Docência Orientada: Aprendizagens Compartilhadas no Ensino Universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Valeska Fortes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1421
Resumo: Aprende-se a ser professor em diferentes espaços e tempos. O artigo trata de algumas reflexões construídas acerca de uma experiência de aprendizagem realizada na Docência Orientada, disciplina curricular do Programa de Pós-Graduação em Educação da universidade Federal de Santa Maria, com professoras mestrandas sob minha orientação. Toma como referência parte de uma pesquisa sobre as contribuições da docência Orientada num projeto de formação de professores, em nível de pós-graduação. Os depoimentos foram produzidos com base em escritas autobiográficas, construídas a partir do desafio da questão: Docência Orientada: as aprendizagens que venho construindo. O que esperava encontrar e o que encontrei no espaço da docência no ensino superior? Além das escritas das professoras que participam da experiência do ensino e da aprendizagem no espaço da universidade, o texto toma ainda como referência um memorial apresentado por um dos mestrandos da turma 2004 que explicita sua escolha pela profissão de professor no curso de Medicina, assim como suas representações sobre a docência. Tomando a questão “como e onde se aprende a ser professor no ensino superior?” vou tecendo uma interlocução com as escritas e com alguns autores que entram no cenário, auxiliando a experiência analítica. A categoria central - aprendizagens para sermos professores no ensino superior – nos encaminha para outros movimentos e momentos reflexivos, quando somos convidados a pensar a formação de professores para além dos cursos acadêmicos de formação inicial. Percebemos, então, que o espaço da pós-graduação não foi concebido como lócus de formação de um professor; ao contrário, na sua criação, pensamos na preparação de pesquisadores. Posto isso, temos uma possibilidade de aprendizagem sobre a docência na universidade, na experiência de atuação compartilhada na sala de aula, principalmente, tratando-se de um curso de pós-graduação, com uma linha intitulada “Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional”. Algumas considerações podem ser trazidas como possíveis conclusões: a experimentação da Docência Orientada como um tempo/espaço formador tem possibilitado, além da construção de processos de identificação com a docência, a construção de alternativas de ensino na perspectiva da construção de uma pedagogia universitária. Afastando-se da concepção de ensino como dom, como vocação ou “amadorismo”, há nas escritas o desejo da construção de um perfil profissional, uma professoralidade que toma como fonte de construção de saberes professores que produziram marcas nas suas trajetórias de formação acadêmica.  
id UEPG-31_7604044619c0c577a86b2059f7edf70b
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1421
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Docência Orientada: Aprendizagens Compartilhadas no Ensino Universitáriodocência orientadaaprendizagensformaçãoensino superior Aprende-se a ser professor em diferentes espaços e tempos. O artigo trata de algumas reflexões construídas acerca de uma experiência de aprendizagem realizada na Docência Orientada, disciplina curricular do Programa de Pós-Graduação em Educação da universidade Federal de Santa Maria, com professoras mestrandas sob minha orientação. Toma como referência parte de uma pesquisa sobre as contribuições da docência Orientada num projeto de formação de professores, em nível de pós-graduação. Os depoimentos foram produzidos com base em escritas autobiográficas, construídas a partir do desafio da questão: Docência Orientada: as aprendizagens que venho construindo. O que esperava encontrar e o que encontrei no espaço da docência no ensino superior? Além das escritas das professoras que participam da experiência do ensino e da aprendizagem no espaço da universidade, o texto toma ainda como referência um memorial apresentado por um dos mestrandos da turma 2004 que explicita sua escolha pela profissão de professor no curso de Medicina, assim como suas representações sobre a docência. Tomando a questão “como e onde se aprende a ser professor no ensino superior?” vou tecendo uma interlocução com as escritas e com alguns autores que entram no cenário, auxiliando a experiência analítica. A categoria central - aprendizagens para sermos professores no ensino superior – nos encaminha para outros movimentos e momentos reflexivos, quando somos convidados a pensar a formação de professores para além dos cursos acadêmicos de formação inicial. Percebemos, então, que o espaço da pós-graduação não foi concebido como lócus de formação de um professor; ao contrário, na sua criação, pensamos na preparação de pesquisadores. Posto isso, temos uma possibilidade de aprendizagem sobre a docência na universidade, na experiência de atuação compartilhada na sala de aula, principalmente, tratando-se de um curso de pós-graduação, com uma linha intitulada “Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional”. Algumas considerações podem ser trazidas como possíveis conclusões: a experimentação da Docência Orientada como um tempo/espaço formador tem possibilitado, além da construção de processos de identificação com a docência, a construção de alternativas de ensino na perspectiva da construção de uma pedagogia universitária. Afastando-se da concepção de ensino como dom, como vocação ou “amadorismo”, há nas escritas o desejo da construção de um perfil profissional, uma professoralidade que toma como fonte de construção de saberes professores que produziram marcas nas suas trajetórias de formação acadêmica.  