Licenciatura e Formação de Professor Tendências e Perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1362 |
Resumo: | Este texto é uma separata do segundo capítulo da dissertação de mestrado da autora, o qual se constitui em um estudo avaliativo sobre o Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Neste recorte, centramos as discussões em um dos pontos mais polêmicos do Ensino Superior – a formação do profissional Professor nas Licenciaturas –, ponto desconsiderado por muitos, mas tido como o centro das discussões para outros profissionais Assim, este trabalho encaminha as leituras para as novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores da educação básica, em cursos de nível superior. Aborda de forma objetiva concepções de diferentes autores sobre a temática Licenciatura - Formação de Professor e Currículo intermediado pelos apontamentos do Relatório DELORS. O trabalho não apresenta conclusões finais, mas vislumbra momentos de mudanças curriculares nas Licenciaturas, especificamente em Educação Física. Consta ainda, ao final, a bibliografia que deu suporte a presente investigação. |
id |
UEPG-31_547f84e340e884497ba4c5001eaee14c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1362 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Licenciatura e Formação de Professor Tendências e Perspectivaslicenciaturaformação de professorcurrículo Este texto é uma separata do segundo capítulo da dissertação de mestrado da autora, o qual se constitui em um estudo avaliativo sobre o Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Neste recorte, centramos as discussões em um dos pontos mais polêmicos do Ensino Superior – a formação do profissional Professor nas Licenciaturas –, ponto desconsiderado por muitos, mas tido como o centro das discussões para outros profissionais Assim, este trabalho encaminha as leituras para as novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores da educação básica, em cursos de nível superior. Aborda de forma objetiva concepções de diferentes autores sobre a temática Licenciatura - Formação de Professor e Currículo intermediado pelos apontamentos do Relatório DELORS. O trabalho não apresenta conclusões finais, mas vislumbra momentos de mudanças curriculares nas Licenciaturas, especificamente em Educação Física. Consta ainda, ao final, a bibliografia que deu suporte a presente investigação.Editora UEPG2008-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1362Olhar de Professor; Bd. 4 Nr. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 Núm. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)Olhar de Professor; v. 4 n. 1 (2001)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1362/1006Marinho, Herminia Regina Bugesteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:57:13Zoai:uepg.br:article/1362Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:57:13Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Licenciatura e Formação de Professor Tendências e Perspectivas |
title |
Licenciatura e Formação de Professor Tendências e Perspectivas |
spellingShingle |
Licenciatura e Formação de Professor Tendências e Perspectivas Marinho, Herminia Regina Bugeste licenciatura formação de professor currículo |
title_short |
Licenciatura e Formação de Professor Tendências e Perspectivas |
title_full |
Licenciatura e Formação de Professor Tendências e Perspectivas |
title_fullStr |
Licenciatura e Formação de Professor Tendências e Perspectivas |
title_full_unstemmed |
Licenciatura e Formação de Professor Tendências e Perspectivas |
title_sort |
Licenciatura e Formação de Professor Tendências e Perspectivas |
author |
Marinho, Herminia Regina Bugeste |
author_facet |
Marinho, Herminia Regina Bugeste |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho, Herminia Regina Bugeste |
dc.subject.por.fl_str_mv |
licenciatura formação de professor currículo |
topic |
licenciatura formação de professor currículo |
description |
Este texto é uma separata do segundo capítulo da dissertação de mestrado da autora, o qual se constitui em um estudo avaliativo sobre o Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Neste recorte, centramos as discussões em um dos pontos mais polêmicos do Ensino Superior – a formação do profissional Professor nas Licenciaturas –, ponto desconsiderado por muitos, mas tido como o centro das discussões para outros profissionais Assim, este trabalho encaminha as leituras para as novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores da educação básica, em cursos de nível superior. Aborda de forma objetiva concepções de diferentes autores sobre a temática Licenciatura - Formação de Professor e Currículo intermediado pelos apontamentos do Relatório DELORS. O trabalho não apresenta conclusões finais, mas vislumbra momentos de mudanças curriculares nas Licenciaturas, especificamente em Educação Física. Consta ainda, ao final, a bibliografia que deu suporte a presente investigação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1362 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1362/1006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 4 Nr. 1 (2001) Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001) Olhar de Professor; Vol. 4 Núm. 1 (2001) Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001) Olhar de Professor; v. 4 n. 1 (2001) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494912352256 |