Profissionalidade: Saberes e Autonomia Docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Solange Mary Moreira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Duboc, Maria José Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1406
Resumo: O presente trabalho tem como foco a questão da profissionalidade do professor compreendida como um conjunto de habilidades, atitudes, valores e comportamentos, inerentes ao ser professor. Por se tratar de um processo de construção e reconstrução de saberes e do fazer docente, busca-se captar, no exercício da profissão, a possível relação com a autonomia docente. Para tanto, decidiu-se realizar uma investigação com professores que estão fazendo o curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Os dados coletados, fundamentados na revisão bibliográfica e natureza qualitativa da investigação, permitiram analisar os depoimentos, tendo como base três temas: da profissionalização à profissionalidade docente; formação profissional e saberes docente e saberes e autonomia docente. A partir desses temas foi possível realizar um balanço crítico de como as professoras agem, pensam e se articulam no espaço de trabalho, bem como os fatores que contribuem para a construção da sua autonomia.
id UEPG-31_53fc66885aeab6579f05dae29356506e
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1406
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Profissionalidade: Saberes e Autonomia DocenteprofissionalidadeautonomiasaberesO presente trabalho tem como foco a questão da profissionalidade do professor compreendida como um conjunto de habilidades, atitudes, valores e comportamentos, inerentes ao ser professor. Por se tratar de um processo de construção e reconstrução de saberes e do fazer docente, busca-se captar, no exercício da profissão, a possível relação com a autonomia docente. Para tanto, decidiu-se realizar uma investigação com professores que estão fazendo o curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Os dados coletados, fundamentados na revisão bibliográfica e natureza qualitativa da investigação, permitiram analisar os depoimentos, tendo como base três temas: da profissionalização à profissionalidade docente; formação profissional e saberes docente e saberes e autonomia docente. A partir desses temas foi possível realizar um balanço crítico de como as professoras agem, pensam e se articulam no espaço de trabalho, bem como os fatores que contribuem para a construção da sua autonomia.Editora UEPG2009-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1406Olhar de Professor; Bd. 7 Nr. 2 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 No. 2 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 Núm. 2 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 No. 2 (2004)Olhar de Professor; v. 7 n. 2 (2004)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1406/1051Santos, Solange Mary MoreiraDuboc, Maria José Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-18T16:51:14Zoai:uepg.br:article/1406Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-18T16:51:14Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Profissionalidade: Saberes e Autonomia Docente
title Profissionalidade: Saberes e Autonomia Docente
spellingShingle Profissionalidade: Saberes e Autonomia Docente
Santos, Solange Mary Moreira
profissionalidade
autonomia
saberes
title_short Profissionalidade: Saberes e Autonomia Docente
title_full Profissionalidade: Saberes e Autonomia Docente
title_fullStr Profissionalidade: Saberes e Autonomia Docente
title_full_unstemmed Profissionalidade: Saberes e Autonomia Docente
title_sort Profissionalidade: Saberes e Autonomia Docente
author Santos, Solange Mary Moreira
author_facet Santos, Solange Mary Moreira
Duboc, Maria José Oliveira
author_role author
author2 Duboc, Maria José Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Solange Mary Moreira
Duboc, Maria José Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv profissionalidade
autonomia
saberes
topic profissionalidade
autonomia
saberes
description O presente trabalho tem como foco a questão da profissionalidade do professor compreendida como um conjunto de habilidades, atitudes, valores e comportamentos, inerentes ao ser professor. Por se tratar de um processo de construção e reconstrução de saberes e do fazer docente, busca-se captar, no exercício da profissão, a possível relação com a autonomia docente. Para tanto, decidiu-se realizar uma investigação com professores que estão fazendo o curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Os dados coletados, fundamentados na revisão bibliográfica e natureza qualitativa da investigação, permitiram analisar os depoimentos, tendo como base três temas: da profissionalização à profissionalidade docente; formação profissional e saberes docente e saberes e autonomia docente. A partir desses temas foi possível realizar um balanço crítico de como as professoras agem, pensam e se articulam no espaço de trabalho, bem como os fatores que contribuem para a construção da sua autonomia.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1406
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1406/1051
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 7 Nr. 2 (2004)
Olhar de Professor; Vol. 7 No. 2 (2004)
Olhar de Professor; Vol. 7 Núm. 2 (2004)
Olhar de Professor; Vol. 7 No. 2 (2004)
Olhar de Professor; v. 7 n. 2 (2004)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053494972121088