A EDUCAÇAO DA PESSOA IDOSA UNIVERSITÁRIA E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carraro, Valéria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cury, Mauro José Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9806
Resumo: O objetivo deste artigo é tratar de um tema que contribua para o debate acerca da importância do idoso no atual cenário mundial e brasileiro; também se propõe a compreender o sentido da educação na vida do idoso, indivíduo que, após completar 60 anos ou mais, matricula-se num curso de graduação, em instituição de ensino regular e presencial e, durante dois, três, quatro ou mais anos, frequenta as aulas, realiza as atividades acadêmicas e convive em um ambiente com pessoas de diferentes idades/gerações. Busca-se ampliar as informações sobre o envelhecimento com o intuito de contribuir para a atualização do conceito estabelecido no imaginário social do que é velhice. O suporte teórico está baseado no universo do educador Paulo Freire, tendo em vista a ideia de que a educação é libertadora e desafiadora e, para os idosos que ingressam na universidade, mesmo havendo inúmeros desafios decorrentes da idade, os benefícios da aprendizagem são evidentes, já que oportunizam as relações intergeracionais, aquisição de novos saberes e a possibilidade dos idosos vislumbrarem um recomeço de uma nova carreira, de se tornarem novos atores sociais ou, ainda, quem sabe, apenas aproveitarem o tempo para o ócio intelectual. Os desafios e benefícios da educação levarão ao envelhecimento ativo e à conquista da cidadania. Este artigo trata de uma pesquisa empírica, teórica, qualitativa de cunho bibliográfico, que busca nas teorias de Freire e Edgar Morin novas possibilidades conclusivas para a educação da pessoa idosa.
id UEPG-31_6781088633e1d3d78cf5ec6ec473308c
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/9806
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇAO DA PESSOA IDOSA UNIVERSITÁRIA E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIREO objetivo deste artigo é tratar de um tema que contribua para o debate acerca da importância do idoso no atual cenário mundial e brasileiro; também se propõe a compreender o sentido da educação na vida do idoso, indivíduo que, após completar 60 anos ou mais, matricula-se num curso de graduação, em instituição de ensino regular e presencial e, durante dois, três, quatro ou mais anos, frequenta as aulas, realiza as atividades acadêmicas e convive em um ambiente com pessoas de diferentes idades/gerações. Busca-se ampliar as informações sobre o envelhecimento com o intuito de contribuir para a atualização do conceito estabelecido no imaginário social do que é velhice. O suporte teórico está baseado no universo do educador Paulo Freire, tendo em vista a ideia de que a educação é libertadora e desafiadora e, para os idosos que ingressam na universidade, mesmo havendo inúmeros desafios decorrentes da idade, os benefícios da aprendizagem são evidentes, já que oportunizam as relações intergeracionais, aquisição de novos saberes e a possibilidade dos idosos vislumbrarem um recomeço de uma nova carreira, de se tornarem novos atores sociais ou, ainda, quem sabe, apenas aproveitarem o tempo para o ócio intelectual. Os desafios e benefícios da educação levarão ao envelhecimento ativo e à conquista da cidadania. Este artigo trata de uma pesquisa empírica, teórica, qualitativa de cunho bibliográfico, que busca nas teorias de Freire e Edgar Morin novas possibilidades conclusivas para a educação da pessoa idosa.Editora UEPG2018-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/980610.5212/OlharProfr.v.18i1.0008Olhar de Professor; Bd. 18 Nr. 1 (2015); 91-98Olhar de Professor; Vol. 18 No. 1 (2015); 91-98Olhar de Professor; Vol. 18 Núm. 1 (2015); 91-98Olhar de Professor; Vol. 18 No. 1 (2015); 91-98Olhar de Professor; v. 18 n. 1 (2015); 91-981984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9806/209209209704Carraro, ValériaCury, Mauro José Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-25T22:20:02Zoai:uepg.br:article/9806Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-25T22:20:02Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇAO DA PESSOA IDOSA UNIVERSITÁRIA E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
title A EDUCAÇAO DA PESSOA IDOSA UNIVERSITÁRIA E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
spellingShingle A EDUCAÇAO DA PESSOA IDOSA UNIVERSITÁRIA E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
Carraro, Valéria
title_short A EDUCAÇAO DA PESSOA IDOSA UNIVERSITÁRIA E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
title_full A EDUCAÇAO DA PESSOA IDOSA UNIVERSITÁRIA E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
title_fullStr A EDUCAÇAO DA PESSOA IDOSA UNIVERSITÁRIA E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
title_full_unstemmed A EDUCAÇAO DA PESSOA IDOSA UNIVERSITÁRIA E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
title_sort A EDUCAÇAO DA PESSOA IDOSA UNIVERSITÁRIA E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
author Carraro, Valéria
author_facet Carraro, Valéria
Cury, Mauro José Ferreira
author_role author
author2 Cury, Mauro José Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carraro, Valéria
Cury, Mauro José Ferreira
description O objetivo deste artigo é tratar de um tema que contribua para o debate acerca da importância do idoso no atual cenário mundial e brasileiro; também se propõe a compreender o sentido da educação na vida do idoso, indivíduo que, após completar 60 anos ou mais, matricula-se num curso de graduação, em instituição de ensino regular e presencial e, durante dois, três, quatro ou mais anos, frequenta as aulas, realiza as atividades acadêmicas e convive em um ambiente com pessoas de diferentes idades/gerações. Busca-se ampliar as informações sobre o envelhecimento com o intuito de contribuir para a atualização do conceito estabelecido no imaginário social do que é velhice. O suporte teórico está baseado no universo do educador Paulo Freire, tendo em vista a ideia de que a educação é libertadora e desafiadora e, para os idosos que ingressam na universidade, mesmo havendo inúmeros desafios decorrentes da idade, os benefícios da aprendizagem são evidentes, já que oportunizam as relações intergeracionais, aquisição de novos saberes e a possibilidade dos idosos vislumbrarem um recomeço de uma nova carreira, de se tornarem novos atores sociais ou, ainda, quem sabe, apenas aproveitarem o tempo para o ócio intelectual. Os desafios e benefícios da educação levarão ao envelhecimento ativo e à conquista da cidadania. Este artigo trata de uma pesquisa empírica, teórica, qualitativa de cunho bibliográfico, que busca nas teorias de Freire e Edgar Morin novas possibilidades conclusivas para a educação da pessoa idosa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9806
10.5212/OlharProfr.v.18i1.0008
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9806
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.18i1.0008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9806/209209209704
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 18 Nr. 1 (2015); 91-98
Olhar de Professor; Vol. 18 No. 1 (2015); 91-98
Olhar de Professor; Vol. 18 Núm. 1 (2015); 91-98
Olhar de Professor; Vol. 18 No. 1 (2015); 91-98
Olhar de Professor; v. 18 n. 1 (2015); 91-98
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496323735552