Contribuição do PIBID para a prática profissional: aprendizagens da docência por homologia na formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabrício Oliveira da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Ingrid da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1499
Resumo: Este artigo trata das aprendizagens tecidas pelas relações que o sujeito vivencia durante o processo de formação inicial para a docência, com especial foco nas contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem docente dos licenciandos a partir das relações obtidas pela ação homológica que se estabelece entre professores em formação inicial e professores em exercício na Educação Básica. O artigo fundamenta-se nos princípios da pesquisa qualitativa, tendo as entrevistas narrativas enquanto dispositivo de pesquisa. As discussões foram feitas com base nas reflexões de Silva (2017), Freire (1996), Minayo (2008), Dutra (2010) dentre outros, que abordam características sobre as aprendizagens relacionais na formação inicial. Como resultado, o estudo evidencia que essas relações presentes no ambiente escolar influenciam diretamente na aprendizagem do ser docente e também no processo de construção identitária do licenciando em formação.
id UFOPA-1_1a8b4af418d9357db01a5e847245c6f6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1499
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Contribuição do PIBID para a prática profissional: aprendizagens da docência por homologia na formação inicial Aprendizagens experienciais HomologiaFormação inicialDocência na educação básicaEste artigo trata das aprendizagens tecidas pelas relações que o sujeito vivencia durante o processo de formação inicial para a docência, com especial foco nas contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem docente dos licenciandos a partir das relações obtidas pela ação homológica que se estabelece entre professores em formação inicial e professores em exercício na Educação Básica. O artigo fundamenta-se nos princípios da pesquisa qualitativa, tendo as entrevistas narrativas enquanto dispositivo de pesquisa. As discussões foram feitas com base nas reflexões de Silva (2017), Freire (1996), Minayo (2008), Dutra (2010) dentre outros, que abordam características sobre as aprendizagens relacionais na formação inicial. Como resultado, o estudo evidencia que essas relações presentes no ambiente escolar influenciam diretamente na aprendizagem do ser docente e também no processo de construção identitária do licenciando em formação.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/149910.24065/2237-9460.2020v10n1ID1499Revista Exitus; v. 10 (2020); e0201042237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1499/941Copyright (c) 2020 Revista Exitushttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fabrício Oliveira daAlves, Ingrid da Silva2020-11-04T23:17:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1499Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:24.433328Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição do PIBID para a prática profissional: aprendizagens da docência por homologia na formação inicial
title Contribuição do PIBID para a prática profissional: aprendizagens da docência por homologia na formação inicial
spellingShingle Contribuição do PIBID para a prática profissional: aprendizagens da docência por homologia na formação inicial
Silva, Fabrício Oliveira da
Aprendizagens experienciais
Homologia
Formação inicial
Docência na educação básica
title_short Contribuição do PIBID para a prática profissional: aprendizagens da docência por homologia na formação inicial
title_full Contribuição do PIBID para a prática profissional: aprendizagens da docência por homologia na formação inicial
title_fullStr Contribuição do PIBID para a prática profissional: aprendizagens da docência por homologia na formação inicial
title_full_unstemmed Contribuição do PIBID para a prática profissional: aprendizagens da docência por homologia na formação inicial
title_sort Contribuição do PIBID para a prática profissional: aprendizagens da docência por homologia na formação inicial
author Silva, Fabrício Oliveira da
author_facet Silva, Fabrício Oliveira da
Alves, Ingrid da Silva
author_role author
author2 Alves, Ingrid da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabrício Oliveira da
Alves, Ingrid da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagens experienciais
Homologia
Formação inicial
Docência na educação básica
topic Aprendizagens experienciais
Homologia
Formação inicial
Docência na educação básica
description Este artigo trata das aprendizagens tecidas pelas relações que o sujeito vivencia durante o processo de formação inicial para a docência, com especial foco nas contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem docente dos licenciandos a partir das relações obtidas pela ação homológica que se estabelece entre professores em formação inicial e professores em exercício na Educação Básica. O artigo fundamenta-se nos princípios da pesquisa qualitativa, tendo as entrevistas narrativas enquanto dispositivo de pesquisa. As discussões foram feitas com base nas reflexões de Silva (2017), Freire (1996), Minayo (2008), Dutra (2010) dentre outros, que abordam características sobre as aprendizagens relacionais na formação inicial. Como resultado, o estudo evidencia que essas relações presentes no ambiente escolar influenciam diretamente na aprendizagem do ser docente e também no processo de construção identitária do licenciando em formação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1499
10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1499
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1499
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1499/941
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 10 (2020); e020104
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711038927536128