Especificidades do jornalismo científico na leitura de textos de divulgação científica por estudantes de licenciatura em física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172009000400013 |
Resumo: | Neste artigo fazemos uma síntese sobre elementos específicos do jornalismo científico e identificamos a presença de alguns desses elementos nas interpretações de licenciandos em física ao lerem textos de divulgação científica das revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. Consideramos que o relacionamento entre a interpretação dos licenciandos e algumas especificidades do campo jornalístico, que fazem parte das revistas lidas, parece sugerir que a investigação de potencialidades e limites na utilização de revistas de divulgação científica em situações efetivas de ensino estaria vinculada às condições em que esses textos são produzidos. |
id |
SBF-1_3d1c5ec8ac3ac6e51f6d9303e5bd7806 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172009000400013 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Especificidades do jornalismo científico na leitura de textos de divulgação científica por estudantes de licenciatura em físicaleituradivulgação científicadiscurso jornalísticoformação inicialfísicaNeste artigo fazemos uma síntese sobre elementos específicos do jornalismo científico e identificamos a presença de alguns desses elementos nas interpretações de licenciandos em física ao lerem textos de divulgação científica das revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. Consideramos que o relacionamento entre a interpretação dos licenciandos e algumas especificidades do campo jornalístico, que fazem parte das revistas lidas, parece sugerir que a investigação de potencialidades e limites na utilização de revistas de divulgação científica em situações efetivas de ensino estaria vinculada às condições em que esses textos são produzidos.Sociedade Brasileira de Física2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172009000400013Revista Brasileira de Ensino de Física v.31 n.4 2009reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172009000400013info:eu-repo/semantics/openAccessDias,Ricardo Henrique AlmeidaAlmeida,Maria José P.M. depor2010-04-19T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172009000400013Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2010-04-19T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Especificidades do jornalismo científico na leitura de textos de divulgação científica por estudantes de licenciatura em física |
title |
Especificidades do jornalismo científico na leitura de textos de divulgação científica por estudantes de licenciatura em física |
spellingShingle |
Especificidades do jornalismo científico na leitura de textos de divulgação científica por estudantes de licenciatura em física Dias,Ricardo Henrique Almeida leitura divulgação científica discurso jornalístico formação inicial física |
title_short |
Especificidades do jornalismo científico na leitura de textos de divulgação científica por estudantes de licenciatura em física |
title_full |
Especificidades do jornalismo científico na leitura de textos de divulgação científica por estudantes de licenciatura em física |
title_fullStr |
Especificidades do jornalismo científico na leitura de textos de divulgação científica por estudantes de licenciatura em física |
title_full_unstemmed |
Especificidades do jornalismo científico na leitura de textos de divulgação científica por estudantes de licenciatura em física |
title_sort |
Especificidades do jornalismo científico na leitura de textos de divulgação científica por estudantes de licenciatura em física |
author |
Dias,Ricardo Henrique Almeida |
author_facet |
Dias,Ricardo Henrique Almeida Almeida,Maria José P.M. de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida,Maria José P.M. de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias,Ricardo Henrique Almeida Almeida,Maria José P.M. de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitura divulgação científica discurso jornalístico formação inicial física |
topic |
leitura divulgação científica discurso jornalístico formação inicial física |
description |
Neste artigo fazemos uma síntese sobre elementos específicos do jornalismo científico e identificamos a presença de alguns desses elementos nas interpretações de licenciandos em física ao lerem textos de divulgação científica das revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp. Consideramos que o relacionamento entre a interpretação dos licenciandos e algumas especificidades do campo jornalístico, que fazem parte das revistas lidas, parece sugerir que a investigação de potencialidades e limites na utilização de revistas de divulgação científica em situações efetivas de ensino estaria vinculada às condições em que esses textos são produzidos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172009000400013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172009000400013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1806-11172009000400013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.31 n.4 2009 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122420699856896 |