O USO DE JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9338 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública no município de Macapá-AP que objetivou analisar o desempenho de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental quando submetidos a uma sequência didática sobre operações com números inteiros, com o uso de jogos e material manipulável. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa com base na Teoria das Situações Didáticas. Os resultados indicam que a estrutura da sequência didática possibilitou saltos qualitativos na compreensão, socialização e autonomia para resolução das atividades. Concluímos que um conjunto de atividades devidamente estruturada e planejada com o uso de jogos e materiais manipuláveis contribui significativamente para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. |
id |
UEPG-31_74b4ec4feeaf4b7744d20c486d2378e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/9338 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DE JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROSNeste artigo apresentamos uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública no município de Macapá-AP que objetivou analisar o desempenho de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental quando submetidos a uma sequência didática sobre operações com números inteiros, com o uso de jogos e material manipulável. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa com base na Teoria das Situações Didáticas. Os resultados indicam que a estrutura da sequência didática possibilitou saltos qualitativos na compreensão, socialização e autonomia para resolução das atividades. Concluímos que um conjunto de atividades devidamente estruturada e planejada com o uso de jogos e materiais manipuláveis contribui significativamente para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.Editora UEPG2018-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/933810.5212/OlharProfr.v.18i2.0007Olhar de Professor; Bd. 18 Nr. 2 (2015); 268-281Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 268-281Olhar de Professor; Vol. 18 Núm. 2 (2015); 268-281Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 268-281Olhar de Professor; v. 18 n. 2 (2015); 268-2811984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9338/209209209743Nery, Cristiane do Socorro dos SantosRodrigues, José Romário MendesTavares, Karla Carolineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-25T19:34:53Zoai:uepg.br:article/9338Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-25T19:34:53Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DE JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS |
title |
O USO DE JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS |
spellingShingle |
O USO DE JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS Nery, Cristiane do Socorro dos Santos |
title_short |
O USO DE JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS |
title_full |
O USO DE JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS |
title_fullStr |
O USO DE JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS |
title_full_unstemmed |
O USO DE JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS |
title_sort |
O USO DE JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS |
author |
Nery, Cristiane do Socorro dos Santos |
author_facet |
Nery, Cristiane do Socorro dos Santos Rodrigues, José Romário Mendes Tavares, Karla Caroline |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, José Romário Mendes Tavares, Karla Caroline |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nery, Cristiane do Socorro dos Santos Rodrigues, José Romário Mendes Tavares, Karla Caroline |
description |
Neste artigo apresentamos uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública no município de Macapá-AP que objetivou analisar o desempenho de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental quando submetidos a uma sequência didática sobre operações com números inteiros, com o uso de jogos e material manipulável. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa com base na Teoria das Situações Didáticas. Os resultados indicam que a estrutura da sequência didática possibilitou saltos qualitativos na compreensão, socialização e autonomia para resolução das atividades. Concluímos que um conjunto de atividades devidamente estruturada e planejada com o uso de jogos e materiais manipuláveis contribui significativamente para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9338 10.5212/OlharProfr.v.18i2.0007 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9338 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.18i2.0007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9338/209209209743 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 18 Nr. 2 (2015); 268-281 Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 268-281 Olhar de Professor; Vol. 18 Núm. 2 (2015); 268-281 Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 268-281 Olhar de Professor; v. 18 n. 2 (2015); 268-281 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496311152640 |