Editora UEPG2009-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1421Olhar de Professor; Bd. 7 Nr. 1 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 No. 1 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 Núm. 1 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 No. 1 (2004)Olhar de Professor; v. 7 n. 1 (2004)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1421/1066de Oliveira, Valeska Fortesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-18T16:56:05Zoai:uepg.br:article/1421Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-18T16:56:05Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência Orientada: Aprendizagens Compartilhadas no Ensino Universitário
title Docência Orientada: Aprendizagens Compartilhadas no Ensino Universitário
spellingShingle Docência Orientada: Aprendizagens Compartilhadas no Ensino Universitário
de Oliveira, Valeska Fortes
docência orientada
aprendizagens
formação
ensino superior
title_short Docência Orientada: Aprendizagens Compartilhadas no Ensino Universitário
title_full Docência Orientada: Aprendizagens Compartilhadas no Ensino Universitário
title_fullStr Docência Orientada: Aprendizagens Compartilhadas no Ensino Universitário
title_full_unstemmed Docência Orientada: Aprendizagens Compartilhadas no Ensino Universitário
title_sort Docência Orientada: Aprendizagens Compartilhadas no Ensino Universitário
author de Oliveira, Valeska Fortes
author_facet de Oliveira, Valeska Fortes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Valeska Fortes
dc.subject.por.fl_str_mv docência orientada
aprendizagens
formação
ensino superior
topic docência orientada
aprendizagens
formação
ensino superior
description Aprende-se a ser professor em diferentes espaços e tempos. O artigo trata de algumas reflexões construídas acerca de uma experiência de aprendizagem realizada na Docência Orientada, disciplina curricular do Programa de Pós-Graduação em Educação da universidade Federal de Santa Maria, com professoras mestrandas sob minha orientação. Toma como referência parte de uma pesquisa sobre as contribuições da docência Orientada num projeto de formação de professores, em nível de pós-graduação. Os depoimentos foram produzidos com base em escritas autobiográficas, construídas a partir do desafio da questão: Docência Orientada: as aprendizagens que venho construindo. O que esperava encontrar e o que encontrei no espaço da docência no ensino superior? Além das escritas das professoras que participam da experiência do ensino e da aprendizagem no espaço da universidade, o texto toma ainda como referência um memorial apresentado por um dos mestrandos da turma 2004 que explicita sua escolha pela profissão de professor no curso de Medicina, assim como suas representações sobre a docência. Tomando a questão “como e onde se aprende a ser professor no ensino superior?” vou tecendo uma interlocução com as escritas e com alguns autores que entram no cenário, auxiliando a experiência analítica. A categoria central - aprendizagens para sermos professores no ensino superior – nos encaminha para outros movimentos e momentos reflexivos, quando somos convidados a pensar a formação de professores para além dos cursos acadêmicos de formação inicial. Percebemos, então, que o espaço da pós-graduação não foi concebido como lócus de formação de um professor; ao contrário, na sua criação, pensamos na preparação de pesquisadores. Posto isso, temos uma possibilidade de aprendizagem sobre a docência na universidade, na experiência de atuação compartilhada na sala de aula, principalmente, tratando-se de um curso de pós-graduação, com uma linha intitulada “Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional”. Algumas considerações podem ser trazidas como possíveis conclusões: a experimentação da Docência Orientada como um tempo/espaço formador tem possibilitado, além da construção de processos de identificação com a docência, a construção de alternativas de ensino na perspectiva da construção de uma pedagogia universitária. Afastando-se da concepção de ensino como dom, como vocação ou “amadorismo”, há nas escritas o desejo da construção de um perfil profissional, uma professoralidade que toma como fonte de construção de saberes professores que produziram marcas nas suas trajetórias de formação acadêmica.  
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1421
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1421/1066
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 7 Nr. 1 (2004)
Olhar de Professor; Vol. 7 No. 1 (2004)
Olhar de Professor; Vol. 7 Núm. 1 (2004)
Olhar de Professor; Vol. 7 No. 1 (2004)
Olhar de Professor; v. 7 n. 1 (2004)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053494994141184