A pratica pedagogica do professor de didatica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1988 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574726 |
Resumo: | Orientador: Newton Cesar Balzan |
id |
UNICAMP-30_c1cb8ad6b0a06468ce37191553637401 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::17932 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pratica pedagogica do professor de didaticaEnsinoOrientador: Newton Cesar BalzanTese (doutorado) - Universidade Estadualde Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A preocupação básica, objeto deste estudo, é a de buscar na prática pedagógica evidências de uma Didática comprometida com a formação de professores que, futuramente, irão enfrentar uma escola em crise. Procurou-se, no dia-a-dia da sala de aula, na prática pedagógica do professor de Didática, indícios de avanço, de novo. A orientação metodológica baseou-se na abordagem qualitativa. O trabalho de campo dependeu da articulação de diferentes formas de coleta de dados: entrevistas com professores e alunos, observação em sala de aula, aplicação de questionários e análise de documentos técnico-pedagógicos. Como interlocutores da pesquisa, foram entrevistados vinte e sete (27) professores de Didática e oitenta e nove (89) alunos de cursos de Pedagogia e Licenciaturas de cinco (5) Universidades, dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Em geral, o que se percebeu foi uma dissociação entre a Didática vivida e percebida pelo aluno nas aulas desta disciplina e o discurso dos professores sobre o que deveria ser a Didática na formação docente. Se, de um lado a prática pedagógica de muitos professores contrariou os pressupostos de uma Pedagogia Crítica, por outro, possibilitou identificar elementos que indicaram algum avanço na direção de uma proposta reflexiva e crítica. Adentrando cuidadosamente a prática pedagógica dos professores de Didática, foi possível fazer algumas anotações sobre pontos básicos e que poderão constituir em indicações necessárias â construção de uma Didática comprometida com a formação do professor. Assim, uma Didática comprometida deve: a) estar engajada em uma proposta crítica de formação do professor, calcada no pressuposto de que a educação ê parte integrante do sistema sócio-econômico e político, que valoriza o pedagógico, procurando situá-lo dentro de uma perspectiva globalizadora. Dentro dos limites de sua ação, a Didática desempenha papel fundamental ao propiciar ao futuro docente a capacidade de perceber a escola, o ensino, e, mais especificamente, a sala de aula, não apenas como ela ê, mas o que ela poderia ser a partir do que, concretamente, é; b) buscar a superação das dicotomias entre: teoria-prãtica, técnico-político, conteúdo-forma, professor-aluno, ensino-pesquisa.Abstract: Not informed.DoutoradoMetodologia de EnsinoDoutor em Educação[s.n.]Balzan, Newton César, 1932-2019Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVeiga, Ilma Passos Alencastro19881988-06-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf271f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574726VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A pratica pedagogica do professor de didatica. 1988. 271f. Tese (doutorado) - Universidade Estadualde Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574726. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/17932porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-17T19:53:26Zoai::17932Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-17T19:53:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pratica pedagogica do professor de didatica |
title |
A pratica pedagogica do professor de didatica |
spellingShingle |
A pratica pedagogica do professor de didatica Veiga, Ilma Passos Alencastro Ensino |
title_short |
A pratica pedagogica do professor de didatica |
title_full |
A pratica pedagogica do professor de didatica |
title_fullStr |
A pratica pedagogica do professor de didatica |
title_full_unstemmed |
A pratica pedagogica do professor de didatica |
title_sort |
A pratica pedagogica do professor de didatica |
author |
Veiga, Ilma Passos Alencastro |
author_facet |
Veiga, Ilma Passos Alencastro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Balzan, Newton César, 1932-2019 Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga, Ilma Passos Alencastro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino |
topic |
Ensino |
description |
Orientador: Newton Cesar Balzan |
publishDate |
1988 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1988 1988-06-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574726 VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A pratica pedagogica do professor de didatica. 1988. 271f. Tese (doutorado) - Universidade Estadualde Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574726. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574726 |
identifier_str_mv |
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A pratica pedagogica do professor de didatica. 1988. 271f. Tese (doutorado) - Universidade Estadualde Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574726. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/17932 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 271f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188701385785344 |