Banco Mundial, formação de professores e informática na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Raquel de Almeida
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45068
https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889
Resumo: O artigo apresenta dados iniciais da pesquisa efetuada sobre: Banco Mundial (BIRD), formação de professores e informática na educação no período 1998-1999. A pesquisa propõe-se a investigar as seguintes questões: Quais são os projetos desenvolvidos em informática na educação que o BIRD financiou e/ou está financiando? Quando e por que os tem financiado? O que a equipe que está recebendo o financiamento conseguiu/está conseguindo como resultados? Que dificuldades tem encontrado? E resistências (dos professores, da equipe, da comunidade)? O artigo destaca o andamento de uma experiência em particular: o PROFORMAÇÃO. Programa de Formação de Professores em Exercício, o qual é financiado pelo FUNDESCOLA, Fundo de Desenvolvimento da Escola, com recursos provenientes do FUNDEF e do BIRD. Ele combina tecnologia de educação à distância com partes presenciais em que os participantes têm aulas nas agências formadoras ”” em geral, escolas normais ”” e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e assistem à TV Escola. Apesar da existência de tecnologias mais modernas como a Internet, os organizadores julgam que ainda é prematuro o uso da educação à distância via telemática. Ao final, o artigo questiona o modo como a informática é tratada na gestão, a qual poderá estar sendo utilizada para administrar o ensino no sentido de uniformizar procedimentos e controlar o fluxo das informações para facilitar o gerenciamento do BIRD numa região que é geopoliticamente estratégica e de segurança nacional.
id UNB_0f0d86d7c63d7958884340ca1edb693e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45068
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Banco Mundial, formação de professores e informática na educaçãoWorld Bank, teachers' formation formation and computer in the educationTecnologia educacionalProfessores - formaçãoInformática na educaçãoEducação - financiamentoBanco MundialO artigo apresenta dados iniciais da pesquisa efetuada sobre: Banco Mundial (BIRD), formação de professores e informática na educação no período 1998-1999. A pesquisa propõe-se a investigar as seguintes questões: Quais são os projetos desenvolvidos em informática na educação que o BIRD financiou e/ou está financiando? Quando e por que os tem financiado? O que a equipe que está recebendo o financiamento conseguiu/está conseguindo como resultados? Que dificuldades tem encontrado? E resistências (dos professores, da equipe, da comunidade)? O artigo destaca o andamento de uma experiência em particular: o PROFORMAÇÃO. Programa de Formação de Professores em Exercício, o qual é financiado pelo FUNDESCOLA, Fundo de Desenvolvimento da Escola, com recursos provenientes do FUNDEF e do BIRD. Ele combina tecnologia de educação à distância com partes presenciais em que os participantes têm aulas nas agências formadoras ”” em geral, escolas normais ”” e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e assistem à TV Escola. Apesar da existência de tecnologias mais modernas como a Internet, os organizadores julgam que ainda é prematuro o uso da educação à distância via telemática. Ao final, o artigo questiona o modo como a informática é tratada na gestão, a qual poderá estar sendo utilizada para administrar o ensino no sentido de uniformizar procedimentos e controlar o fluxo das informações para facilitar o gerenciamento do BIRD numa região que é geopoliticamente estratégica e de segurança nacional.Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)2022-10-26T14:45:17Z2022-10-26T14:45:17Z2002-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMORAES, Raquel de Almeida. Banco Mundial, formação de professores e informática na educação. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 7, n. 12, p. 99-112, 2001. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2889. Acesso em: 17 fev. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45068https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889Copyright (c) 2016 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Raquel de Almeidaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-20T13:37:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/45068Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-20T13:37:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Banco Mundial, formação de professores e informática na educação
World Bank, teachers' formation formation and computer in the education
title Banco Mundial, formação de professores e informática na educação
spellingShingle Banco Mundial, formação de professores e informática na educação
Moraes, Raquel de Almeida
Tecnologia educacional
Professores - formação
Informática na educação
Educação - financiamento
Banco Mundial
title_short Banco Mundial, formação de professores e informática na educação
title_full Banco Mundial, formação de professores e informática na educação
title_fullStr Banco Mundial, formação de professores e informática na educação
title_full_unstemmed Banco Mundial, formação de professores e informática na educação
title_sort Banco Mundial, formação de professores e informática na educação
author Moraes, Raquel de Almeida
author_facet Moraes, Raquel de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Raquel de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Professores - formação
Informática na educação
Educação - financiamento
Banco Mundial
topic Tecnologia educacional
Professores - formação
Informática na educação
Educação - financiamento
Banco Mundial
description O artigo apresenta dados iniciais da pesquisa efetuada sobre: Banco Mundial (BIRD), formação de professores e informática na educação no período 1998-1999. A pesquisa propõe-se a investigar as seguintes questões: Quais são os projetos desenvolvidos em informática na educação que o BIRD financiou e/ou está financiando? Quando e por que os tem financiado? O que a equipe que está recebendo o financiamento conseguiu/está conseguindo como resultados? Que dificuldades tem encontrado? E resistências (dos professores, da equipe, da comunidade)? O artigo destaca o andamento de uma experiência em particular: o PROFORMAÇÃO. Programa de Formação de Professores em Exercício, o qual é financiado pelo FUNDESCOLA, Fundo de Desenvolvimento da Escola, com recursos provenientes do FUNDEF e do BIRD. Ele combina tecnologia de educação à distância com partes presenciais em que os participantes têm aulas nas agências formadoras ”” em geral, escolas normais ”” e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e assistem à TV Escola. Apesar da existência de tecnologias mais modernas como a Internet, os organizadores julgam que ainda é prematuro o uso da educação à distância via telemática. Ao final, o artigo questiona o modo como a informática é tratada na gestão, a qual poderá estar sendo utilizada para administrar o ensino no sentido de uniformizar procedimentos e controlar o fluxo das informações para facilitar o gerenciamento do BIRD numa região que é geopoliticamente estratégica e de segurança nacional.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-10-02
2022-10-26T14:45:17Z
2022-10-26T14:45:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES, Raquel de Almeida. Banco Mundial, formação de professores e informática na educação. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 7, n. 12, p. 99-112, 2001. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2889. Acesso em: 17 fev. 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45068
https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889
identifier_str_mv MORAES, Raquel de Almeida. Banco Mundial, formação de professores e informática na educação. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 7, n. 12, p. 99-112, 2001. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2889. Acesso em: 17 fev. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45068
https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508363788058624