O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Power, Sally
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1449
Resumo: Neste artigo, por meio da teoria centrada no estado, procura-se compreender mudanças ocorridas recentemente em escolas inglesas. Para tanto, consideram-se as preocupações expressas por Jenny Ozga, a qual afirma que muitas pesquisas sobre política e prática educacional ignoram o macro-contexto. Com base em dados de estudos de caso, argumenta-se que teorizações sobre as políticas educacionais que se fundamentam em concepções centradas no Estado oferecem pouca ajuda na compreensão do que acontece nas escolas. Sugere-se que, ao invés de denegrir o ‘empiricismo’ das pesquisas, dever-se-ia reconsiderar a utilidade dos referenciais macro-analíticos. Defende-se a idéia de que tais referenciais podem ser baseados em suposições que a princípio não são passíveis de serem demonstradas, assim como em oposições que não são facilmente defensáveis.
id UEPG-31_878a7e11ed22b77e2d9eed196fb6cbf6
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1449
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionaispolítica educacionalmacromicro contexto Neste artigo, por meio da teoria centrada no estado, procura-se compreender mudanças ocorridas recentemente em escolas inglesas. Para tanto, consideram-se as preocupações expressas por Jenny Ozga, a qual afirma que muitas pesquisas sobre política e prática educacional ignoram o macro-contexto. Com base em dados de estudos de caso, argumenta-se que teorizações sobre as políticas educacionais que se fundamentam em concepções centradas no Estado oferecem pouca ajuda na compreensão do que acontece nas escolas. Sugere-se que, ao invés de denegrir o ‘empiricismo’ das pesquisas, dever-se-ia reconsiderar a utilidade dos referenciais macro-analíticos. Defende-se a idéia de que tais referenciais podem ser baseados em suposições que a princípio não são passíveis de serem demonstradas, assim como em oposições que não são facilmente defensáveis.Editora UEPG2009-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1449Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)Olhar de Professor; v. 9 n. 1 (2006)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1449/1094Power, Sallyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-17T16:51:33Zoai:uepg.br:article/1449Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-17T16:51:33Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais
title O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais
spellingShingle O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais
Power, Sally
política educacional
macro
micro contexto
title_short O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais
title_full O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais
title_fullStr O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais
title_full_unstemmed O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais
title_sort O detalhe e o macro-contexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais
author Power, Sally
author_facet Power, Sally
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Power, Sally
dc.subject.por.fl_str_mv política educacional
macro
micro contexto
topic política educacional
macro
micro contexto
description Neste artigo, por meio da teoria centrada no estado, procura-se compreender mudanças ocorridas recentemente em escolas inglesas. Para tanto, consideram-se as preocupações expressas por Jenny Ozga, a qual afirma que muitas pesquisas sobre política e prática educacional ignoram o macro-contexto. Com base em dados de estudos de caso, argumenta-se que teorizações sobre as políticas educacionais que se fundamentam em concepções centradas no Estado oferecem pouca ajuda na compreensão do que acontece nas escolas. Sugere-se que, ao invés de denegrir o ‘empiricismo’ das pesquisas, dever-se-ia reconsiderar a utilidade dos referenciais macro-analíticos. Defende-se a idéia de que tais referenciais podem ser baseados em suposições que a princípio não são passíveis de serem demonstradas, assim como em oposições que não são facilmente defensáveis.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1449
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1449/1094
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 1 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 1 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)
Olhar de Professor; v. 9 n. 1 (2006)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495037132800