Banco Mundial, formação de professores e informática na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45068 https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889 |
Resumo: | O artigo apresenta dados iniciais da pesquisa efetuada sobre: Banco Mundial (BIRD), formação de professores e informática na educação no período 1998-1999. A pesquisa propõe-se a investigar as seguintes questões: Quais são os projetos desenvolvidos em informática na educação que o BIRD financiou e/ou está financiando? Quando e por que os tem financiado? O que a equipe que está recebendo o financiamento conseguiu/está conseguindo como resultados? Que dificuldades tem encontrado? E resistências (dos professores, da equipe, da comunidade)? O artigo destaca o andamento de uma experiência em particular: o PROFORMAÇÃO. Programa de Formação de Professores em Exercício, o qual é financiado pelo FUNDESCOLA, Fundo de Desenvolvimento da Escola, com recursos provenientes do FUNDEF e do BIRD. Ele combina tecnologia de educação à distância com partes presenciais em que os participantes têm aulas nas agências formadoras ”” em geral, escolas normais ”” e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e assistem à TV Escola. Apesar da existência de tecnologias mais modernas como a Internet, os organizadores julgam que ainda é prematuro o uso da educação à distância via telemática. Ao final, o artigo questiona o modo como a informática é tratada na gestão, a qual poderá estar sendo utilizada para administrar o ensino no sentido de uniformizar procedimentos e controlar o fluxo das informações para facilitar o gerenciamento do BIRD numa região que é geopoliticamente estratégica e de segurança nacional. |
id |
UNB_0f0d86d7c63d7958884340ca1edb693e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/45068 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Banco Mundial, formação de professores e informática na educaçãoWorld Bank, teachers' formation formation and computer in the educationTecnologia educacionalProfessores - formaçãoInformática na educaçãoEducação - financiamentoBanco MundialO artigo apresenta dados iniciais da pesquisa efetuada sobre: Banco Mundial (BIRD), formação de professores e informática na educação no período 1998-1999. A pesquisa propõe-se a investigar as seguintes questões: Quais são os projetos desenvolvidos em informática na educação que o BIRD financiou e/ou está financiando? Quando e por que os tem financiado? O que a equipe que está recebendo o financiamento conseguiu/está conseguindo como resultados? Que dificuldades tem encontrado? E resistências (dos professores, da equipe, da comunidade)? O artigo destaca o andamento de uma experiência em particular: o PROFORMAÇÃO. Programa de Formação de Professores em Exercício, o qual é financiado pelo FUNDESCOLA, Fundo de Desenvolvimento da Escola, com recursos provenientes do FUNDEF e do BIRD. Ele combina tecnologia de educação à distância com partes presenciais em que os participantes têm aulas nas agências formadoras ”” em geral, escolas normais ”” e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e assistem à TV Escola. Apesar da existência de tecnologias mais modernas como a Internet, os organizadores julgam que ainda é prematuro o uso da educação à distância via telemática. Ao final, o artigo questiona o modo como a informática é tratada na gestão, a qual poderá estar sendo utilizada para administrar o ensino no sentido de uniformizar procedimentos e controlar o fluxo das informações para facilitar o gerenciamento do BIRD numa região que é geopoliticamente estratégica e de segurança nacional.Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)2022-10-26T14:45:17Z2022-10-26T14:45:17Z2002-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMORAES, Raquel de Almeida. Banco Mundial, formação de professores e informática na educação. Linhas Críticas, Brasília, v. 7, n. 12, p. 99-112, 2001. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2889. Acesso em: 17 fev. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45068https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889Copyright (c) 2016 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Raquel de Almeidaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-20T13:37:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/45068Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-20T13:37:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Banco Mundial, formação de professores e informática na educação World Bank, teachers' formation formation and computer in the education |
title |
Banco Mundial, formação de professores e informática na educação |
spellingShingle |
Banco Mundial, formação de professores e informática na educação Moraes, Raquel de Almeida Tecnologia educacional Professores - formação Informática na educação Educação - financiamento Banco Mundial |
title_short |
Banco Mundial, formação de professores e informática na educação |
title_full |
Banco Mundial, formação de professores e informática na educação |
title_fullStr |
Banco Mundial, formação de professores e informática na educação |
title_full_unstemmed |
Banco Mundial, formação de professores e informática na educação |
title_sort |
Banco Mundial, formação de professores e informática na educação |
author |
Moraes, Raquel de Almeida |
author_facet |
Moraes, Raquel de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Raquel de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Professores - formação Informática na educação Educação - financiamento Banco Mundial |
topic |
Tecnologia educacional Professores - formação Informática na educação Educação - financiamento Banco Mundial |
description |
O artigo apresenta dados iniciais da pesquisa efetuada sobre: Banco Mundial (BIRD), formação de professores e informática na educação no período 1998-1999. A pesquisa propõe-se a investigar as seguintes questões: Quais são os projetos desenvolvidos em informática na educação que o BIRD financiou e/ou está financiando? Quando e por que os tem financiado? O que a equipe que está recebendo o financiamento conseguiu/está conseguindo como resultados? Que dificuldades tem encontrado? E resistências (dos professores, da equipe, da comunidade)? O artigo destaca o andamento de uma experiência em particular: o PROFORMAÇÃO. Programa de Formação de Professores em Exercício, o qual é financiado pelo FUNDESCOLA, Fundo de Desenvolvimento da Escola, com recursos provenientes do FUNDEF e do BIRD. Ele combina tecnologia de educação à distância com partes presenciais em que os participantes têm aulas nas agências formadoras ”” em geral, escolas normais ”” e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e assistem à TV Escola. Apesar da existência de tecnologias mais modernas como a Internet, os organizadores julgam que ainda é prematuro o uso da educação à distância via telemática. Ao final, o artigo questiona o modo como a informática é tratada na gestão, a qual poderá estar sendo utilizada para administrar o ensino no sentido de uniformizar procedimentos e controlar o fluxo das informações para facilitar o gerenciamento do BIRD numa região que é geopoliticamente estratégica e de segurança nacional. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-10-02 2022-10-26T14:45:17Z 2022-10-26T14:45:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORAES, Raquel de Almeida. Banco Mundial, formação de professores e informática na educação. Linhas Críticas, Brasília, v. 7, n. 12, p. 99-112, 2001. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2889. Acesso em: 17 fev. 2022. https://repositorio.unb.br/handle/10482/45068 https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889 |
identifier_str_mv |
MORAES, Raquel de Almeida. Banco Mundial, formação de professores e informática na educação. Linhas Críticas, Brasília, v. 7, n. 12, p. 99-112, 2001. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2889. Acesso em: 17 fev. 2022. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45068 https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508363788058624 |