Alfabetização e letramento : o discurso e as compreensões de professores da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroza, Kacilândia Cesário Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/3794
Resumo: A inquietação fundamental desta investigação foi entender como as professoras da educação infantil se expressam e compreendem a alfabetização e letramento. As categorias eleitas foram alfabetização e letramento, educação infantil e discurso. O referencial teórico teve como principais autores: Ferreiro (1985, 1987, 1988, 1993, 2003), Kramer (1995, 2008, 2010), Soares (1998, 2001, 2002, 2003, 2004, 2006, 2008, 2010), Machado (2004), Oliveira (2005), Rosemberg (2002, 2003), Zabalza (1998), Fairclough (2001, 2008), Iñiguez (2004), Orlandi (1994, 2005), Dijk (2004) e Henry (1997). A investigação foi conduzida com cem professoras da educação infantil, e dez professoras que lecionam no Infantil II, última etapa da educação infantil, em seis instituições de ensino da cidade de Garanhuns, Pernambuco, Brasil. Procedeu-se à aplicação de um questionário adaptado e validado às professoras de todas as etapas da educação infantil e uma entrevista semiestruturada às professoras do Infantil II. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio do programa SPSS 18.0; enquanto a análise dos dados qualitativos foi orientada pela análise de discurso na linha francesa. Os resultados evidenciaram a relevância, dada pelas professoras, aos processos de alfabetização e letramento na educação infantil. Todavia emergiu da opinião e do discurso de algumas professoras, apesar dessas demonstrarem afinidades com os conceitos e aplicabilidade dos processos de alfabetização e letramento, insegurança, dificuldade e contradições ao refleti-los, ora como processos distintos ora como imbricados entre si.
id RCAP_b05e25b6d4f2d17833f91b3835b15adc
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3794
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alfabetização e letramento : o discurso e as compreensões de professores da educação infantilEDUCAÇÃOALFABETIZAÇÃOLITERACIAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INFANTILEDUCATIONLITERACYCHILD EDUCATIONA inquietação fundamental desta investigação foi entender como as professoras da educação infantil se expressam e compreendem a alfabetização e letramento. As categorias eleitas foram alfabetização e letramento, educação infantil e discurso. O referencial teórico teve como principais autores: Ferreiro (1985, 1987, 1988, 1993, 2003), Kramer (1995, 2008, 2010), Soares (1998, 2001, 2002, 2003, 2004, 2006, 2008, 2010), Machado (2004), Oliveira (2005), Rosemberg (2002, 2003), Zabalza (1998), Fairclough (2001, 2008), Iñiguez (2004), Orlandi (1994, 2005), Dijk (2004) e Henry (1997). A investigação foi conduzida com cem professoras da educação infantil, e dez professoras que lecionam no Infantil II, última etapa da educação infantil, em seis instituições de ensino da cidade de Garanhuns, Pernambuco, Brasil. Procedeu-se à aplicação de um questionário adaptado e validado às professoras de todas as etapas da educação infantil e uma entrevista semiestruturada às professoras do Infantil II. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio do programa SPSS 18.0; enquanto a análise dos dados qualitativos foi orientada pela análise de discurso na linha francesa. Os resultados evidenciaram a relevância, dada pelas professoras, aos processos de alfabetização e letramento na educação infantil. Todavia emergiu da opinião e do discurso de algumas professoras, apesar dessas demonstrarem afinidades com os conceitos e aplicabilidade dos processos de alfabetização e letramento, insegurança, dificuldade e contradições ao refleti-los, ora como processos distintos ora como imbricados entre si.The fundamental restlessness of this investigation was to understand how kindergarten teachers express themselves and understand literacy and literacy. The categories were chosen literacy and literacy, early childhood education and discourse. The theoretical had as main authors: Ferreiro (1985, 1987, 1988, 1993, 2003), Kramer (1995, 2008, 2010), Soares (1998, 2001, 2002, 2003, 2004, 2006,2008, 2010), Machado (2004), Oliveira (2005), Rosemberg (2002, 2003), Zabalza(1998), Fairclough (2001, 2008), Iñiguez (2004), Orlandi (1994, 2005), Dijk (2004)and Henry (1997. The investigation was conducted with one hundred kindergarten teachers, and ten teachers who teach in Children II, the last stage of