O USO DE JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nery, Cristiane do Socorro dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues, José Romário Mendes, Tavares, Karla Caroline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9338
Resumo: Neste artigo apresentamos uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública no município de Macapá-AP que objetivou analisar o desempenho de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental quando submetidos a uma sequência didática sobre operações com números inteiros, com o uso de jogos e material manipulável. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa com base na Teoria das Situações Didáticas. Os resultados indicam que a estrutura da sequência didática possibilitou saltos qualitativos na compreensão, socialização e autonomia para resolução das atividades. Concluímos que um conjunto de atividades devidamente estruturada e planejada com o uso de jogos e materiais manipuláveis contribui significativamente para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
id UEPG-31_74b4ec4feeaf4b7744d20c486d2378e7
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/9338
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling O USO DE JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROSNeste artigo apresentamos uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública no município de Macapá-AP que objetivou analisar o desempenho de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental quando submetidos a uma sequência didática sobre operações com números inteiros, com o uso de jogos e material manipulável. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa com base na Teoria das Situações Didáticas. Os resultados indicam que a estrutura da sequência didática possibilitou saltos qualitativos na compreensão, socialização e autonomia para resolução das atividades. Concluímos que um conjunto de atividades devidamente estruturada e planejada com o uso de jogos e materiais manipuláveis contribui significativamente para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.Editora UEPG2018-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/933810.5212/OlharProfr.v.18i2.0007Olhar de Professor; Bd. 18 Nr. 2 (2015); 268-281Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 268-281Olhar de Professor; Vol. 18 Núm. 2 (2015); 268-281Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 268-281Olhar de Professor; v. 18 n. 2 (2015); 268-2811984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9338/209209209743Nery, Cristiane do Socorro dos SantosRodrigues, José Romário MendesTavares, Karla Carolineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-25T19:34:53Zoai:uepg.br:article/9338Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-25T19:34:53Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DE JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS
title O USO DE JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS
spellingShingle O USO DE JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS
Nery, Cristiane do Socorro dos Santos
title_short O USO DE JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS
title_full O USO DE JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS
title_fullStr O USO DE JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS
title_full_unstemmed O USO DE JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS
title_sort O USO DE JOGOS E MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS
author Nery, Cristiane do Socorro dos Santos
author_facet Nery, Cristiane do Socorro dos Santos
Rodrigues, José Romário Mendes
Tavares, Karla Caroline
author_role author
author2 Rodrigues, José Romário Mendes
Tavares, Karla Caroline
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nery, Cristiane do Socorro dos Santos
Rodrigues, José Romário Mendes
Tavares, Karla Caroline
description Neste artigo apresentamos uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública no município de Macapá-AP que objetivou analisar o desempenho de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental quando submetidos a uma sequência didática sobre operações com números inteiros, com o uso de jogos e material manipulável. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa com base na Teoria das Situações Didáticas. Os resultados indicam que a estrutura da sequência didática possibilitou saltos qualitativos na compreensão, socialização e autonomia para resolução das atividades. Concluímos que um conjunto de atividades devidamente estruturada e planejada com o uso de jogos e materiais manipuláveis contribui significativamente para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9338
10.5212/OlharProfr.v.18i2.0007
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9338
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.18i2.0007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9338/209209209743
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 18 Nr. 2 (2015); 268-281
Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 268-281
Olhar de Professor; Vol. 18 Núm. 2 (2015); 268-281
Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 268-281
Olhar de Professor; v. 18 n. 2 (2015); 268-281
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496311152640