A INSTITUIÇÃO E O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordova, Maria Julieta Weber
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1381
Resumo: O texto apresenta algumas reflexões que permeiam o cotidiano da educação, especialmente a relação pedagógica que ao institucionalizar-se e gerir o cotidiano educativo de forma autoritária, condiciona o professor a reproduzir para o ambiente escolar relações de poder, já contextualizadas em sua formação. Procurou-se assim, abordar o tema da reprodução cultural, por entender que embora a globalização e a correspondente aceleração da história, repensadas por teorias pós-críticas da educação, teimem em proclamar a transformação multicultural possível na prática educativa, comumente depara-se com a permanência da concepção tradicional e usualmente positivista no trato com as questões relativas ao cotidiano da educação, tanto no que se refere à gestão da educação, quanto à própria formação do professor e do cidadão que se está formando.
id UEPG-31_2bca537f68383c1538128359b37b5e42
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1381
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling A INSTITUIÇÃO E O COTIDIANO DA EDUCAÇÃOgestão da educaçãoformação de professoresreprodução culturalautoridade pedagógica O texto apresenta algumas reflexões que permeiam o cotidiano da educação, especialmente a relação pedagógica que ao institucionalizar-se e gerir o cotidiano educativo de forma autoritária, condiciona o professor a reproduzir para o ambiente escolar relações de poder, já contextualizadas em sua formação. Procurou-se assim, abordar o tema da reprodução cultural, por entender que embora a globalização e a correspondente aceleração da história, repensadas por teorias pós-críticas da educação, teimem em proclamar a transformação multicultural possível na prática educativa, comumente depara-se com a permanência da concepção tradicional e usualmente positivista no trato com as questões relativas ao cotidiano da educação, tanto no que se refere à gestão da educação, quanto à própria formação do professor e do cidadão que se está formando.Editora UEPG2009-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1381Olhar de Professor; Bd. 5 Nr. 1 (2002)Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002)Olhar de Professor; Vol. 5 Núm. 1 (2002)Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002)Olhar de Professor; v. 5 n. 1 (2002)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1381/1026Cordova, Maria Julieta Weberinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:56:51Zoai:uepg.br:article/1381Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:56:51Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A INSTITUIÇÃO E O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO
title A INSTITUIÇÃO E O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO
spellingShingle A INSTITUIÇÃO E O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO
Cordova, Maria Julieta Weber
gestão da educação
formação de professores
reprodução cultural
autoridade pedagógica
title_short A INSTITUIÇÃO E O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO
title_full A INSTITUIÇÃO E O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO
title_fullStr A INSTITUIÇÃO E O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed A INSTITUIÇÃO E O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO
title_sort A INSTITUIÇÃO E O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO
author Cordova, Maria Julieta Weber
author_facet Cordova, Maria Julieta Weber
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordova, Maria Julieta Weber
dc.subject.por.fl_str_mv gestão da educação
formação de professores
reprodução cultural
autoridade pedagógica
topic gestão da educação
formação de professores
reprodução cultural
autoridade pedagógica
description O texto apresenta algumas reflexões que permeiam o cotidiano da educação, especialmente a relação pedagógica que ao institucionalizar-se e gerir o cotidiano educativo de forma autoritária, condiciona o professor a reproduzir para o ambiente escolar relações de poder, já contextualizadas em sua formação. Procurou-se assim, abordar o tema da reprodução cultural, por entender que embora a globalização e a correspondente aceleração da história, repensadas por teorias pós-críticas da educação, teimem em proclamar a transformação multicultural possível na prática educativa, comumente depara-se com a permanência da concepção tradicional e usualmente positivista no trato com as questões relativas ao cotidiano da educação, tanto no que se refere à gestão da educação, quanto à própria formação do professor e do cidadão que se está formando.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1381
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1381/1026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 5 Nr. 1 (2002)
Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002)
Olhar de Professor; Vol. 5 Núm. 1 (2002)
Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002)
Olhar de Professor; v. 5 n. 1 (2002)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053494938566656