Licenciatura e Formação de Professor Tendências e Perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Herminia Regina Bugeste
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1362
Resumo: Este texto é uma separata do segundo capítulo da dissertação de mestrado da autora, o qual se constitui em um estudo avaliativo sobre o Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Neste recorte, centramos as discussões em um dos pontos mais polêmicos do Ensino Superior – a formação do profissional Professor nas Licenciaturas –, ponto desconsiderado por muitos, mas tido como o centro das discussões para outros profissionais Assim, este trabalho encaminha as leituras para as novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores da educação básica, em cursos de nível superior. Aborda de forma objetiva concepções de diferentes autores sobre a temática Licenciatura - Formação de Professor e Currículo intermediado pelos apontamentos do Relatório DELORS. O trabalho não apresenta conclusões finais, mas vislumbra momentos de mudanças curriculares nas Licenciaturas, especificamente em Educação Física. Consta ainda, ao final, a bibliografia que deu suporte a presente investigação.
id UEPG-31_547f84e340e884497ba4c5001eaee14c
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1362
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Licenciatura e Formação de Professor Tendências e Perspectivaslicenciaturaformação de professorcurrículo Este texto é uma separata do segundo capítulo da dissertação de mestrado da autora, o qual se constitui em um estudo avaliativo sobre o Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Neste recorte, centramos as discussões em um dos pontos mais polêmicos do Ensino Superior – a formação do profissional Professor nas Licenciaturas –, ponto desconsiderado por muitos, mas tido como o centro das discussões para outros profissionais Assim, este trabalho encaminha as leituras para as novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores da educação básica, em cursos de nível superior. Aborda de forma objetiva concepções de diferentes autores sobre a temática Licenciatura - Formação de Professor e Currículo intermediado pelos apontamentos do Relatório DELORS. O trabalho não apresenta conclusões finais, mas vislumbra momentos de mudanças curriculares nas Licenciaturas, especificamente em Educação Física. Consta ainda, ao final, a bibliografia que deu suporte a presente investigação.Editora UEPG2008-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1362Olhar de Professor; Bd. 4 Nr. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 Núm. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)Olhar de Professor; v. 4 n. 1 (2001)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1362/1006Marinho, Herminia Regina Bugesteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:57:13Zoai:uepg.br:article/1362Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:57:13Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Licenciatura e Formação de Professor Tendências e Perspectivas
title Licenciatura e Formação de Professor Tendências e Perspectivas
spellingShingle Licenciatura e Formação de Professor Tendências e Perspectivas
Marinho, Herminia Regina Bugeste
licenciatura
formação de professor
currículo
title_short Licenciatura e Formação de Professor Tendências e Perspectivas
title_full Licenciatura e Formação de Professor Tendências e Perspectivas
title_fullStr Licenciatura e Formação de Professor Tendências e Perspectivas
title_full_unstemmed Licenciatura e Formação de Professor Tendências e Perspectivas
title_sort Licenciatura e Formação de Professor Tendências e Perspectivas
author Marinho, Herminia Regina Bugeste
author_facet Marinho, Herminia Regina Bugeste
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Herminia Regina Bugeste
dc.subject.por.fl_str_mv licenciatura
formação de professor
currículo
topic licenciatura
formação de professor
currículo
description Este texto é uma separata do segundo capítulo da dissertação de mestrado da autora, o qual se constitui em um estudo avaliativo sobre o Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Neste recorte, centramos as discussões em um dos pontos mais polêmicos do Ensino Superior – a formação do profissional Professor nas Licenciaturas –, ponto desconsiderado por muitos, mas tido como o centro das discussões para outros profissionais Assim, este trabalho encaminha as leituras para as novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores da educação básica, em cursos de nível superior. Aborda de forma objetiva concepções de diferentes autores sobre a temática Licenciatura - Formação de Professor e Currículo intermediado pelos apontamentos do Relatório DELORS. O trabalho não apresenta conclusões finais, mas vislumbra momentos de mudanças curriculares nas Licenciaturas, especificamente em Educação Física. Consta ainda, ao final, a bibliografia que deu suporte a presente investigação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1362
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1362/1006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 4 Nr. 1 (2001)
Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)
Olhar de Professor; Vol. 4 Núm. 1 (2001)
Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)
Olhar de Professor; v. 4 n. 1 (2001)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053494912352256