Vidas de diretores: diálogos com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Leide Mara
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Martins, Rosilda Baron
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1389
Resumo: A opção pelo presente estudo deve-se, por um lado, à crença de que a análise de um processo coletivo, como é o caso do objeto de pesquisa  a construção e reconstrução sistemáticas que reflitam a realidade social e escolar  pode servir, de modo explícito, à qualificação docente e à capacitação para a gestão dos sistemas educacionais em todos os seus níveis e modalidades. Pressupões-se que a pertinência das atividades de investigação deve redundar no aperfeiçoamento necessário e esperado dos sistemas escolares e das alternativas não convencionais de educação. A cultura da qualidade no processo de gestão escolar exige a existência de uma organização no tempo e no espaço que favoreça os envolvidos. Por outro lado, o fato de acreditar-se nas grandes contribuições que o estudo apresenta, devido à ação efetivada/relatada por parte dos sujeitos pesquisados no processo educacional, foi também determinante na opção que por ele se fez. Nesta concepção e considerando-se a complexidade da discussão  diálogos com diretores com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional  foram adotados as contribuições de Lipovsky, Gentilli, Nóvoa e Uhle, além de marco mais geral de referência teórica. Numa segunda etapa, deslocou-se o eixo da análise para um outro objeto: as interlocutoras da pesquisa, diretoras aposentadas do município de Palmas. Decidiu-se entrevistar diretoras que ingressaram na referida função ou a exerceram desde a década de 30 até a de 60, abarcando-se assim os anos 90, em que completavam seu tempo de serviço. Ao se investigar leitura e escrita dessas diretoras foi possível saber um pouco mais sobre comportamento, restrições que lhe eram impostas, suas representações, crenças, valores, expressões e práticas cotidianas que fizeram parte da construção das concepções de administração escolar, de educação e ensino. Dessa forma, intentou-se promover o diálogo do texto das entrevistas com a história da educação e da teoria da administração mais ampla, buscando subsídios para uma ação futura.
id UEPG-31_495bf27d2a0fd7479cc5050d8d09ff1e
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1389
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Vidas de diretores: diálogos com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacionalAdministração educacionalGestão escolarCultura da qualidadeA opção pelo presente estudo deve-se, por um lado, à crença de que a análise de um processo coletivo, como é o caso do objeto de pesquisa  a construção e reconstrução sistemáticas que reflitam a realidade social e escolar  pode servir, de modo explícito, à qualificação docente e à capacitação para a gestão dos sistemas educacionais em todos os seus níveis e modalidades. Pressupões-se que a pertinência das atividades de investigação deve redundar no aperfeiçoamento necessário e esperado dos sistemas escolares e das alternativas não convencionais de educação. A cultura da qualidade no processo de gestão escolar exige a existência de uma organização no tempo e no espaço que favoreça os envolvidos. Por outro lado, o fato de acreditar-se nas grandes contribuições que o estudo apresenta, devido à ação efetivada/relatada por parte dos sujeitos pesquisados no processo educacional, foi também determinante na opção que por ele se fez. Nesta concepção e considerando-se a complexidade da discussão  diálogos com diretores com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional  foram adotados as contribuições de Lipovsky, Gentilli, Nóvoa e Uhle, além de marco mais geral de referência teórica. Numa segunda etapa, deslocou-se o eixo da análise para um outro objeto: as interlocutoras da pesquisa, diretoras aposentadas do município de Palmas. Decidiu-se entrevistar diretoras que ingressaram na referida função ou a exerceram desde a década de 30 até a de 60, abarcando-se assim os anos 90, em que completavam seu tempo de serviço. Ao se investigar leitura e escrita dessas diretoras foi possível saber um pouco mais sobre comportamento, restrições que lhe eram impostas, suas representações, crenças, valores, expressões e práticas cotidianas que fizeram parte da construção das concepções de administração escolar, de educação e ensino. Dessa forma, intentou-se promover o diálogo do texto das entrevistas com a história da educação e da teoria da administração mais ampla, buscando subsídios para uma ação futura. Editora UEPG2009-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1389Olhar de Professor; Bd. 6 Nr. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 Núm. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003)Olhar de Professor; v. 6 n. 1 (2003)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1389/1034Schmidt, Leide MaraMartins, Rosilda Baroninfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:56:41Zoai:uepg.br:article/1389Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:56:41Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Vidas de diretores: diálogos com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional
title Vidas de diretores: diálogos com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional
spellingShingle Vidas de diretores: diálogos com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional
Schmidt, Leide Mara
Administração educacional
Gestão escolar
Cultura da qualidade
title_short Vidas de diretores: diálogos com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional
title_full Vidas de diretores: diálogos com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional
title_fullStr Vidas de diretores: diálogos com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional
title_full_unstemmed Vidas de diretores: diálogos com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional
title_sort Vidas de diretores: diálogos com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional
author Schmidt, Leide Mara
author_facet Schmidt, Leide Mara
Martins, Rosilda Baron
author_role author
author2 Martins, Rosilda Baron
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Leide Mara
Martins, Rosilda Baron
dc.subject.por.fl_str_mv Administração educacional
Gestão escolar
Cultura da qualidade
topic Administração educacional
Gestão escolar
Cultura da qualidade
description A opção pelo presente estudo deve-se, por um lado, à crença de que a análise de um processo coletivo, como é o caso do objeto de pesquisa  a construção e reconstrução sistemáticas que reflitam a realidade social e escolar  pode servir, de modo explícito, à qualificação docente e à capacitação para a gestão dos sistemas educacionais em todos os seus níveis e modalidades. Pressupões-se que a pertinência das atividades de investigação deve redundar no aperfeiçoamento necessário e esperado dos sistemas escolares e das alternativas não convencionais de educação. A cultura da qualidade no processo de gestão escolar exige a existência de uma organização no tempo e no espaço que favoreça os envolvidos. Por outro lado, o fato de acreditar-se nas grandes contribuições que o estudo apresenta, devido à ação efetivada/relatada por parte dos sujeitos pesquisados no processo educacional, foi também determinante na opção que por ele se fez. Nesta concepção e considerando-se a complexidade da discussão  diálogos com diretores com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional  foram adotados as contribuições de Lipovsky, Gentilli, Nóvoa e Uhle, além de marco mais geral de referência teórica. Numa segunda etapa, deslocou-se o eixo da análise para um outro objeto: as interlocutoras da pesquisa, diretoras aposentadas do município de Palmas. Decidiu-se entrevistar diretoras que ingressaram na referida função ou a exerceram desde a década de 30 até a de 60, abarcando-se assim os anos 90, em que completavam seu tempo de serviço. Ao se investigar leitura e escrita dessas diretoras foi possível saber um pouco mais sobre comportamento, restrições que lhe eram impostas, suas representações, crenças, valores, expressões e práticas cotidianas que fizeram parte da construção das concepções de administração escolar, de educação e ensino. Dessa forma, intentou-se promover o diálogo do texto das entrevistas com a história da educação e da teoria da administração mais ampla, buscando subsídios para uma ação futura.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1389
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1389/1034
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 6 Nr. 1 (2003)
Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003)
Olhar de Professor; Vol. 6 Núm. 1 (2003)
Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003)
Olhar de Professor; v. 6 n. 1 (2003)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053494948003840