ÓRGÃOS DOS SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se a investigar a presença dos indicadores de alfabetização científica naabordagem do conteúdo de órgãos dos sentidos em livros didáticos de Ciências. O corpus de análise foi constituídopor quatro coleções de livros didáticos adotados pela rede municipal de ensino de Blumenau para a disciplina deCiências do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Objetivando averiguar a promoção da alfabetização científicana aprendizagem, realizou-se uma pesquisa qualitativa para buscar indícios de textos, imagens, questionamentose esquemas que possam auxiliar o professor no desenvolvimento da alfabetização científica de seus alunos. Paraa análise do material, alguns dos indicadores de AC propostos por Sasseron e Carvalho (2008) foram empregadoscomo critérios de análise. Desta forma, objetivou-se perceber a possibilidade de utilização desse material didáticocomo ferramenta para o desenvolvimento de AC nos estudantes. Pretende-se, com este estudo, auxiliar osprofessores da rede pública na escolha do material didático a ser utilizado nas aulas do ano letivo subsequente eapresentar possibilidades para o ensino dos órgãos dos sentidos na perspectiva da alfabetização científica. |
id |
UEPG-31_3f2743ed202a9f8cef7a0c72967ebdac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/14182 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ÓRGÃOS DOS SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICAEnsino de Ciências. Órgãos dos sentidos. Alfabetização científica.O presente trabalho propõe-se a investigar a presença dos indicadores de alfabetização científica naabordagem do conteúdo de órgãos dos sentidos em livros didáticos de Ciências. O corpus de análise foi constituídopor quatro coleções de livros didáticos adotados pela rede municipal de ensino de Blumenau para a disciplina deCiências do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Objetivando averiguar a promoção da alfabetização científicana aprendizagem, realizou-se uma pesquisa qualitativa para buscar indícios de textos, imagens, questionamentose esquemas que possam auxiliar o professor no desenvolvimento da alfabetização científica de seus alunos. Paraa análise do material, alguns dos indicadores de AC propostos por Sasseron e Carvalho (2008) foram empregadoscomo critérios de análise. Desta forma, objetivou-se perceber a possibilidade de utilização desse material didáticocomo ferramenta para o desenvolvimento de AC nos estudantes. Pretende-se, com este estudo, auxiliar osprofessores da rede pública na escolha do material didático a ser utilizado nas aulas do ano letivo subsequente eapresentar possibilidades para o ensino dos órgãos dos sentidos na perspectiva da alfabetização científica.Editora UEPG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1418210.5212/OlharProfr.v.21i2.0001Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 182 - 198Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 182 - 198Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 182 - 198Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 182 - 198Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 182 - 1981984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182/209209211289https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182/209209215993https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182/209209215994https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182/209209216153Copyright (c) 2019 Daniela Polli, Graziela Piccoli Richettiinfo:eu-repo/semantics/openAccessPolli, DanielaRichetti, Graziela Piccoli2022-01-17T21:53:33Zoai:uepg.br:article/14182Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-17T21:53:33Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ÓRGÃOS DOS SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA |
title |
ÓRGÃOS DOS SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA |
spellingShingle |
ÓRGÃOS DOS SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA Polli, Daniela Ensino de Ciências. Órgãos dos sentidos. Alfabetização científica. |
title_short |
ÓRGÃOS DOS SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA |
title_full |
ÓRGÃOS DOS SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA |
title_fullStr |
ÓRGÃOS DOS SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA |
title_full_unstemmed |
ÓRGÃOS DOS SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA |
title_sort |
ÓRGÃOS DOS SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA |
author |
Polli, Daniela |
author_facet |
Polli, Daniela Richetti, Graziela Piccoli |
author_role |
author |
author2 |
Richetti, Graziela Piccoli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Polli, Daniela Richetti, Graziela Piccoli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências. Órgãos dos sentidos. Alfabetização científica. |
topic |
Ensino de Ciências. Órgãos dos sentidos. Alfabetização científica. |
description |
O presente trabalho propõe-se a investigar a presença dos indicadores de alfabetização científica naabordagem do conteúdo de órgãos dos sentidos em livros didáticos de Ciências. O corpus de análise foi constituídopor quatro coleções de livros didáticos adotados pela rede municipal de ensino de Blumenau para a disciplina deCiências do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Objetivando averiguar a promoção da alfabetização científicana aprendizagem, realizou-se uma pesquisa qualitativa para buscar indícios de textos, imagens, questionamentose esquemas que possam auxiliar o professor no desenvolvimento da alfabetização científica de seus alunos. Paraa análise do material, alguns dos indicadores de AC propostos por Sasseron e Carvalho (2008) foram empregadoscomo critérios de análise. Desta forma, objetivou-se perceber a possibilidade de utilização desse material didáticocomo ferramenta para o desenvolvimento de AC nos estudantes. Pretende-se, com este estudo, auxiliar osprofessores da rede pública na escolha do material didático a ser utilizado nas aulas do ano letivo subsequente eapresentar possibilidades para o ensino dos órgãos dos sentidos na perspectiva da alfabetização científica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182 10.5212/OlharProfr.v.21i2.0001 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.21i2.0001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182/209209211289 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182/209209215993 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182/209209215994 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182/209209216153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Daniela Polli, Graziela Piccoli Richetti info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Daniela Polli, Graziela Piccoli Richetti |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml application/zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 182 - 198 Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 182 - 198 Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 182 - 198 Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 182 - 198 Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 182 - 198 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496842780672 |