Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização com metodologia baseada em estudo científico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63260 |
Resumo: | Uma boa educação é um passo estratégico para melhorar a qualidade dos recursos humanos e para criar uma grande nação. A educação deve ser capaz de oferecer soluções individuais e coletivas para uma pessoa avançar e vencer uma rigorosa competição global e existir produtivamente na competição da vida. O objetivo principal do presente trabalho é compreender a alfabetização com metodologia baseada no estudo científico pode potencializar o aprendizado e ajudar os estudantes do ensino médio a desenvolverem suas habilidades de aprendizado. Para que isso seja possível, utiliza-se também dos objetivos secundários, sendo: conceituar o que vem a ser a educação científica; estabelecer critérios para inclusão da ciência no processo de educação fundamental; apresentar a importância da educação fundamental para sucesso profissional e acadêmico dos alunos. Assim, o presente trabalho busca tratar sobre a alfabetização científica, uma nova metodologia de ensino capaz de trazer para os alunos mais do que informações prontas, mas a autonomia de buscar conhecimento por conta própria e aumentar seu leque de informações e possibilidades. A conclusão foi que na prática, a alfabetização científica busca preparar os alunos para serem seres pensantes na sociedade, capazes de identificar problemas, analisar possíveis soluções e efetivamente contribuir para que seja resolvido. Com isso, os mesmos passam a ter o senso científico, análise de dados e fatos como base para suas decisões no dia a dia. |
id |
Krot_242f69d5029f3a834ba79b3009469c5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63260 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
FERNANDES, Fabiana Marques2023-09-13T13:53:23Z2023-09-13T13:53:23Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63260Uma boa educação é um passo estratégico para melhorar a qualidade dos recursos humanos e para criar uma grande nação. A educação deve ser capaz de oferecer soluções individuais e coletivas para uma pessoa avançar e vencer uma rigorosa competição global e existir produtivamente na competição da vida. O objetivo principal do presente trabalho é compreender a alfabetização com metodologia baseada no estudo científico pode potencializar o aprendizado e ajudar os estudantes do ensino médio a desenvolverem suas habilidades de aprendizado. Para que isso seja possível, utiliza-se também dos objetivos secundários, sendo: conceituar o que vem a ser a educação científica; estabelecer critérios para inclusão da ciência no processo de educação fundamental; apresentar a importância da educação fundamental para sucesso profissional e acadêmico dos alunos. Assim, o presente trabalho busca tratar sobre a alfabetização científica, uma nova metodologia de ensino capaz de trazer para os alunos mais do que informações prontas, mas a autonomia de buscar conhecimento por conta própria e aumentar seu leque de informações e possibilidades. A conclusão foi que na prática, a alfabetização científica busca preparar os alunos para serem seres pensantes na sociedade, capazes de identificar problemas, analisar possíveis soluções e efetivamente contribuir para que seja resolvido. Com isso, os mesmos passam a ter o senso científico, análise de dados e fatos como base para suas decisões no dia a dia.Ensino FundamentalAlfabetização CientíficaAlfabetização no ensino fundamental: alfabetização com metodologia baseada em estudo científicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogia - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFABIANA+MARQUES+FERNANDES.pdfFABIANA+MARQUES+FERNANDES.pdfapplication/pdf222243https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63260/1/FABIANA%2bMARQUES%2bFERNANDES.pdfd397d41009b29999deaeaca472bcd703MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63260/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/632602023-09-13 10:53:23.685oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63260Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-13T13:53:23falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-13T13:53:23Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização com metodologia baseada em estudo científico |
title |
Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização com metodologia baseada em estudo científico |
spellingShingle |
Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização com metodologia baseada em estudo científico FERNANDES, Fabiana Marques Ensino Fundamental Alfabetização Científica |
title_short |
Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização com metodologia baseada em estudo científico |
title_full |
Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização com metodologia baseada em estudo científico |
title_fullStr |
Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização com metodologia baseada em estudo científico |
title_full_unstemmed |
Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização com metodologia baseada em estudo científico |
title_sort |
Alfabetização no ensino fundamental: alfabetização com metodologia baseada em estudo científico |
author |
FERNANDES, Fabiana Marques |
author_facet |
FERNANDES, Fabiana Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERNANDES, Fabiana Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Fundamental Alfabetização Científica |
topic |
Ensino Fundamental Alfabetização Científica |
description |
Uma boa educação é um passo estratégico para melhorar a qualidade dos recursos humanos e para criar uma grande nação. A educação deve ser capaz de oferecer soluções individuais e coletivas para uma pessoa avançar e vencer uma rigorosa competição global e existir produtivamente na competição da vida. O objetivo principal do presente trabalho é compreender a alfabetização com metodologia baseada no estudo científico pode potencializar o aprendizado e ajudar os estudantes do ensino médio a desenvolverem suas habilidades de aprendizado. Para que isso seja possível, utiliza-se também dos objetivos secundários, sendo: conceituar o que vem a ser a educação científica; estabelecer critérios para inclusão da ciência no processo de educação fundamental; apresentar a importância da educação fundamental para sucesso profissional e acadêmico dos alunos. Assim, o presente trabalho busca tratar sobre a alfabetização científica, uma nova metodologia de ensino capaz de trazer para os alunos mais do que informações prontas, mas a autonomia de buscar conhecimento por conta própria e aumentar seu leque de informações e possibilidades. A conclusão foi que na prática, a alfabetização científica busca preparar os alunos para serem seres pensantes na sociedade, capazes de identificar problemas, analisar possíveis soluções e efetivamente contribuir para que seja resolvido. Com isso, os mesmos passam a ter o senso científico, análise de dados e fatos como base para suas decisões no dia a dia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-13T13:53:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-13T13:53:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63260 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63260/1/FABIANA%2bMARQUES%2bFERNANDES.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/63260/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d397d41009b29999deaeaca472bcd703 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1826076917215789056 |