Educação Ambiental: Uma Atividade Interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1410 |
Resumo: | A pesquisa foi realizada com os alunos e professores do ensino fundamental de escolas municipais de Jaraguá do Sul - SC, procurando de forma prazerosa sensibilizar alunos e professores para os cuidados com os recursos naturais encontrados na natureza, sendo que a água foi o nosso objeto de pesquisa. Buscamos não separar teoria e prática, reconhecendo a dimensão de que alunos e professores são agentes capazes de transformar a sua realidade. Desenvolvemos a pesquisa dentro de um contexto interdisciplinar, de maneira sistêmica, através do método participativo, flexível, ecológico procurando orientar e sensibilizar o desenvolvimento de valores. Utilizamo-nos de dados obtidos em entrevistas com os alunos realizadas em suas casas. Esses dados foram processados estatisticamente e discutidos com os professores e alunos. Os resultados apontaram que o trabalho envolvendo outras disciplinas auxilia no processo aprendizagem, bem como a utilização de pequenas atitudes pode colaborar para a diminuição e o desperdício dos recursos naturais encontrados no meio ambiente. |
id |
UEPG-31_8c27d07a05509dc28ebf4bc37191286b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1410 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental: Uma Atividade Interdisciplinarinterdisciplinaridademudançaseducação ambientalparticipação A pesquisa foi realizada com os alunos e professores do ensino fundamental de escolas municipais de Jaraguá do Sul - SC, procurando de forma prazerosa sensibilizar alunos e professores para os cuidados com os recursos naturais encontrados na natureza, sendo que a água foi o nosso objeto de pesquisa. Buscamos não separar teoria e prática, reconhecendo a dimensão de que alunos e professores são agentes capazes de transformar a sua realidade. Desenvolvemos a pesquisa dentro de um contexto interdisciplinar, de maneira sistêmica, através do método participativo, flexível, ecológico procurando orientar e sensibilizar o desenvolvimento de valores. Utilizamo-nos de dados obtidos em entrevistas com os alunos realizadas em suas casas. Esses dados foram processados estatisticamente e discutidos com os professores e alunos. Os resultados apontaram que o trabalho envolvendo outras disciplinas auxilia no processo aprendizagem, bem como a utilização de pequenas atitudes pode colaborar para a diminuição e o desperdício dos recursos naturais encontrados no meio ambiente. Editora UEPG2009-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1410Olhar de Professor; Bd. 7 Nr. 2 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 No. 2 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 Núm. 2 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 No. 2 (2004)Olhar de Professor; v. 7 n. 2 (2004)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1410/1055Rodrigues, Stélio Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-18T16:49:15Zoai:uepg.br:article/1410Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-18T16:49:15Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental: Uma Atividade Interdisciplinar |
title |
Educação Ambiental: Uma Atividade Interdisciplinar |
spellingShingle |
Educação Ambiental: Uma Atividade Interdisciplinar Rodrigues, Stélio João interdisciplinaridade mudanças educação ambiental participação |
title_short |
Educação Ambiental: Uma Atividade Interdisciplinar |
title_full |
Educação Ambiental: Uma Atividade Interdisciplinar |
title_fullStr |
Educação Ambiental: Uma Atividade Interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental: Uma Atividade Interdisciplinar |
title_sort |
Educação Ambiental: Uma Atividade Interdisciplinar |
author |
Rodrigues, Stélio João |
author_facet |
Rodrigues, Stélio João |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Stélio João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
interdisciplinaridade mudanças educação ambiental participação |
topic |
interdisciplinaridade mudanças educação ambiental participação |
description |
A pesquisa foi realizada com os alunos e professores do ensino fundamental de escolas municipais de Jaraguá do Sul - SC, procurando de forma prazerosa sensibilizar alunos e professores para os cuidados com os recursos naturais encontrados na natureza, sendo que a água foi o nosso objeto de pesquisa. Buscamos não separar teoria e prática, reconhecendo a dimensão de que alunos e professores são agentes capazes de transformar a sua realidade. Desenvolvemos a pesquisa dentro de um contexto interdisciplinar, de maneira sistêmica, através do método participativo, flexível, ecológico procurando orientar e sensibilizar o desenvolvimento de valores. Utilizamo-nos de dados obtidos em entrevistas com os alunos realizadas em suas casas. Esses dados foram processados estatisticamente e discutidos com os professores e alunos. Os resultados apontaram que o trabalho envolvendo outras disciplinas auxilia no processo aprendizagem, bem como a utilização de pequenas atitudes pode colaborar para a diminuição e o desperdício dos recursos naturais encontrados no meio ambiente. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1410 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1410/1055 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 7 Nr. 2 (2004) Olhar de Professor; Vol. 7 No. 2 (2004) Olhar de Professor; Vol. 7 Núm. 2 (2004) Olhar de Professor; Vol. 7 No. 2 (2004) Olhar de Professor; v. 7 n. 2 (2004) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494978412544 |