Exigência conceptual do trabalho prático nos exames nacionais: uma abordagem metodológica. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sílvia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Morais, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5359
Resumo: O artigo foca-se no nível de complexidade do trabalho prático na avaliação externa em ciências (i.e. exames) do ensino secundário. Analisa ainda a relação entre o currículo e os exames, para estudar processos de recontextualização ocorridos na construção dos exames. O nível de complexidade foi avaliado através do nível de exigência conceptual, que incluiu a complexidade dos conhecimentos científicos e das capacidades cognitivas e o grau de relação entre teoria e prática. O estudo está fundamentado psicológica e sociologicamente, em particular na teoria do discurso pedagógico de Bernstein. Usou-se uma metodologia mista. Os resultados mostram que o trabalho prático está deficientemente representado nos exames, quer em quantidade quer no nível de exigência conceptual, evidenciando uma recontextualização do currículo no sentido de baixar o seu já baixo nível. Os conhecimentos a serem avaliados são o único aspeto que é deixado explícito aos professores. Exploram-se as consequências destes resultados em termos de aprendizagem científica. 
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