Vidas de diretores: diálogos com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1389 |
Resumo: | A opção pelo presente estudo deve-se, por um lado, à crença de que a análise de um processo coletivo, como é o caso do objeto de pesquisa a construção e reconstrução sistemáticas que reflitam a realidade social e escolar pode servir, de modo explícito, à qualificação docente e à capacitação para a gestão dos sistemas educacionais em todos os seus níveis e modalidades. Pressupões-se que a pertinência das atividades de investigação deve redundar no aperfeiçoamento necessário e esperado dos sistemas escolares e das alternativas não convencionais de educação. A cultura da qualidade no processo de gestão escolar exige a existência de uma organização no tempo e no espaço que favoreça os envolvidos. Por outro lado, o fato de acreditar-se nas grandes contribuições que o estudo apresenta, devido à ação efetivada/relatada por parte dos sujeitos pesquisados no processo educacional, foi também determinante na opção que por ele se fez. Nesta concepção e considerando-se a complexidade da discussão diálogos com diretores com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional foram adotados as contribuições de Lipovsky, Gentilli, Nóvoa e Uhle, além de marco mais geral de referência teórica. Numa segunda etapa, deslocou-se o eixo da análise para um outro objeto: as interlocutoras da pesquisa, diretoras aposentadas do município de Palmas. Decidiu-se entrevistar diretoras que ingressaram na referida função ou a exerceram desde a década de 30 até a de 60, abarcando-se assim os anos 90, em que completavam seu tempo de serviço. Ao se investigar leitura e escrita dessas diretoras foi possível saber um pouco mais sobre comportamento, restrições que lhe eram impostas, suas representações, crenças, valores, expressões e práticas cotidianas que fizeram parte da construção das concepções de administração escolar, de educação e ensino. Dessa forma, intentou-se promover o diálogo do texto das entrevistas com a história da educação e da teoria da administração mais ampla, buscando subsídios para uma ação futura. |
id |
UEPG-31_495bf27d2a0fd7479cc5050d8d09ff1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1389 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Vidas de diretores: diálogos com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacionalAdministração educacionalGestão escolarCultura da qualidadeA opção pelo presente estudo deve-se, por um lado, à crença de que a análise de um processo coletivo, como é o caso do objeto de pesquisa a construção e reconstrução sistemáticas que reflitam a realidade social e escolar pode servir, de modo explícito, à qualificação docente e à capacitação para a gestão dos sistemas educacionais em todos os seus níveis e modalidades. Pressupões-se que a pertinência das atividades de investigação deve redundar no aperfeiçoamento necessário e esperado dos sistemas escolares e das alternativas não convencionais de educação. A cultura da qualidade no processo de gestão escolar exige a existência de uma organização no tempo e no espaço que favoreça os envolvidos. Por outro lado, o fato de acreditar-se nas grandes contribuições que o estudo apresenta, devido à ação efetivada/relatada por parte dos sujeitos pesquisados no processo educacional, foi também determinante na opção que por ele se fez. Nesta concepção e considerando-se a complexidade da discussão diálogos com diretores com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional foram adotados as contribuições de Lipovsky, Gentilli, Nóvoa e Uhle, além de marco mais geral de referência teórica. Numa segunda etapa, deslocou-se o eixo da análise para um outro objeto: as interlocutoras da pesquisa, diretoras aposentadas do município de Palmas. Decidiu-se entrevistar diretoras que ingressaram na referida função ou a exerceram desde a década de 30 até a de 60, abarcando-se assim os anos 90, em que completavam seu tempo de serviço. Ao se investigar leitura e escrita dessas diretoras foi possível saber um pouco mais sobre comportamento, restrições que lhe eram impostas, suas representações, crenças, valores, expressões e práticas cotidianas que fizeram parte da construção das concepções de administração escolar, de educação e ensino. Dessa forma, intentou-se promover o diálogo do texto das entrevistas com a história da educação e da teoria da administração mais ampla, buscando subsídios para uma ação futura. Editora UEPG2009-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1389Olhar de Professor; Bd. 6 Nr. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 Núm. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003)Olhar de Professor; v. 6 n. 1 (2003)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1389/1034Schmidt, Leide MaraMartins, Rosilda Baroninfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:56:41Zoai:uepg.br:article/1389Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:56:41Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vidas de diretores: diálogos com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional |
title |
Vidas de diretores: diálogos com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional |
spellingShingle |
Vidas de diretores: diálogos com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional Schmidt, Leide Mara Administração educacional Gestão escolar Cultura da qualidade |
title_short |
Vidas de diretores: diálogos com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional |
title_full |
Vidas de diretores: diálogos com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional |
title_fullStr |
Vidas de diretores: diálogos com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional |
title_full_unstemmed |
Vidas de diretores: diálogos com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional |
title_sort |
Vidas de diretores: diálogos com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional |
author |
Schmidt, Leide Mara |
author_facet |
Schmidt, Leide Mara Martins, Rosilda Baron |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Rosilda Baron |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmidt, Leide Mara Martins, Rosilda Baron |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração educacional Gestão escolar Cultura da qualidade |
topic |
Administração educacional Gestão escolar Cultura da qualidade |
description |
A opção pelo presente estudo deve-se, por um lado, à crença de que a análise de um processo coletivo, como é o caso do objeto de pesquisa a construção e reconstrução sistemáticas que reflitam a realidade social e escolar pode servir, de modo explícito, à qualificação docente e à capacitação para a gestão dos sistemas educacionais em todos os seus níveis e modalidades. Pressupões-se que a pertinência das atividades de investigação deve redundar no aperfeiçoamento necessário e esperado dos sistemas escolares e das alternativas não convencionais de educação. A cultura da qualidade no processo de gestão escolar exige a existência de uma organização no tempo e no espaço que favoreça os envolvidos. Por outro lado, o fato de acreditar-se nas grandes contribuições que o estudo apresenta, devido à ação efetivada/relatada por parte dos sujeitos pesquisados no processo educacional, foi também determinante na opção que por ele se fez. Nesta concepção e considerando-se a complexidade da discussão diálogos com diretores com vistas à produção do conhecimento na área da administração educacional foram adotados as contribuições de Lipovsky, Gentilli, Nóvoa e Uhle, além de marco mais geral de referência teórica. Numa segunda etapa, deslocou-se o eixo da análise para um outro objeto: as interlocutoras da pesquisa, diretoras aposentadas do município de Palmas. Decidiu-se entrevistar diretoras que ingressaram na referida função ou a exerceram desde a década de 30 até a de 60, abarcando-se assim os anos 90, em que completavam seu tempo de serviço. Ao se investigar leitura e escrita dessas diretoras foi possível saber um pouco mais sobre comportamento, restrições que lhe eram impostas, suas representações, crenças, valores, expressões e práticas cotidianas que fizeram parte da construção das concepções de administração escolar, de educação e ensino. Dessa forma, intentou-se promover o diálogo do texto das entrevistas com a história da educação e da teoria da administração mais ampla, buscando subsídios para uma ação futura. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1389 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1389/1034 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 6 Nr. 1 (2003) Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003) Olhar de Professor; Vol. 6 Núm. 1 (2003) Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003) Olhar de Professor; v. 6 n. 1 (2003) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494948003840 |