DIDÁTICA GERAL E DIDÁTICAS ESPECÍFICAS: pontos para reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Ilma Passos Alencastro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9800
Resumo: O artigo situa-se no polêmico campo que debate a exclusão da Didática Geral ou Fundamental dos cursos de Licenciatura e o fortalecimento das diversas didáticas específicas, o que tem provocado a desarticulação entre o geral e o particular. Observa-se que não se trata de defender a existência de uma em detrimento da outra, mas de adotar-se uma abordagem integradora e problematizadora do papel da escola, a ação de ensinar, o processo de aprendizagem, a prática da organização colaborativa da aula e as questões da seleção do conhecimento, da metodologia e das práticas avaliativas.
id UEPG-31_57810b60c658629a4a12cf48c29a46bd
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/9800
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling DIDÁTICA GERAL E DIDÁTICAS ESPECÍFICAS: pontos para reflexãoO artigo situa-se no polêmico campo que debate a exclusão da Didática Geral ou Fundamental dos cursos de Licenciatura e o fortalecimento das diversas didáticas específicas, o que tem provocado a desarticulação entre o geral e o particular. Observa-se que não se trata de defender a existência de uma em detrimento da outra, mas de adotar-se uma abordagem integradora e problematizadora do papel da escola, a ação de ensinar, o processo de aprendizagem, a prática da organização colaborativa da aula e as questões da seleção do conhecimento, da metodologia e das práticas avaliativas.Editora UEPG2018-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/980010.5212/OlharProfr.v.17i1.0001Olhar de Professor; Bd. 17 Nr. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 13-19Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 13-19Olhar de Professor; Vol. 17 Núm. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 13-19Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 13-19Olhar de Professor; v. 17 n. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 13-191984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9800/6404Veiga, Ilma Passos Alencastroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-27T11:58:40Zoai:uepg.br:article/9800Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-27T11:58:40Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv DIDÁTICA GERAL E DIDÁTICAS ESPECÍFICAS: pontos para reflexão
title DIDÁTICA GERAL E DIDÁTICAS ESPECÍFICAS: pontos para reflexão
spellingShingle DIDÁTICA GERAL E DIDÁTICAS ESPECÍFICAS: pontos para reflexão
Veiga, Ilma Passos Alencastro
title_short DIDÁTICA GERAL E DIDÁTICAS ESPECÍFICAS: pontos para reflexão
title_full DIDÁTICA GERAL E DIDÁTICAS ESPECÍFICAS: pontos para reflexão
title_fullStr DIDÁTICA GERAL E DIDÁTICAS ESPECÍFICAS: pontos para reflexão
title_full_unstemmed DIDÁTICA GERAL E DIDÁTICAS ESPECÍFICAS: pontos para reflexão
title_sort DIDÁTICA GERAL E DIDÁTICAS ESPECÍFICAS: pontos para reflexão
author Veiga, Ilma Passos Alencastro
author_facet Veiga, Ilma Passos Alencastro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Ilma Passos Alencastro
description O artigo situa-se no polêmico campo que debate a exclusão da Didática Geral ou Fundamental dos cursos de Licenciatura e o fortalecimento das diversas didáticas específicas, o que tem provocado a desarticulação entre o geral e o particular. Observa-se que não se trata de defender a existência de uma em detrimento da outra, mas de adotar-se uma abordagem integradora e problematizadora do papel da escola, a ação de ensinar, o processo de aprendizagem, a prática da organização colaborativa da aula e as questões da seleção do conhecimento, da metodologia e das práticas avaliativas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9800
10.5212/OlharProfr.v.17i1.0001
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9800
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.17i1.0001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9800/6404
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 17 Nr. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 13-19
Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 13-19
Olhar de Professor; Vol. 17 Núm. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 13-19
Olhar de Professor; Vol. 17 No. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 13-19
Olhar de Professor; v. 17 n. 1 (2014): Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar; 13-19
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496316395520