INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: VANTAGENS E EMPECILHOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1479 |
Resumo: | Adentramos o século XXI com a certeza de que o conhecimento será a principal fonte de riqueza do homem, cercada pelas altas tecnologias de informação e comunicação. Não poderíamos deixar de dizer que as tecnologias, dentre elas o computador, chegaram à educação, mesmo que ainda de forma suave. O presente trabalho relata uma investigação sobre as vantagens e os empecilhos do uso do computador na educação, verificando que, apesar de a jornada da informática na educação não ser insipiente, há muito que fazer. O trabalho nos aponta outro viés pelo qual a informática na educação deverá ter suas atenções redobradas, que é a formação do professor, uma formação que precisa despontar para novos caminhos de uso pedagógico do computador, num processo de mudanças de paradigmas, rompendo barreiras. As experiências realizadas e relatadas pelos professores neste trabalho nos dão a esperança de que os diferentes usos do computador na educação possam vir a ser uma ferramenta poderosa à disposição dos professores, porque as vantagens do seu uso são imensas. As experiências se mostram favoráveis, mesmo diante de inúmeras dificuldades, e o desejo de mudar está dentro de cada um desses profissionais, que buscam incansavelmente novas formas de ensinar e também de aprender, dando vida à educação. Diante da realidade relatada, alguns caminhos podem ser apontados como possíveis mudanças, com a finalidade de contribuir para que a informática na educação tenha um lugar de destaque dentro das nossas escolas públicas. Palavras-chave: Formação de professores. Tecnologia. Informática na educação. |
id |
UEPG-31_41e116cf846d797c3478347702ea6dd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1479 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: VANTAGENS E EMPECILHOSFormação de professoresTecnologiaInformática na educaçãoAdentramos o século XXI com a certeza de que o conhecimento será a principal fonte de riqueza do homem, cercada pelas altas tecnologias de informação e comunicação. Não poderíamos deixar de dizer que as tecnologias, dentre elas o computador, chegaram à educação, mesmo que ainda de forma suave. O presente trabalho relata uma investigação sobre as vantagens e os empecilhos do uso do computador na educação, verificando que, apesar de a jornada da informática na educação não ser insipiente, há muito que fazer. O trabalho nos aponta outro viés pelo qual a informática na educação deverá ter suas atenções redobradas, que é a formação do professor, uma formação que precisa despontar para novos caminhos de uso pedagógico do computador, num processo de mudanças de paradigmas, rompendo barreiras. As experiências realizadas e relatadas pelos professores neste trabalho nos dão a esperança de que os diferentes usos do computador na educação possam vir a ser uma ferramenta poderosa à disposição dos professores, porque as vantagens do seu uso são imensas. As experiências se mostram favoráveis, mesmo diante de inúmeras dificuldades, e o desejo de mudar está dentro de cada um desses profissionais, que buscam incansavelmente novas formas de ensinar e também de aprender, dando vida à educação. Diante da realidade relatada, alguns caminhos podem ser apontados como possíveis mudanças, com a finalidade de contribuir para que a informática na educação tenha um lugar de destaque dentro das nossas escolas públicas. Palavras-chave: Formação de professores. Tecnologia. Informática na educação.Editora UEPG2009-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1479Olhar de Professor; Bd. 10 Nr. 1 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 1 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 Núm. 1 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 1 (2007)Olhar de Professor; v. 10 n. 1 (2007)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1479/1124Simão, Cristine IsabelRibas, Mariná Holzmanninfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-16T17:02:25Zoai:uepg.br:article/1479Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-16T17:02:25Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: VANTAGENS E EMPECILHOS |
title |
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: VANTAGENS E EMPECILHOS |
spellingShingle |
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: VANTAGENS E EMPECILHOS Simão, Cristine Isabel Formação de professores Tecnologia Informática na educação |
title_short |
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: VANTAGENS E EMPECILHOS |
title_full |
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: VANTAGENS E EMPECILHOS |
title_fullStr |
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: VANTAGENS E EMPECILHOS |
title_full_unstemmed |
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: VANTAGENS E EMPECILHOS |
title_sort |
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: VANTAGENS E EMPECILHOS |
author |
Simão, Cristine Isabel |
author_facet |
Simão, Cristine Isabel Ribas, Mariná Holzmann |
author_role |
author |
author2 |
Ribas, Mariná Holzmann |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simão, Cristine Isabel Ribas, Mariná Holzmann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Tecnologia Informática na educação |
topic |
Formação de professores Tecnologia Informática na educação |
description |
Adentramos o século XXI com a certeza de que o conhecimento será a principal fonte de riqueza do homem, cercada pelas altas tecnologias de informação e comunicação. Não poderíamos deixar de dizer que as tecnologias, dentre elas o computador, chegaram à educação, mesmo que ainda de forma suave. O presente trabalho relata uma investigação sobre as vantagens e os empecilhos do uso do computador na educação, verificando que, apesar de a jornada da informática na educação não ser insipiente, há muito que fazer. O trabalho nos aponta outro viés pelo qual a informática na educação deverá ter suas atenções redobradas, que é a formação do professor, uma formação que precisa despontar para novos caminhos de uso pedagógico do computador, num processo de mudanças de paradigmas, rompendo barreiras. As experiências realizadas e relatadas pelos professores neste trabalho nos dão a esperança de que os diferentes usos do computador na educação possam vir a ser uma ferramenta poderosa à disposição dos professores, porque as vantagens do seu uso são imensas. As experiências se mostram favoráveis, mesmo diante de inúmeras dificuldades, e o desejo de mudar está dentro de cada um desses profissionais, que buscam incansavelmente novas formas de ensinar e também de aprender, dando vida à educação. Diante da realidade relatada, alguns caminhos podem ser apontados como possíveis mudanças, com a finalidade de contribuir para que a informática na educação tenha um lugar de destaque dentro das nossas escolas públicas. Palavras-chave: Formação de professores. Tecnologia. Informática na educação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1479 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1479/1124 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 10 Nr. 1 (2007) Olhar de Professor; Vol. 10 No. 1 (2007) Olhar de Professor; Vol. 10 Núm. 1 (2007) Olhar de Professor; Vol. 10 No. 1 (2007) Olhar de Professor; v. 10 n. 1 (2007) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495349608448 |