AVALIAÇÃO EM DOIS TEMPOS NO TRABALHO COM O TEXTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fairchild, Thomas Massao
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1484
Resumo: Se o ensino de Língua Portuguesa vem acolhendo diversas formas de trabalho pautadas na unidade do texto, a continuidade de um modelo de análise lingüística preponderantemente oltado para o âmbito intra-oracional não tem fornecido critérios claros de avaliação nesse nível. Este artigo apresenta dois exemplos de exercícios com base nos quais se discute uma forma de avaliar a leitura e escrita no âmbito do texto, lançando mão, para tanto, de elementos da Lingüística Textual. O tipo de avaliação que se propõe dá-se em dois tempos: um momento “prognóstico”, em que, a partir da produção do aluno, procura-se levantar questões específicas a serem ensinadas; e um momento “diagnóstico”, em que se elaboram instrumentos para verificar os efeitos do trabalho em classe sobre as questões específicas levantadas inicialmente.
id UEPG-31_280762bdd5131bf965933f765da09605
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1484
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO EM DOIS TEMPOS NO TRABALHO COM O TEXTOTextoLeituraEscritaLingüística textualCoesão Se o ensino de Língua Portuguesa vem acolhendo diversas formas de trabalho pautadas na unidade do texto, a continuidade de um modelo de análise lingüística preponderantemente oltado para o âmbito intra-oracional não tem fornecido critérios claros de avaliação nesse nível. Este artigo apresenta dois exemplos de exercícios com base nos quais se discute uma forma de avaliar a leitura e escrita no âmbito do texto, lançando mão, para tanto, de elementos da Lingüística Textual. O tipo de avaliação que se propõe dá-se em dois tempos: um momento “prognóstico”, em que, a partir da produção do aluno, procura-se levantar questões específicas a serem ensinadas; e um momento “diagnóstico”, em que se elaboram instrumentos para verificar os efeitos do trabalho em classe sobre as questões específicas levantadas inicialmente.Editora UEPG2009-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1484Olhar de Professor; Bd. 10 Nr. 1 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 1 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 Núm. 1 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 1 (2007)Olhar de Professor; v. 10 n. 1 (2007)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1484/1129Fairchild, Thomas Massaoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-16T16:59:15Zoai:uepg.br:article/1484Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-16T16:59:15Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO EM DOIS TEMPOS NO TRABALHO COM O TEXTO
title AVALIAÇÃO EM DOIS TEMPOS NO TRABALHO COM O TEXTO
spellingShingle AVALIAÇÃO EM DOIS TEMPOS NO TRABALHO COM O TEXTO
Fairchild, Thomas Massao
Texto
Leitura
Escrita
Lingüística textual
Coesão
title_short AVALIAÇÃO EM DOIS TEMPOS NO TRABALHO COM O TEXTO
title_full AVALIAÇÃO EM DOIS TEMPOS NO TRABALHO COM O TEXTO
title_fullStr AVALIAÇÃO EM DOIS TEMPOS NO TRABALHO COM O TEXTO
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO EM DOIS TEMPOS NO TRABALHO COM O TEXTO
title_sort AVALIAÇÃO EM DOIS TEMPOS NO TRABALHO COM O TEXTO
author Fairchild, Thomas Massao
author_facet Fairchild, Thomas Massao
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fairchild, Thomas Massao
dc.subject.por.fl_str_mv Texto
Leitura
Escrita
Lingüística textual
Coesão
topic Texto
Leitura
Escrita
Lingüística textual
Coesão
description Se o ensino de Língua Portuguesa vem acolhendo diversas formas de trabalho pautadas na unidade do texto, a continuidade de um modelo de análise lingüística preponderantemente oltado para o âmbito intra-oracional não tem fornecido critérios claros de avaliação nesse nível. Este artigo apresenta dois exemplos de exercícios com base nos quais se discute uma forma de avaliar a leitura e escrita no âmbito do texto, lançando mão, para tanto, de elementos da Lingüística Textual. O tipo de avaliação que se propõe dá-se em dois tempos: um momento “prognóstico”, em que, a partir da produção do aluno, procura-se levantar questões específicas a serem ensinadas; e um momento “diagnóstico”, em que se elaboram instrumentos para verificar os efeitos do trabalho em classe sobre as questões específicas levantadas inicialmente.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1484
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1484/1129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 10 Nr. 1 (2007)
Olhar de Professor; Vol. 10 No. 1 (2007)
Olhar de Professor; Vol. 10 Núm. 1 (2007)
Olhar de Professor; Vol. 10 No. 1 (2007)
Olhar de Professor; v. 10 n. 1 (2007)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495357997056