A pratica pedagogica do professor de didatica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Ilma Passos Alencastro
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574726
Resumo: Orientador: Newton Cesar Balzan
id UNICAMP-30_c1cb8ad6b0a06468ce37191553637401
oai_identifier_str oai::17932
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A pratica pedagogica do professor de didaticaEnsinoOrientador: Newton Cesar BalzanTese (doutorado) - Universidade Estadualde Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A preocupação básica, objeto deste estudo, é a de buscar na prática pedagógica evidências de uma Didática comprometida com a formação de professores que, futuramente, irão enfrentar uma escola em crise. Procurou-se, no dia-a-dia da sala de aula, na prática pedagógica do professor de Didática, indícios de avanço, de novo. A orientação metodológica baseou-se na abordagem qualitativa. O trabalho de campo dependeu da articulação de diferentes formas de coleta de dados: entrevistas com professores e alunos, observação em sala de aula, aplicação de questionários e análise de documentos técnico-pedagógicos. Como interlocutores da pesquisa, foram entrevistados vinte e sete (27) professores de Didática e oitenta e nove (89) alunos de cursos de Pedagogia e Licenciaturas de cinco (5) Universidades, dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Em geral, o que se percebeu foi uma dissociação entre a Didática vivida e percebida pelo aluno nas aulas desta disciplina e o discurso dos professores sobre o que deveria ser a Didática na formação docente. Se, de um lado a prática pedagógica de muitos professores contrariou os pressupostos de uma Pedagogia Crítica, por outro, possibilitou identificar elementos que indicaram algum avanço na direção de uma proposta reflexiva e crítica. Adentrando cuidadosamente a prática pedagógica dos professores de Didática, foi possível fazer algumas anotações sobre pontos básicos e que poderão constituir em indicações necessárias â construção de uma Didática comprometida com a formação do professor. Assim, uma Didática comprometida deve: a) estar engajada em uma proposta crítica de formação do professor, calcada no pressuposto de que a educação ê parte integrante do sistema sócio-econômico e político, que valoriza o pedagógico, procurando situá-lo dentro de uma perspectiva globalizadora. Dentro dos limites de sua ação, a Didática desempenha papel fundamental ao propiciar ao futuro docente a capacidade de perceber a escola, o ensino, e, mais especificamente, a sala de aula, não apenas como ela ê, mas o que ela poderia ser a partir do que, concretamente, é; b) buscar a superação das dicotomias entre: teoria-prãtica, técnico-político, conteúdo-forma, professor-aluno, ensino-pesquisa.Abstract: Not informed.DoutoradoMetodologia de EnsinoDoutor em Educação[s.n.]Balzan, Newton César, 1932-2019Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVeiga, Ilma Passos Alencastro19881988-06-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf271f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574726VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A pratica pedagogica do professor de didatica. 1988. 271f. Tese (doutorado) - Universidade Estadualde Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574726. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/17932porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-17T19:53:26Zoai::17932Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-17T19:53:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pratica pedagogica do professor de didatica
title A pratica pedagogica do professor de didatica
spellingShingle A pratica pedagogica do professor de didatica
Veiga, Ilma Passos Alencastro
Ensino
title_short A pratica pedagogica do professor de didatica
title_full A pratica pedagogica do professor de didatica
title_fullStr A pratica pedagogica do professor de didatica
title_full_unstemmed A pratica pedagogica do professor de didatica
title_sort A pratica pedagogica do professor de didatica
author Veiga, Ilma Passos Alencastro
author_facet Veiga, Ilma Passos Alencastro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Balzan, Newton César, 1932-2019
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Ilma Passos Alencastro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
topic Ensino
description Orientador: Newton Cesar Balzan
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988
1988-06-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574726
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A pratica pedagogica do professor de didatica. 1988. 271f. Tese (doutorado) - Universidade Estadualde Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574726. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574726
identifier_str_mv VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A pratica pedagogica do professor de didatica. 1988. 271f. Tese (doutorado) - Universidade Estadualde Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574726. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/17932
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
271f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188701385785344