RECONSTRUÇÃO DE UM NOVO SUJEITO A PARTIR DA EDUCAÇÃO NATURAL DE ROUSSEAU
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1495 |
Resumo: | Em seu desenvolvimento histórico, a epistemologia das ciências humanas esteve marcada por ideais iluministas e por um modelo técnico-científico que, apesar de serem vistos como sinônimos de progresso, não condiziam com certos princípios humanistas. Por isso, embora fosse considerado brilhante iluminista, Jean Jacques Rousseau contestava idéias e estruturas do Iluminismo, principalmente a estrutura pedagógica. Propôs ele uma nova maneira de se olhar o ser humano, especialmente na infância. Mostrou a necessidade de uma educação natural que valorizasse a criança e desconstruísse o conceito então vigente de “adulto em miniatura”. Ressaltou a importância de reconstrução de uma sociedade realmente democrática, que tivesse a vontade geral como alicerce de sustentação e de valorização do sujeito humano. Foi esse contexto de contestação, mas também de reflexão, de busca de novos caminhos que desencadeou o presente estudo, cujo objetivo é refletir sobre o desenvolvimento da educação natural de Rousseau e, de forma articulada e sistemática, construir esse processo de educação, repensando assim a maneira como a educação infantil vem sendo trabalhada na atualidade. De forma introdutória, pretende-se verificar neste artigo as influências do modelo tecnicista no contexto da infância, para reconstituição dos aspectos pedagógicos e teóricos que Rousseau utilizava na educação natural, contraponto de análise para valorizar o ser humano como um sujeito histórico e social. O estudo mostra que para colaborar na construção ou reconstrução desse sujeito, o professor precisa lembrar que a educação natural logo na infância é o pressuposto essencial para a inserção do ser humano na sociedade democrática pensada por Rousseau. Precisa, também, buscar fundamentos em uma epistemologia que parece ter sido desvirtuada historicamente e que necessita ser recuperada para que as ciências humanas encontrem seu lugar no processo histórico-epistemológico. |
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