FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS: TESES E DISSERTAÇÕES 2010-2017
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529 |
Resumo: | O tema “formação de professores indígenas” remete a uma importante reflexão sobre as tarefas da educação. Neste estudo, objetivamos analisar a formação inicial e continuada do professor indígena brasileiro nas produções acadêmicas (teses e dissertações). Desenvolveu-se uma revisão sistemática, a partir de um levantamento da produção do conhecimento (dissertações e teses) na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados revelam significativo aumento na formação inicial e continuada do professor indígena preocupada com o contexto em que vivem os povos indígenas e consequentemente a uma valorização da cultura e biliguismo. |
id |
UEPG-31_41ab31bcff9b59fd4a01d7860d2c9ff5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/13529 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS: TESES E DISSERTAÇÕES 2010-2017O tema “formação de professores indígenas” remete a uma importante reflexão sobre as tarefas da educação. Neste estudo, objetivamos analisar a formação inicial e continuada do professor indígena brasileiro nas produções acadêmicas (teses e dissertações). Desenvolveu-se uma revisão sistemática, a partir de um levantamento da produção do conhecimento (dissertações e teses) na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados revelam significativo aumento na formação inicial e continuada do professor indígena preocupada com o contexto em que vivem os povos indígenas e consequentemente a uma valorização da cultura e biliguismo.Editora UEPG2019-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1352910.5212/OlharProfr.v.21i1.0004Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 1 (2018); 47-57Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 47-57Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 1 (2018); 47-57Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 47-57Olhar de Professor; v. 21 n. 1 (2018); 47-571984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529/209209210937https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529/209209212560https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529/209209216057https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529/209209216058https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529/209209216171Copyright (c) 2019 Arlindo Lins de Melo Júnior, Ivan Fortunatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Melo Júnior, Arlindo LinsFortunato, Ivan2022-01-18T10:46:54Zoai:uepg.br:article/13529Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-18T10:46:54Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS: TESES E DISSERTAÇÕES 2010-2017 |
title |
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS: TESES E DISSERTAÇÕES 2010-2017 |
spellingShingle |
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS: TESES E DISSERTAÇÕES 2010-2017 de Melo Júnior, Arlindo Lins |
title_short |
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS: TESES E DISSERTAÇÕES 2010-2017 |
title_full |
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS: TESES E DISSERTAÇÕES 2010-2017 |
title_fullStr |
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS: TESES E DISSERTAÇÕES 2010-2017 |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS: TESES E DISSERTAÇÕES 2010-2017 |
title_sort |
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS: TESES E DISSERTAÇÕES 2010-2017 |
author |
de Melo Júnior, Arlindo Lins |
author_facet |
de Melo Júnior, Arlindo Lins Fortunato, Ivan |
author_role |
author |
author2 |
Fortunato, Ivan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Melo Júnior, Arlindo Lins Fortunato, Ivan |
description |
O tema “formação de professores indígenas” remete a uma importante reflexão sobre as tarefas da educação. Neste estudo, objetivamos analisar a formação inicial e continuada do professor indígena brasileiro nas produções acadêmicas (teses e dissertações). Desenvolveu-se uma revisão sistemática, a partir de um levantamento da produção do conhecimento (dissertações e teses) na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados revelam significativo aumento na formação inicial e continuada do professor indígena preocupada com o contexto em que vivem os povos indígenas e consequentemente a uma valorização da cultura e biliguismo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529 10.5212/OlharProfr.v.21i1.0004 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.21i1.0004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529/209209210937 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529/209209212560 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529/209209216057 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529/209209216058 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13529/209209216171 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Arlindo Lins de Melo Júnior, Ivan Fortunato info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Arlindo Lins de Melo Júnior, Ivan Fortunato |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml application/zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 1 (2018); 47-57 Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 47-57 Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 1 (2018); 47-57 Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 47-57 Olhar de Professor; v. 21 n. 1 (2018); 47-57 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496740020224 |