FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS: TESES E DISSERTAÇÕES 2010-2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Melo Júnior, Arlindo Lins
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fortunato, Ivan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529
Resumo: O tema “formação de professores indígenas” remete a uma importante reflexão sobre as tarefas da educação. Neste estudo, objetivamos analisar a formação inicial e continuada do professor indígena brasileiro nas produções acadêmicas (teses e dissertações). Desenvolveu-se uma revisão sistemática, a partir de um levantamento da produção do conhecimento (dissertações e teses) na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados revelam significativo aumento na formação inicial e continuada do professor indígena preocupada com o contexto em que vivem os povos indígenas e consequentemente a uma valorização da cultura e biliguismo.
id UEPG-31_41ab31bcff9b59fd4a01d7860d2c9ff5
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/13529
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS: TESES E DISSERTAÇÕES 2010-2017O tema “formação de professores indígenas” remete a uma importante reflexão sobre as tarefas da educação. Neste estudo, objetivamos analisar a formação inicial e continuada do professor indígena brasileiro nas produções acadêmicas (teses e dissertações). Desenvolveu-se uma revisão sistemática, a partir de um levantamento da produção do conhecimento (dissertações e teses) na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados revelam significativo aumento na formação inicial e continuada do professor indígena preocupada com o contexto em que vivem os povos indígenas e consequentemente a uma valorização da cultura e biliguismo.Editora UEPG2019-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1352910.5212/OlharProfr.v.21i1.0004Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 1 (2018); 47-57Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 47-57Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 1 (2018); 47-57Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 47-57Olhar de Professor; v. 21 n. 1 (2018); 47-571984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529/209209210937https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529/209209212560https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529/209209216057https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529/209209216058https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529/209209216171Copyright (c) 2019 Arlindo Lins de Melo Júnior, Ivan Fortunatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Melo Júnior, Arlindo LinsFortunato, Ivan2022-01-18T10:46:54Zoai:uepg.br:article/13529Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-18T10:46:54Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS: TESES E DISSERTAÇÕES 2010-2017
title FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS: TESES E DISSERTAÇÕES 2010-2017
spellingShingle FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS: TESES E DISSERTAÇÕES 2010-2017
de Melo Júnior, Arlindo Lins
title_short FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS: TESES E DISSERTAÇÕES 2010-2017
title_full FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS: TESES E DISSERTAÇÕES 2010-2017
title_fullStr FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS: TESES E DISSERTAÇÕES 2010-2017
title_full_unstemmed FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS: TESES E DISSERTAÇÕES 2010-2017
title_sort FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS: TESES E DISSERTAÇÕES 2010-2017
author de Melo Júnior, Arlindo Lins
author_facet de Melo Júnior, Arlindo Lins
Fortunato, Ivan
author_role author
author2 Fortunato, Ivan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Melo Júnior, Arlindo Lins
Fortunato, Ivan
description O tema “formação de professores indígenas” remete a uma importante reflexão sobre as tarefas da educação. Neste estudo, objetivamos analisar a formação inicial e continuada do professor indígena brasileiro nas produções acadêmicas (teses e dissertações). Desenvolveu-se uma revisão sistemática, a partir de um levantamento da produção do conhecimento (dissertações e teses) na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados revelam significativo aumento na formação inicial e continuada do professor indígena preocupada com o contexto em que vivem os povos indígenas e consequentemente a uma valorização da cultura e biliguismo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529
10.5212/OlharProfr.v.21i1.0004
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.21i1.0004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529/209209210937
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529/209209212560
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529/209209216057
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529/209209216058
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529/209209216171
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Arlindo Lins de Melo Júnior, Ivan Fortunato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Arlindo Lins de Melo Júnior, Ivan Fortunato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 1 (2018); 47-57
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 47-57
Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 1 (2018); 47-57
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 47-57
Olhar de Professor; v. 21 n. 1 (2018); 47-57
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496740020224