COMPREENSÕES DE PROFESSORES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Iten, Ana Paula
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Buzzi Rausch, Rita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6643
Resumo: No sentido de refletir sobre a arte nos contextos da Educação Infantil no âmbito da formação continuada buscamos por meio desta pesquisa compreender as contribuições da arte na Educação Infantil, no entendimento de professores que participam de um programa de formação continuada. A metodologia da pesquisa delineou-se por uma perspectiva qualitativa. Foi realizado um questionário semiaberto, com 20 professores da Educação Infantil que participavam do Projeto de Formação Continuada do Programa Institucional Arte na Escola. Diante das aproximações entre as compreensões dos professores delineamos, a posteriori, três categorias de análise: a arte como possibilidade de ampliar o repertório cultural das crianças; as vivências com a arte como meio de proporcionar prazer e sensibilidade e por fim a arte como impulsionadora de um estranhamento diante do que está posto no cotidiano educativo. Aportamo-nos nas compreensões de Nóvoa (2002) acerca da formação continuada de professores. Nos estudos de Duarte Junior (2000) nas reflexões sobre o sensível na educação. E Pillotto (2009) e Vigotski (2009) acerca das concepções da arte na infância. Podemos inferir por meio desta pesquisa que as reflexões suscitadas por estes professores revelam compreensões amplas e coerentes com a literatura referente a arte na Educação Infantil. Apontamos como considerações a importância de possibilitar, com os professores, ampliação de conhecimentos nas formações continuadas e mobilizar saberes que permitem potencializar aprendizagens acerca das linguagens da arte na infância. Palavras-chave: Formação continuada de professores; Educação Infantil; Arte.
id UEPG-31_7411197bf240e02e0308999779381ba2
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/6643
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling COMPREENSÕES DE PROFESSORES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTILNo sentido de refletir sobre a arte nos contextos da Educação Infantil no âmbito da formação continuada buscamos por meio desta pesquisa compreender as contribuições da arte na Educação Infantil, no entendimento de professores que participam de um programa de formação continuada. A metodologia da pesquisa delineou-se por uma perspectiva qualitativa. Foi realizado um questionário semiaberto, com 20 professores da Educação Infantil que participavam do Projeto de Formação Continuada do Programa Institucional Arte na Escola. Diante das aproximações entre as compreensões dos professores delineamos, a posteriori, três categorias de análise: a arte como possibilidade de ampliar o repertório cultural das crianças; as vivências com a arte como meio de proporcionar prazer e sensibilidade e por fim a arte como impulsionadora de um estranhamento diante do que está posto no cotidiano educativo. Aportamo-nos nas compreensões de Nóvoa (2002) acerca da formação continuada de professores. Nos estudos de Duarte Junior (2000) nas reflexões sobre o sensível na educação. E Pillotto (2009) e Vigotski (2009) acerca das concepções da arte na infância. Podemos inferir por meio desta pesquisa que as reflexões suscitadas por estes professores revelam compreensões amplas e coerentes com a literatura referente a arte na Educação Infantil. Apontamos como considerações a importância de possibilitar, com os professores, ampliação de conhecimentos nas formações continuadas e mobilizar saberes que permitem potencializar aprendizagens acerca das linguagens da arte na infância. Palavras-chave: Formação continuada de professores; Educação Infantil; Arte.Editora UEPG2018-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/664310.5212/OlharProfr.v.17i2.0009Olhar de Professor; Bd. 17 Nr. 2 (2014); 255-266Olhar de Professor; Vol. 17 No. 2 (2014); 255-266Olhar de Professor; Vol. 17 Núm. 2 (2014); 255-266Olhar de Professor; Vol. 17 No. 2 (2014); 255-266Olhar de Professor; v. 17 n. 2 (2014); 255-2661984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6643/209209209266de Oliveira Iten, Ana PaulaBuzzi Rausch, Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-27T09:35:16Zoai:uepg.br:article/6643Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-27T09:35:16Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPREENSÕES DE PROFESSORES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title COMPREENSÕES DE PROFESSORES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle COMPREENSÕES DE PROFESSORES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
de Oliveira Iten, Ana Paula
title_short COMPREENSÕES DE PROFESSORES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full COMPREENSÕES DE PROFESSORES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr COMPREENSÕES DE PROFESSORES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed COMPREENSÕES DE PROFESSORES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort COMPREENSÕES DE PROFESSORES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author de Oliveira Iten, Ana Paula
author_facet de Oliveira Iten, Ana Paula
Buzzi Rausch, Rita
author_role author
author2 Buzzi Rausch, Rita
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Iten, Ana Paula
Buzzi Rausch, Rita
description No sentido de refletir sobre a arte nos contextos da Educação Infantil no âmbito da formação continuada buscamos por meio desta pesquisa compreender as contribuições da arte na Educação Infantil, no entendimento de professores que participam de um programa de formação continuada. A metodologia da pesquisa delineou-se por uma perspectiva qualitativa. Foi realizado um questionário semiaberto, com 20 professores da Educação Infantil que participavam do Projeto de Formação Continuada do Programa Institucional Arte na Escola. Diante das aproximações entre as compreensões dos professores delineamos, a posteriori, três categorias de análise: a arte como possibilidade de ampliar o repertório cultural das crianças; as vivências com a arte como meio de proporcionar prazer e sensibilidade e por fim a arte como impulsionadora de um estranhamento diante do que está posto no cotidiano educativo. Aportamo-nos nas compreensões de Nóvoa (2002) acerca da formação continuada de professores. Nos estudos de Duarte Junior (2000) nas reflexões sobre o sensível na educação. E Pillotto (2009) e Vigotski (2009) acerca das concepções da arte na infância. Podemos inferir por meio desta pesquisa que as reflexões suscitadas por estes professores revelam compreensões amplas e coerentes com a literatura referente a arte na Educação Infantil. Apontamos como considerações a importância de possibilitar, com os professores, ampliação de conhecimentos nas formações continuadas e mobilizar saberes que permitem potencializar aprendizagens acerca das linguagens da arte na infância. Palavras-chave: Formação continuada de professores; Educação Infantil; Arte.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6643
10.5212/OlharProfr.v.17i2.0009
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6643
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.17i2.0009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6643/209209209266
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 17 Nr. 2 (2014); 255-266
Olhar de Professor; Vol. 17 No. 2 (2014); 255-266
Olhar de Professor; Vol. 17 Núm. 2 (2014); 255-266
Olhar de Professor; Vol. 17 No. 2 (2014); 255-266
Olhar de Professor; v. 17 n. 2 (2014); 255-266
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496271306752