Pós-graduação lato-sensu: um espaço privilegiado para a formação docente no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6358 |
Resumo: | este trabalho tem como objetivo contribuir com as reflexões acerca da necessidade de um espaço para a formação pedagógica do professor do ensino superior e indica a pós-graduação, especialização, também chamada de lato sensu, como um espaço privilegiado para esta formação. A discussão se desenvolve baseada em dois pilares: pesquisas bibliográficas sobre formação do professor do ensino superior e a analise de duas experiências diferenciadas e exitosas de cursos de lato sensu, descritas em duas teses de doutoramento. Nas pesquisas realizadas observou-se que currículos inovadores, metodologias ativas, aproximação com a realidade da prática cotidiana, possibilidade de expressão em diversas linguagens, abertura para o diálogo, e integração entre a teoria e prática são elementos, dentre outros, importantes nos cursos e favorecem a transformação da prática docente. Considerou-se também ao final do texto que os cursos de lato sensu apresentam características que podem torna-los uma opção para o desenvolvimento de professores do ensino superior desde que fundamentados em uma proposta educacional consistente, em currículo desenhado criteriosamente e com corpo docente adequadamente preparado. |
id |
UEPG-31_8d01004805a346bc1344bec5f0c2e5ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/6358 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pós-graduação lato-sensu: um espaço privilegiado para a formação docente no ensino superiorDesenvolvimento profissional. Formação pedagógica. Docente do ensino superior. Pós-graduação este trabalho tem como objetivo contribuir com as reflexões acerca da necessidade de um espaço para a formação pedagógica do professor do ensino superior e indica a pós-graduação, especialização, também chamada de lato sensu, como um espaço privilegiado para esta formação. A discussão se desenvolve baseada em dois pilares: pesquisas bibliográficas sobre formação do professor do ensino superior e a analise de duas experiências diferenciadas e exitosas de cursos de lato sensu, descritas em duas teses de doutoramento. Nas pesquisas realizadas observou-se que currículos inovadores, metodologias ativas, aproximação com a realidade da prática cotidiana, possibilidade de expressão em diversas linguagens, abertura para o diálogo, e integração entre a teoria e prática são elementos, dentre outros, importantes nos cursos e favorecem a transformação da prática docente. Considerou-se também ao final do texto que os cursos de lato sensu apresentam características que podem torna-los uma opção para o desenvolvimento de professores do ensino superior desde que fundamentados em uma proposta educacional consistente, em currículo desenhado criteriosamente e com corpo docente adequadamente preparado. Editora UEPG2015-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/635810.5212/OlharProfr.v.16i2.0006Olhar de Professor; Bd. 16 Nr. 2 (2013); 343-356Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 343-356Olhar de Professor; Vol. 16 Núm. 2 (2013); 343-356Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 343-356Olhar de Professor; v. 16 n. 2 (2013); 343-3561984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6358/4421Gaeta, CecíliaPrata-Linhares, Marthainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-27T21:48:13Zoai:uepg.br:article/6358Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-27T21:48:13Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pós-graduação lato-sensu: um espaço privilegiado para a formação docente no ensino superior |
title |
Pós-graduação lato-sensu: um espaço privilegiado para a formação docente no ensino superior |
spellingShingle |
Pós-graduação lato-sensu: um espaço privilegiado para a formação docente no ensino superior Gaeta, Cecília Desenvolvimento profissional. Formação pedagógica. Docente do ensino superior. Pós-graduação |
title_short |
Pós-graduação lato-sensu: um espaço privilegiado para a formação docente no ensino superior |
title_full |
Pós-graduação lato-sensu: um espaço privilegiado para a formação docente no ensino superior |
title_fullStr |
Pós-graduação lato-sensu: um espaço privilegiado para a formação docente no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Pós-graduação lato-sensu: um espaço privilegiado para a formação docente no ensino superior |
title_sort |
Pós-graduação lato-sensu: um espaço privilegiado para a formação docente no ensino superior |
author |
Gaeta, Cecília |
author_facet |
Gaeta, Cecília Prata-Linhares, Martha |
author_role |
author |
author2 |
Prata-Linhares, Martha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaeta, Cecília Prata-Linhares, Martha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional. Formação pedagógica. Docente do ensino superior. Pós-graduação |
topic |
Desenvolvimento profissional. Formação pedagógica. Docente do ensino superior. Pós-graduação |
description |
este trabalho tem como objetivo contribuir com as reflexões acerca da necessidade de um espaço para a formação pedagógica do professor do ensino superior e indica a pós-graduação, especialização, também chamada de lato sensu, como um espaço privilegiado para esta formação. A discussão se desenvolve baseada em dois pilares: pesquisas bibliográficas sobre formação do professor do ensino superior e a analise de duas experiências diferenciadas e exitosas de cursos de lato sensu, descritas em duas teses de doutoramento. Nas pesquisas realizadas observou-se que currículos inovadores, metodologias ativas, aproximação com a realidade da prática cotidiana, possibilidade de expressão em diversas linguagens, abertura para o diálogo, e integração entre a teoria e prática são elementos, dentre outros, importantes nos cursos e favorecem a transformação da prática docente. Considerou-se também ao final do texto que os cursos de lato sensu apresentam características que podem torna-los uma opção para o desenvolvimento de professores do ensino superior desde que fundamentados em uma proposta educacional consistente, em currículo desenhado criteriosamente e com corpo docente adequadamente preparado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6358 10.5212/OlharProfr.v.16i2.0006 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6358 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.16i2.0006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6358/4421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 16 Nr. 2 (2013); 343-356 Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 343-356 Olhar de Professor; Vol. 16 Núm. 2 (2013); 343-356 Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 343-356 Olhar de Professor; v. 16 n. 2 (2013); 343-356 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496267112448 |