As gurias do Sul: representações das jovens gaúchas em artefatos culturais midiáticos impressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Rossana Cassanta
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1456
Resumo: Minha intenção, no presente artigo, é analisar as representações de jovens gaúchas em determinados artefatos culturais midiáticos impressos, os quais podem ser interpelativos, podem governar e subjetivar os sujeitos. Essa análise é realizada na perspectiva dos Estudos Culturais, que consideram a cultura como um dos principais lócus onde são estabelecidas e, ao mesmo tempo, contestadas divisões desiguais próprias das sociedades capitalistas industriais, como as divisões de gerações, de classes, de etnias e de sexo. Nesse campo de estudos, os mencionados artefatos podem ser vistos como uma forma de pedagogia cultural que, no caso da leitura realizada, aponta para o fato de que não se deve ignorar a possibilidade de muitas jovens, inclusive as de nossas escolas, estarem continuamente expostas e, possivelmente, governadas por tais discursos midiáticos. Mostra, também, que é importante desconfiar desses discursos subjetivadores, os quais, ao representar ou narrar, ensinam as jovens a agir e a ser como mostram as representações que delas fazem. Logo, continuar a problematizar olhares produzidos nas culturas pode ser um dos caminhos necessários para compreender os significados de tais representações, a fim de se possa desnaturalizar aquilo que é aceito como verdade.
id UEPG-31_4e8b80092d86d6e29abc4b3ef6138fbd
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1456
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling As gurias do Sul: representações das jovens gaúchas em artefatos culturais midiáticos impressosestudos culturaisjuventudegêneroartefatos culturais midiáticos Minha intenção, no presente artigo, é analisar as representações de jovens gaúchas em determinados artefatos culturais midiáticos impressos, os quais podem ser interpelativos, podem governar e subjetivar os sujeitos. Essa análise é realizada na perspectiva dos Estudos Culturais, que consideram a cultura como um dos principais lócus onde são estabelecidas e, ao mesmo tempo, contestadas divisões desiguais próprias das sociedades capitalistas industriais, como as divisões de gerações, de classes, de etnias e de sexo. Nesse campo de estudos, os mencionados artefatos podem ser vistos como uma forma de pedagogia cultural que, no caso da leitura realizada, aponta para o fato de que não se deve ignorar a possibilidade de muitas jovens, inclusive as de nossas escolas, estarem continuamente expostas e, possivelmente, governadas por tais discursos midiáticos. Mostra, também, que é importante desconfiar desses discursos subjetivadores, os quais, ao representar ou narrar, ensinam as jovens a agir e a ser como mostram as representações que delas fazem. Logo, continuar a problematizar olhares produzidos nas culturas pode ser um dos caminhos necessários para compreender os significados de tais representações, a fim de se possa desnaturalizar aquilo que é aceito como verdade.Editora UEPG2009-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1456Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)Olhar de Professor; v. 9 n. 1 (2006)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1456/1101Rossi, Rossana Cassantainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-17T16:48:01Zoai:uepg.br:article/1456Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-17T16:48:01Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv As gurias do Sul: representações das jovens gaúchas em artefatos culturais midiáticos impressos
title As gurias do Sul: representações das jovens gaúchas em artefatos culturais midiáticos impressos
spellingShingle As gurias do Sul: representações das jovens gaúchas em artefatos culturais midiáticos impressos
Rossi, Rossana Cassanta
estudos culturais
juventude
gênero
artefatos culturais midiáticos
title_short As gurias do Sul: representações das jovens gaúchas em artefatos culturais midiáticos impressos
title_full As gurias do Sul: representações das jovens gaúchas em artefatos culturais midiáticos impressos
title_fullStr As gurias do Sul: representações das jovens gaúchas em artefatos culturais midiáticos impressos
title_full_unstemmed As gurias do Sul: representações das jovens gaúchas em artefatos culturais midiáticos impressos
title_sort As gurias do Sul: representações das jovens gaúchas em artefatos culturais midiáticos impressos
author Rossi, Rossana Cassanta
author_facet Rossi, Rossana Cassanta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Rossana Cassanta
dc.subject.por.fl_str_mv estudos culturais
juventude
gênero
artefatos culturais midiáticos
topic estudos culturais
juventude
gênero
artefatos culturais midiáticos
description Minha intenção, no presente artigo, é analisar as representações de jovens gaúchas em determinados artefatos culturais midiáticos impressos, os quais podem ser interpelativos, podem governar e subjetivar os sujeitos. Essa análise é realizada na perspectiva dos Estudos Culturais, que consideram a cultura como um dos principais lócus onde são estabelecidas e, ao mesmo tempo, contestadas divisões desiguais próprias das sociedades capitalistas industriais, como as divisões de gerações, de classes, de etnias e de sexo. Nesse campo de estudos, os mencionados artefatos podem ser vistos como uma forma de pedagogia cultural que, no caso da leitura realizada, aponta para o fato de que não se deve ignorar a possibilidade de muitas jovens, inclusive as de nossas escolas, estarem continuamente expostas e, possivelmente, governadas por tais discursos midiáticos. Mostra, também, que é importante desconfiar desses discursos subjetivadores, os quais, ao representar ou narrar, ensinam as jovens a agir e a ser como mostram as representações que delas fazem. Logo, continuar a problematizar olhares produzidos nas culturas pode ser um dos caminhos necessários para compreender os significados de tais representações, a fim de se possa desnaturalizar aquilo que é aceito como verdade.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1456
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1456/1101
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 1 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 1 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)
Olhar de Professor; v. 9 n. 1 (2006)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495313956864