Análise das pesquisas recentes (2000 a 2010): da relação entre educação ambiental e livro didático - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0002
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3507 |
Resumo: | A educação ambiental apresenta-se atualmente como um vasto campo de pesquisa. Existem revistas especializadas, eventos, linhas e grupos de pesquisas que desenvolvem diversas investigações sobre esse assunto. E, no contexto escolar, o livro didático se apresenta como uma fonte de informações bastante utilizada por professores e estudantes, além de receber grande investimento pelo governo. Frente a esse cenário, este artigo teve como objetivo mapear as investigações recentes, como artigos publicados em revistas especializadas, dissertações e teses defendidas entre os anos de 2000 a 2010 que relacionam os temas “educação ambiental” e “livro didático”. Por meio de uma pesquisa bibliográfi ca foram localizados 13 artigos, 32 dissertações e uma tese com tal relação temática. Diante dos dados, observou-se que a maior parte das pesquisas apresenta-se desarticulada e se mantém restrita à análise dos livros didáticos, e poucas buscam relacionar o livro didático com o seu uso e concepções por parte dos professores, alunos e acadêmicos. Isso demonstra que as pesquisas que envolvem a educação ambiental e os livros didáticos ainda possuem muitas questões a serem investigadas, como o uso dos livros didáticos pelos professores e alunos; ou, ainda, podem relacionar disciplinas diferentes, séries, modalidades de ensino, momentos históricos, correntes de educação ambiental, metodologias de pesquisas variadas, inclusive os processos de transposição didática e adaptação do conhecimento que estão nos livros didáticos até o trabalho em sala de aula. |
id |
UEPG-31_37f5f65def1d9423a83e9e96aff328d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/3507 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise das pesquisas recentes (2000 a 2010): da relação entre educação ambiental e livro didático - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0002Educação ambiental. Livro didático. Pesquisas.A educação ambiental apresenta-se atualmente como um vasto campo de pesquisa. Existem revistas especializadas, eventos, linhas e grupos de pesquisas que desenvolvem diversas investigações sobre esse assunto. E, no contexto escolar, o livro didático se apresenta como uma fonte de informações bastante utilizada por professores e estudantes, além de receber grande investimento pelo governo. Frente a esse cenário, este artigo teve como objetivo mapear as investigações recentes, como artigos publicados em revistas especializadas, dissertações e teses defendidas entre os anos de 2000 a 2010 que relacionam os temas “educação ambiental” e “livro didático”. Por meio de uma pesquisa bibliográfi ca foram localizados 13 artigos, 32 dissertações e uma tese com tal relação temática. Diante dos dados, observou-se que a maior parte das pesquisas apresenta-se desarticulada e se mantém restrita à análise dos livros didáticos, e poucas buscam relacionar o livro didático com o seu uso e concepções por parte dos professores, alunos e acadêmicos. Isso demonstra que as pesquisas que envolvem a educação ambiental e os livros didáticos ainda possuem muitas questões a serem investigadas, como o uso dos livros didáticos pelos professores e alunos; ou, ainda, podem relacionar disciplinas diferentes, séries, modalidades de ensino, momentos históricos, correntes de educação ambiental, metodologias de pesquisas variadas, inclusive os processos de transposição didática e adaptação do conhecimento que estão nos livros didáticos até o trabalho em sala de aula.Editora UEPG2012-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/350710.5212/OlharProfr.v.14i2.0002Olhar de Professor; Bd. 14 Nr. 2 (2011); 239-254Olhar de Professor; Vol. 14 No. 2 (2011); 239-254Olhar de Professor; Vol. 14 Núm. 2 (2011); 239-254Olhar de Professor; Vol. 14 No. 2 (2011); 239-254Olhar de Professor; v. 14 n. 2 (2011); 239-2541984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3507/2514Voichicoski, Marcia Silvana RodriguesMorales, Angélica Góisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-17T17:22:13Zoai:uepg.br:article/3507Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-05-17T17:22:13Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das pesquisas recentes (2000 a 2010): da relação entre educação ambiental e livro didático - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0002 |
title |
Análise das pesquisas recentes (2000 a 2010): da relação entre educação ambiental e livro didático - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0002 |
spellingShingle |
Análise das pesquisas recentes (2000 a 2010): da relação entre educação ambiental e livro didático - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0002 Voichicoski, Marcia Silvana Rodrigues Educação ambiental. Livro didático. Pesquisas. |
title_short |
Análise das pesquisas recentes (2000 a 2010): da relação entre educação ambiental e livro didático - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0002 |
title_full |
Análise das pesquisas recentes (2000 a 2010): da relação entre educação ambiental e livro didático - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0002 |
title_fullStr |
Análise das pesquisas recentes (2000 a 2010): da relação entre educação ambiental e livro didático - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0002 |
title_full_unstemmed |
Análise das pesquisas recentes (2000 a 2010): da relação entre educação ambiental e livro didático - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0002 |
title_sort |
Análise das pesquisas recentes (2000 a 2010): da relação entre educação ambiental e livro didático - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0002 |
author |
Voichicoski, Marcia Silvana Rodrigues |
author_facet |
Voichicoski, Marcia Silvana Rodrigues Morales, Angélica Góis |
author_role |
author |
author2 |
Morales, Angélica Góis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Voichicoski, Marcia Silvana Rodrigues Morales, Angélica Góis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental. Livro didático. Pesquisas. |
topic |
Educação ambiental. Livro didático. Pesquisas. |
description |
A educação ambiental apresenta-se atualmente como um vasto campo de pesquisa. Existem revistas especializadas, eventos, linhas e grupos de pesquisas que desenvolvem diversas investigações sobre esse assunto. E, no contexto escolar, o livro didático se apresenta como uma fonte de informações bastante utilizada por professores e estudantes, além de receber grande investimento pelo governo. Frente a esse cenário, este artigo teve como objetivo mapear as investigações recentes, como artigos publicados em revistas especializadas, dissertações e teses defendidas entre os anos de 2000 a 2010 que relacionam os temas “educação ambiental” e “livro didático”. Por meio de uma pesquisa bibliográfi ca foram localizados 13 artigos, 32 dissertações e uma tese com tal relação temática. Diante dos dados, observou-se que a maior parte das pesquisas apresenta-se desarticulada e se mantém restrita à análise dos livros didáticos, e poucas buscam relacionar o livro didático com o seu uso e concepções por parte dos professores, alunos e acadêmicos. Isso demonstra que as pesquisas que envolvem a educação ambiental e os livros didáticos ainda possuem muitas questões a serem investigadas, como o uso dos livros didáticos pelos professores e alunos; ou, ainda, podem relacionar disciplinas diferentes, séries, modalidades de ensino, momentos históricos, correntes de educação ambiental, metodologias de pesquisas variadas, inclusive os processos de transposição didática e adaptação do conhecimento que estão nos livros didáticos até o trabalho em sala de aula. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3507 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0002 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3507 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.14i2.0002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3507/2514 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 14 Nr. 2 (2011); 239-254 Olhar de Professor; Vol. 14 No. 2 (2011); 239-254 Olhar de Professor; Vol. 14 Núm. 2 (2011); 239-254 Olhar de Professor; Vol. 14 No. 2 (2011); 239-254 Olhar de Professor; v. 14 n. 2 (2011); 239-254 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495853973504 |