O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1449 |
Resumo: | Neste artigo, por meio da teoria centrada no estado, procura-se compreender mudanças ocorridas recentemente em escolas inglesas. Para tanto, consideram-se as preocupações expressas por Jenny Ozga, a qual afirma que muitas pesquisas sobre política e prática educacional ignoram o macro-contexto. Com base em dados de estudos de caso, argumenta-se que teorizações sobre as políticas educacionais que se fundamentam em concepções centradas no Estado oferecem pouca ajuda na compreensão do que acontece nas escolas. Sugere-se que, ao invés de denegrir o ‘empiricismo’ das pesquisas, dever-se-ia reconsiderar a utilidade dos referenciais macro-analíticos. Defende-se a idéia de que tais referenciais podem ser baseados em suposições que a princípio não são passíveis de serem demonstradas, assim como em oposições que não são facilmente defensáveis. |
id |
UEPG-31_878a7e11ed22b77e2d9eed196fb6cbf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1449 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionaispolítica educacionalmacromicro contexto Neste artigo, por meio da teoria centrada no estado, procura-se compreender mudanças ocorridas recentemente em escolas inglesas. Para tanto, consideram-se as preocupações expressas por Jenny Ozga, a qual afirma que muitas pesquisas sobre política e prática educacional ignoram o macro-contexto. Com base em dados de estudos de caso, argumenta-se que teorizações sobre as políticas educacionais que se fundamentam em concepções centradas no Estado oferecem pouca ajuda na compreensão do que acontece nas escolas. Sugere-se que, ao invés de denegrir o ‘empiricismo’ das pesquisas, dever-se-ia reconsiderar a utilidade dos referenciais macro-analíticos. Defende-se a idéia de que tais referenciais podem ser baseados em suposições que a princípio não são passíveis de serem demonstradas, assim como em oposições que não são facilmente defensáveis.Editora UEPG2009-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1449Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)Olhar de Professor; v. 9 n. 1 (2006)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1449/1094Power, Sallyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-17T16:51:33Zoai:uepg.br:article/1449Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-17T16:51:33Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais |
title |
O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais |
spellingShingle |
O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais Power, Sally política educacional macro micro contexto |
title_short |
O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais |
title_full |
O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais |
title_fullStr |
O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais |
title_full_unstemmed |
O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais |
title_sort |
O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais |
author |
Power, Sally |
author_facet |
Power, Sally |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Power, Sally |
dc.subject.por.fl_str_mv |
política educacional macro micro contexto |
topic |
política educacional macro micro contexto |
description |
Neste artigo, por meio da teoria centrada no estado, procura-se compreender mudanças ocorridas recentemente em escolas inglesas. Para tanto, consideram-se as preocupações expressas por Jenny Ozga, a qual afirma que muitas pesquisas sobre política e prática educacional ignoram o macro-contexto. Com base em dados de estudos de caso, argumenta-se que teorizações sobre as políticas educacionais que se fundamentam em concepções centradas no Estado oferecem pouca ajuda na compreensão do que acontece nas escolas. Sugere-se que, ao invés de denegrir o ‘empiricismo’ das pesquisas, dever-se-ia reconsiderar a utilidade dos referenciais macro-analíticos. Defende-se a idéia de que tais referenciais podem ser baseados em suposições que a princípio não são passíveis de serem demonstradas, assim como em oposições que não são facilmente defensáveis. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1449 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1449/1094 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 1 (2006) Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006) Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 1 (2006) Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006) Olhar de Professor; v. 9 n. 1 (2006) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495037132800 |