A interdisciplinaridade e a arte do malabarismo na formação de professores e professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Eliana Póvoas Pereira Estrela
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/67488
Resumo: O presente trabalho analisa dois Projetos de Cursos de Licenciaturas Interdisciplinares em Humanidades. Um deles, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o outro, pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Busca compreender como a interdisciplinaridade é trabalhada nos Projetos Pedagógicos desses cursos e quais são as implicações para o perfil do profissional que se propõem formar. A análise identificou que a interdisciplinaridade seguiu abordagens diferentes em cada um dos projetos pedagógicos, mas, orientados por disposições legais comuns às licenciaturas, os dois cursos orientam-se pela lógica curricular disciplinar comprometendo a formação interdisciplinar a ser certificada aos futuros profissionais do magistério da Educação Básica.
id UFRGS-22_ee70c1a512229e0f1b468cc53b8f73d2
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/67488
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A interdisciplinaridade e a arte do malabarismo na formação de professores e professorasLicenciaturas interdisciplinaresformação de professorescurrículo.O presente trabalho analisa dois Projetos de Cursos de Licenciaturas Interdisciplinares em Humanidades. Um deles, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o outro, pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Busca compreender como a interdisciplinaridade é trabalhada nos Projetos Pedagógicos desses cursos e quais são as implicações para o perfil do profissional que se propõem formar. A análise identificou que a interdisciplinaridade seguiu abordagens diferentes em cada um dos projetos pedagógicos, mas, orientados por disposições legais comuns às licenciaturas, os dois cursos orientam-se pela lógica curricular disciplinar comprometendo a formação interdisciplinar a ser certificada aos futuros profissionais do magistério da Educação Básica.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2017-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/6748810.21573/vol33n12017.67488REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 133 - 149Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 133 - 149Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 133 - 1492447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/67488/41189Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Eliana Póvoas Pereira Estrela2017-08-01T11:50:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/67488Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2017-08-01T11:50:29Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv A interdisciplinaridade e a arte do malabarismo na formação de professores e professoras
title A interdisciplinaridade e a arte do malabarismo na formação de professores e professoras
spellingShingle A interdisciplinaridade e a arte do malabarismo na formação de professores e professoras
Brito, Eliana Póvoas Pereira Estrela
Licenciaturas interdisciplinares
formação de professores
currículo.
title_short A interdisciplinaridade e a arte do malabarismo na formação de professores e professoras
title_full A interdisciplinaridade e a arte do malabarismo na formação de professores e professoras
title_fullStr A interdisciplinaridade e a arte do malabarismo na formação de professores e professoras
title_full_unstemmed A interdisciplinaridade e a arte do malabarismo na formação de professores e professoras
title_sort A interdisciplinaridade e a arte do malabarismo na formação de professores e professoras
author Brito, Eliana Póvoas Pereira Estrela
author_facet Brito, Eliana Póvoas Pereira Estrela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Eliana Póvoas Pereira Estrela
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciaturas interdisciplinares
formação de professores
currículo.
topic Licenciaturas interdisciplinares
formação de professores
currículo.
description O presente trabalho analisa dois Projetos de Cursos de Licenciaturas Interdisciplinares em Humanidades. Um deles, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o outro, pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Busca compreender como a interdisciplinaridade é trabalhada nos Projetos Pedagógicos desses cursos e quais são as implicações para o perfil do profissional que se propõem formar. A análise identificou que a interdisciplinaridade seguiu abordagens diferentes em cada um dos projetos pedagógicos, mas, orientados por disposições legais comuns às licenciaturas, os dois cursos orientam-se pela lógica curricular disciplinar comprometendo a formação interdisciplinar a ser certificada aos futuros profissionais do magistério da Educação Básica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/67488
10.21573/vol33n12017.67488
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/67488
identifier_str_mv 10.21573/vol33n12017.67488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/67488/41189
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 133 - 149
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 133 - 149
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 133 - 149
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766371311026176