos: um momento “prognóstico”, em que, a partir da produção do aluno, procura-se levantar questões específicas a serem ensinadas; e um momento “diagnóstico”, em que se elaboram instrumentos para verificar os efeitos do trabalho em classe sobre as questões específicas levantadas inicialmente. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1484 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1484/1129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 10 Nr. 1 (2007) Olhar de Professor; Vol. 10 No. 1 (2007) Olhar de Professor; Vol. 10 Núm. 1 (2007) Olhar de Professor; Vol. 10 No. 1 (2007) Olhar de Professor; v. 10 n. 1 (2007) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495357997056 |