Buscando Caminhos - a integração do Ser ao Saber
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1707 |
Resumo: | Percebe-se que a falta do hábito de ler tem contribuído para a produção de um discurso pobre, truncado e restrito. Neste artigo apresento minha busca de caminhos para se chegar à construção da contrapalavra através da leitura e sua exteriorização oral e/ou escrita. Dessa forma a leitura deverá ser trabalhada como fonte e instrumento criador de estruturas e inteligências que permitam o aluno, através do processo metsfórico, construir, reconstruir e ampliar conhecimentos, criando competências e tornando-se sujeito do conhecimento e da história. Além disso defende-se que a prática da conscientização de valores humanos universais, sob uma perspectiva filosófica, religiosa e cultural, através de texto-pretexto, criam e/ou ampliam o espírito de cooperação, de criatividade, de respeito às diferenças, de reverência e de amor pelos seres humanos, pois tais valores são fundamentais ao bom andamento do cotidiano escolar. Tal abordagem implica na certeza de que sem o resgate humano e o uso de metodologias alternativas PE impossível trabalhar a formação holística do ser. |
id |
UEPG-31_77c6d80c3205ced3c8d676863e4218fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1707 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Buscando Caminhos - a integração do Ser ao SaberFormação holísticaContrapalavraLeituraMetáforaPercebe-se que a falta do hábito de ler tem contribuído para a produção de um discurso pobre, truncado e restrito. Neste artigo apresento minha busca de caminhos para se chegar à construção da contrapalavra através da leitura e sua exteriorização oral e/ou escrita. Dessa forma a leitura deverá ser trabalhada como fonte e instrumento criador de estruturas e inteligências que permitam o aluno, através do processo metsfórico, construir, reconstruir e ampliar conhecimentos, criando competências e tornando-se sujeito do conhecimento e da história. Além disso defende-se que a prática da conscientização de valores humanos universais, sob uma perspectiva filosófica, religiosa e cultural, através de texto-pretexto, criam e/ou ampliam o espírito de cooperação, de criatividade, de respeito às diferenças, de reverência e de amor pelos seres humanos, pois tais valores são fundamentais ao bom andamento do cotidiano escolar. Tal abordagem implica na certeza de que sem o resgate humano e o uso de metodologias alternativas PE impossível trabalhar a formação holística do ser.Editora UEPG2010-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1707Olhar de Professor; Bd. 3 Nr. 3 (2000)Olhar de Professor; Vol. 3 No. 3 (2000)Olhar de Professor; Vol. 3 Núm. 3 (2000)Olhar de Professor; Vol. 3 No. 3 (2000)Olhar de Professor; v. 3 n. 3 (2000)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1707/1298Davantel, Maria de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-13T16:59:38Zoai:uepg.br:article/1707Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-13T16:59:38Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Buscando Caminhos - a integração do Ser ao Saber |
title |
Buscando Caminhos - a integração do Ser ao Saber |
spellingShingle |
Buscando Caminhos - a integração do Ser ao Saber Davantel, Maria de Fátima Formação holística Contrapalavra Leitura Metáfora |
title_short |
Buscando Caminhos - a integração do Ser ao Saber |
title_full |
Buscando Caminhos - a integração do Ser ao Saber |
title_fullStr |
Buscando Caminhos - a integração do Ser ao Saber |
title_full_unstemmed |
Buscando Caminhos - a integração do Ser ao Saber |
title_sort |
Buscando Caminhos - a integração do Ser ao Saber |
author |
Davantel, Maria de Fátima |
author_facet |
Davantel, Maria de Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Davantel, Maria de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação holística Contrapalavra Leitura Metáfora |
topic |
Formação holística Contrapalavra Leitura Metáfora |
description |
Percebe-se que a falta do hábito de ler tem contribuído para a produção de um discurso pobre, truncado e restrito. Neste artigo apresento minha busca de caminhos para se chegar à construção da contrapalavra através da leitura e sua exteriorização oral e/ou escrita. Dessa forma a leitura deverá ser trabalhada como fonte e instrumento criador de estruturas e inteligências que permitam o aluno, através do processo metsfórico, construir, reconstruir e ampliar conhecimentos, criando competências e tornando-se sujeito do conhecimento e da história. Além disso defende-se que a prática da conscientização de valores humanos universais, sob uma perspectiva filosófica, religiosa e cultural, através de texto-pretexto, criam e/ou ampliam o espírito de cooperação, de criatividade, de respeito às diferenças, de reverência e de amor pelos seres humanos, pois tais valores são fundamentais ao bom andamento do cotidiano escolar. Tal abordagem implica na certeza de que sem o resgate humano e o uso de metodologias alternativas PE impossível trabalhar a formação holística do ser. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1707 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1707/1298 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 3 Nr. 3 (2000) Olhar de Professor; Vol. 3 No. 3 (2000) Olhar de Professor; Vol. 3 Núm. 3 (2000) Olhar de Professor; Vol. 3 No. 3 (2000) Olhar de Professor; v. 3 n. 3 (2000) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495479631872 |