ÓRGÃOS DOS SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polli, Daniela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Richetti, Graziela Piccoli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182
Resumo: O presente trabalho propõe-se a investigar a presença dos indicadores de alfabetização científica naabordagem do conteúdo de órgãos dos sentidos em livros didáticos de Ciências. O corpus de análise foi constituídopor quatro coleções de livros didáticos adotados pela rede municipal de ensino de Blumenau para a disciplina deCiências do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Objetivando averiguar a promoção da alfabetização científicana aprendizagem, realizou-se uma pesquisa qualitativa para buscar indícios de textos, imagens, questionamentose esquemas que possam auxiliar o professor no desenvolvimento da alfabetização científica de seus alunos. Paraa análise do material, alguns dos indicadores de AC propostos por Sasseron e Carvalho (2008) foram empregadoscomo critérios de análise. Desta forma, objetivou-se perceber a possibilidade de utilização desse material didáticocomo ferramenta para o desenvolvimento de AC nos estudantes. Pretende-se, com este estudo, auxiliar osprofessores da rede pública na escolha do material didático a ser utilizado nas aulas do ano letivo subsequente eapresentar possibilidades para o ensino dos órgãos dos sentidos na perspectiva da alfabetização científica.
id UEPG-31_3f2743ed202a9f8cef7a0c72967ebdac
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/14182
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling ÓRGÃOS DOS SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICAEnsino de Ciências. Órgãos dos sentidos. Alfabetização científica.O presente trabalho propõe-se a investigar a presença dos indicadores de alfabetização científica naabordagem do conteúdo de órgãos dos sentidos em livros didáticos de Ciências. O corpus de análise foi constituídopor quatro coleções de livros didáticos adotados pela rede municipal de ensino de Blumenau para a disciplina deCiências do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Objetivando averiguar a promoção da alfabetização científicana aprendizagem, realizou-se uma pesquisa qualitativa para buscar indícios de textos, imagens, questionamentose esquemas que possam auxiliar o professor no desenvolvimento da alfabetização científica de seus alunos. Paraa análise do material, alguns dos indicadores de AC propostos por Sasseron e Carvalho (2008) foram empregadoscomo critérios de análise. Desta forma, objetivou-se perceber a possibilidade de utilização desse material didáticocomo ferramenta para o desenvolvimento de AC nos estudantes. Pretende-se, com este estudo, auxiliar osprofessores da rede pública na escolha do material didático a ser utilizado nas aulas do ano letivo subsequente eapresentar possibilidades para o ensino dos órgãos dos sentidos na perspectiva da alfabetização científica.Editora UEPG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1418210.5212/OlharProfr.v.21i2.0001Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 182 - 198Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 182 - 198Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 182 - 198Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 182 - 198Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 182 - 1981984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182/209209211289https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182/209209215993https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182/209209215994https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182/209209216153Copyright (c) 2019 Daniela Polli, Graziela Piccoli Richettiinfo:eu-repo/semantics/openAccessPolli, DanielaRichetti, Graziela Piccoli2022-01-17T21:53:33Zoai:uepg.br:article/14182Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-17T21:53:33Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv ÓRGÃOS DOS SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
title ÓRGÃOS DOS SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
spellingShingle ÓRGÃOS DOS SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Polli, Daniela
Ensino de Ciências. Órgãos dos sentidos. Alfabetização científica.
title_short ÓRGÃOS DOS SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
title_full ÓRGÃOS DOS SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
title_fullStr ÓRGÃOS DOS SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
title_full_unstemmed ÓRGÃOS DOS SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
title_sort ÓRGÃOS DOS SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
author Polli, Daniela
author_facet Polli, Daniela
Richetti, Graziela Piccoli
author_role author
author2 Richetti, Graziela Piccoli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Polli, Daniela
Richetti, Graziela Piccoli
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências. Órgãos dos sentidos. Alfabetização científica.
topic Ensino de Ciências. Órgãos dos sentidos. Alfabetização científica.
description O presente trabalho propõe-se a investigar a presença dos indicadores de alfabetização científica naabordagem do conteúdo de órgãos dos sentidos em livros didáticos de Ciências. O corpus de análise foi constituídopor quatro coleções de livros didáticos adotados pela rede municipal de ensino de Blumenau para a disciplina deCiências do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Objetivando averiguar a promoção da alfabetização científicana aprendizagem, realizou-se uma pesquisa qualitativa para buscar indícios de textos, imagens, questionamentose esquemas que possam auxiliar o professor no desenvolvimento da alfabetização científica de seus alunos. Paraa análise do material, alguns dos indicadores de AC propostos por Sasseron e Carvalho (2008) foram empregadoscomo critérios de análise. Desta forma, objetivou-se perceber a possibilidade de utilização desse material didáticocomo ferramenta para o desenvolvimento de AC nos estudantes. Pretende-se, com este estudo, auxiliar osprofessores da rede pública na escolha do material didático a ser utilizado nas aulas do ano letivo subsequente eapresentar possibilidades para o ensino dos órgãos dos sentidos na perspectiva da alfabetização científica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182
10.5212/OlharProfr.v.21i2.0001
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.21i2.0001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182/209209211289
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182/209209215993
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182/209209215994
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182/209209216153
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Daniela Polli, Graziela Piccoli Richetti
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Daniela Polli, Graziela Piccoli Richetti
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 182 - 198
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 182 - 198
Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 182 - 198
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 182 - 198
Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 182 - 198
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496842780672