kindergarten, six educational institutions in the city of Garanhuns, Pernambuco, Brazil. Proceeded to a questionnaire adapted and validated the teachers of all the stages of early childhood education and a semistructured interview the teachers of Children II. The quantitative analysis was performed using SPSS 18.0, while the qualitative data analysis was guided by the analysis of discourse in French line. The results showed the importance given by the teachers, the processes of literacy and literacy in early childhood education. However emerged of opinion and speech of some teachers despite these affinities to demonstrate applicability of the concepts and processes of literacy and literacy, insecurity, difficulties and contradictions to reflect them either as separate processes or as interwoven with each other.2013-07-04T18:46:56Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3794porPedroza, Kacilândia Cesário Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:28Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3794Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:12.101878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e letramento : o discurso e as compreensões de professores da educação infantil
title Alfabetização e letramento : o discurso e as compreensões de professores da educação infantil
spellingShingle Alfabetização e letramento : o discurso e as compreensões de professores da educação infantil
Pedroza, Kacilândia Cesário Gomes
EDUCAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO
LITERACIA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCATION
LITERACY
CHILD EDUCATION
title_short Alfabetização e letramento : o discurso e as compreensões de professores da educação infantil
title_full Alfabetização e letramento : o discurso e as compreensões de professores da educação infantil
title_fullStr Alfabetização e letramento : o discurso e as compreensões de professores da educação infantil
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento : o discurso e as compreensões de professores da educação infantil
title_sort Alfabetização e letramento : o discurso e as compreensões de professores da educação infantil
author Pedroza, Kacilândia Cesário Gomes
author_facet Pedroza, Kacilândia Cesário Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroza, Kacilândia Cesário Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO
LITERACIA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCATION
LITERACY
CHILD EDUCATION
topic EDUCAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO
LITERACIA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCATION
LITERACY
CHILD EDUCATION
description A inquietação fundamental desta investigação foi entender como as professoras da educação infantil se expressam e compreendem a alfabetização e letramento. As categorias eleitas foram alfabetização e letramento, educação infantil e discurso. O referencial teórico teve como principais autores: Ferreiro (1985, 1987, 1988, 1993, 2003), Kramer (1995, 2008, 2010), Soares (1998, 2001, 2002, 2003, 2004, 2006, 2008, 2010), Machado (2004), Oliveira (2005), Rosemberg (2002, 2003), Zabalza (1998), Fairclough (2001, 2008), Iñiguez (2004), Orlandi (1994, 2005), Dijk (2004) e Henry (1997). A investigação foi conduzida com cem professoras da educação infantil, e dez professoras que lecionam no Infantil II, última etapa da educação infantil, em seis instituições de ensino da cidade de Garanhuns, Pernambuco, Brasil. Procedeu-se à aplicação de um questionário adaptado e validado às professoras de todas as etapas da educação infantil e uma entrevista semiestruturada às professoras do Infantil II. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio do programa SPSS 18.0; enquanto a análise dos dados qualitativos foi orientada pela análise de discurso na linha francesa. Os resultados evidenciaram a relevância, dada pelas professoras, aos processos de alfabetização e letramento na educação infantil. Todavia emergiu da opinião e do discurso de algumas professoras, apesar dessas demonstrarem afinidades com os conceitos e aplicabilidade dos processos de alfabetização e letramento, insegurança, dificuldade e contradições ao refleti-los, ora como processos distintos ora como imbricados entre si.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-04T18:46:56Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/3794
url http://hdl.handle.net/10437/3794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131269320146944