A INSTITUIÇÃO E O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1381 |
Resumo: | O texto apresenta algumas reflexões que permeiam o cotidiano da educação, especialmente a relação pedagógica que ao institucionalizar-se e gerir o cotidiano educativo de forma autoritária, condiciona o professor a reproduzir para o ambiente escolar relações de poder, já contextualizadas em sua formação. Procurou-se assim, abordar o tema da reprodução cultural, por entender que embora a globalização e a correspondente aceleração da história, repensadas por teorias pós-críticas da educação, teimem em proclamar a transformação multicultural possível na prática educativa, comumente depara-se com a permanência da concepção tradicional e usualmente positivista no trato com as questões relativas ao cotidiano da educação, tanto no que se refere à gestão da educação, quanto à própria formação do professor e do cidadão que se está formando. |
id |
UEPG-31_2bca537f68383c1538128359b37b5e42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1381 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INSTITUIÇÃO E O COTIDIANO DA EDUCAÇÃOgestão da educaçãoformação de professoresreprodução culturalautoridade pedagógica O texto apresenta algumas reflexões que permeiam o cotidiano da educação, especialmente a relação pedagógica que ao institucionalizar-se e gerir o cotidiano educativo de forma autoritária, condiciona o professor a reproduzir para o ambiente escolar relações de poder, já contextualizadas em sua formação. Procurou-se assim, abordar o tema da reprodução cultural, por entender que embora a globalização e a correspondente aceleração da história, repensadas por teorias pós-críticas da educação, teimem em proclamar a transformação multicultural possível na prática educativa, comumente depara-se com a permanência da concepção tradicional e usualmente positivista no trato com as questões relativas ao cotidiano da educação, tanto no que se refere à gestão da educação, quanto à própria formação do professor e do cidadão que se está formando.Editora UEPG2009-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1381Olhar de Professor; Bd. 5 Nr. 1 (2002)Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002)Olhar de Professor; Vol. 5 Núm. 1 (2002)Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002)Olhar de Professor; v. 5 n. 1 (2002)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1381/1026Cordova, Maria Julieta Weberinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:56:51Zoai:uepg.br:article/1381Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:56:51Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INSTITUIÇÃO E O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO |
title |
A INSTITUIÇÃO E O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
A INSTITUIÇÃO E O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO Cordova, Maria Julieta Weber gestão da educação formação de professores reprodução cultural autoridade pedagógica |
title_short |
A INSTITUIÇÃO E O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO |
title_full |
A INSTITUIÇÃO E O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
A INSTITUIÇÃO E O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A INSTITUIÇÃO E O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO |
title_sort |
A INSTITUIÇÃO E O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO |
author |
Cordova, Maria Julieta Weber |
author_facet |
Cordova, Maria Julieta Weber |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordova, Maria Julieta Weber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gestão da educação formação de professores reprodução cultural autoridade pedagógica |
topic |
gestão da educação formação de professores reprodução cultural autoridade pedagógica |
description |
O texto apresenta algumas reflexões que permeiam o cotidiano da educação, especialmente a relação pedagógica que ao institucionalizar-se e gerir o cotidiano educativo de forma autoritária, condiciona o professor a reproduzir para o ambiente escolar relações de poder, já contextualizadas em sua formação. Procurou-se assim, abordar o tema da reprodução cultural, por entender que embora a globalização e a correspondente aceleração da história, repensadas por teorias pós-críticas da educação, teimem em proclamar a transformação multicultural possível na prática educativa, comumente depara-se com a permanência da concepção tradicional e usualmente positivista no trato com as questões relativas ao cotidiano da educação, tanto no que se refere à gestão da educação, quanto à própria formação do professor e do cidadão que se está formando. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1381 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1381/1026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 5 Nr. 1 (2002) Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002) Olhar de Professor; Vol. 5 Núm. 1 (2002) Olhar de Professor; Vol. 5 No. 1 (2002) Olhar de Professor; v. 5 n. 1 (2002) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494938566656 |