A interdisciplinaridade e a arte do malabarismo na formação de professores e professoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/67488 |
Resumo: | O presente trabalho analisa dois Projetos de Cursos de Licenciaturas Interdisciplinares em Humanidades. Um deles, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o outro, pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Busca compreender como a interdisciplinaridade é trabalhada nos Projetos Pedagógicos desses cursos e quais são as implicações para o perfil do profissional que se propõem formar. A análise identificou que a interdisciplinaridade seguiu abordagens diferentes em cada um dos projetos pedagógicos, mas, orientados por disposições legais comuns às licenciaturas, os dois cursos orientam-se pela lógica curricular disciplinar comprometendo a formação interdisciplinar a ser certificada aos futuros profissionais do magistério da Educação Básica. |
id |
UFRGS-22_ee70c1a512229e0f1b468cc53b8f73d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/67488 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A interdisciplinaridade e a arte do malabarismo na formação de professores e professorasLicenciaturas interdisciplinaresformação de professorescurrículo.O presente trabalho analisa dois Projetos de Cursos de Licenciaturas Interdisciplinares em Humanidades. Um deles, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o outro, pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Busca compreender como a interdisciplinaridade é trabalhada nos Projetos Pedagógicos desses cursos e quais são as implicações para o perfil do profissional que se propõem formar. A análise identificou que a interdisciplinaridade seguiu abordagens diferentes em cada um dos projetos pedagógicos, mas, orientados por disposições legais comuns às licenciaturas, os dois cursos orientam-se pela lógica curricular disciplinar comprometendo a formação interdisciplinar a ser certificada aos futuros profissionais do magistério da Educação Básica.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2017-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/6748810.21573/vol33n12017.67488REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 133 - 149Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 133 - 149Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 133 - 1492447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/67488/41189Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Eliana Póvoas Pereira Estrela2017-08-01T11:50:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/67488Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2017-08-01T11:50:29Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interdisciplinaridade e a arte do malabarismo na formação de professores e professoras |
title |
A interdisciplinaridade e a arte do malabarismo na formação de professores e professoras |
spellingShingle |
A interdisciplinaridade e a arte do malabarismo na formação de professores e professoras Brito, Eliana Póvoas Pereira Estrela Licenciaturas interdisciplinares formação de professores currículo. |
title_short |
A interdisciplinaridade e a arte do malabarismo na formação de professores e professoras |
title_full |
A interdisciplinaridade e a arte do malabarismo na formação de professores e professoras |
title_fullStr |
A interdisciplinaridade e a arte do malabarismo na formação de professores e professoras |
title_full_unstemmed |
A interdisciplinaridade e a arte do malabarismo na formação de professores e professoras |
title_sort |
A interdisciplinaridade e a arte do malabarismo na formação de professores e professoras |
author |
Brito, Eliana Póvoas Pereira Estrela |
author_facet |
Brito, Eliana Póvoas Pereira Estrela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Eliana Póvoas Pereira Estrela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciaturas interdisciplinares formação de professores currículo. |
topic |
Licenciaturas interdisciplinares formação de professores currículo. |
description |
O presente trabalho analisa dois Projetos de Cursos de Licenciaturas Interdisciplinares em Humanidades. Um deles, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o outro, pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Busca compreender como a interdisciplinaridade é trabalhada nos Projetos Pedagógicos desses cursos e quais são as implicações para o perfil do profissional que se propõem formar. A análise identificou que a interdisciplinaridade seguiu abordagens diferentes em cada um dos projetos pedagógicos, mas, orientados por disposições legais comuns às licenciaturas, os dois cursos orientam-se pela lógica curricular disciplinar comprometendo a formação interdisciplinar a ser certificada aos futuros profissionais do magistério da Educação Básica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/67488 10.21573/vol33n12017.67488 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/67488 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol33n12017.67488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/67488/41189 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 133 - 149 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 133 - 149 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 133 - 149 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766371311026176 |