Pós-graduação lato-sensu: um espaço privilegiado para a formação docente no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaeta, Cecília
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Prata-Linhares, Martha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6358
Resumo: este trabalho tem como objetivo contribuir com as reflexões acerca da necessidade de um espaço para a formação pedagógica do professor do ensino superior e indica a pós-graduação, especialização, também chamada de lato sensu, como um espaço privilegiado para esta formação. A discussão se desenvolve baseada em dois pilares: pesquisas bibliográficas sobre formação do professor do ensino superior e a analise de duas experiências diferenciadas e exitosas de cursos de lato sensu, descritas em duas teses de doutoramento.  Nas pesquisas realizadas observou-se que currículos inovadores, metodologias ativas, aproximação com a realidade da prática cotidiana,  possibilidade de expressão em diversas linguagens,  abertura para o diálogo, e integração entre a teoria e prática são elementos, dentre outros,  importantes nos cursos e  favorecem a transformação da prática docente. Considerou-se também ao final do texto que os cursos de lato sensu apresentam características que podem torna-los uma opção para o desenvolvimento de professores do ensino superior desde que fundamentados em uma proposta educacional consistente, em currículo desenhado criteriosamente e com corpo docente adequadamente preparado.
id UEPG-31_8d01004805a346bc1344bec5f0c2e5ae
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/6358
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Pós-graduação lato-sensu: um espaço privilegiado para a formação docente no ensino superiorDesenvolvimento profissional. Formação pedagógica. Docente do ensino superior. Pós-graduação este trabalho tem como objetivo contribuir com as reflexões acerca da necessidade de um espaço para a formação pedagógica do professor do ensino superior e indica a pós-graduação, especialização, também chamada de lato sensu, como um espaço privilegiado para esta formação. A discussão se desenvolve baseada em dois pilares: pesquisas bibliográficas sobre formação do professor do ensino superior e a analise de duas experiências diferenciadas e exitosas de cursos de lato sensu, descritas em duas teses de doutoramento.  Nas pesquisas realizadas observou-se que currículos inovadores, metodologias ativas, aproximação com a realidade da prática cotidiana,  possibilidade de expressão em diversas linguagens,  abertura para o diálogo, e integração entre a teoria e prática são elementos, dentre outros,  importantes nos cursos e  favorecem a transformação da prática docente. Considerou-se também ao final do texto que os cursos de lato sensu apresentam características que podem torna-los uma opção para o desenvolvimento de professores do ensino superior desde que fundamentados em uma proposta educacional consistente, em currículo desenhado criteriosamente e com corpo docente adequadamente preparado. Editora UEPG2015-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/635810.5212/OlharProfr.v.16i2.0006Olhar de Professor; Bd. 16 Nr. 2 (2013); 343-356Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 343-356Olhar de Professor; Vol. 16 Núm. 2 (2013); 343-356Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 343-356Olhar de Professor; v. 16 n. 2 (2013); 343-3561984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6358/4421Gaeta, CecíliaPrata-Linhares, Marthainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-27T21:48:13Zoai:uepg.br:article/6358Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-27T21:48:13Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pós-graduação lato-sensu: um espaço privilegiado para a formação docente no ensino superior
title Pós-graduação lato-sensu: um espaço privilegiado para a formação docente no ensino superior
spellingShingle Pós-graduação lato-sensu: um espaço privilegiado para a formação docente no ensino superior
Gaeta, Cecília
Desenvolvimento profissional. Formação pedagógica. Docente do ensino superior. Pós-graduação
title_short Pós-graduação lato-sensu: um espaço privilegiado para a formação docente no ensino superior
title_full Pós-graduação lato-sensu: um espaço privilegiado para a formação docente no ensino superior
title_fullStr Pós-graduação lato-sensu: um espaço privilegiado para a formação docente no ensino superior
title_full_unstemmed Pós-graduação lato-sensu: um espaço privilegiado para a formação docente no ensino superior
title_sort Pós-graduação lato-sensu: um espaço privilegiado para a formação docente no ensino superior
author Gaeta, Cecília
author_facet Gaeta, Cecília
Prata-Linhares, Martha
author_role author
author2 Prata-Linhares, Martha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaeta, Cecília
Prata-Linhares, Martha
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional. Formação pedagógica. Docente do ensino superior. Pós-graduação
topic Desenvolvimento profissional. Formação pedagógica. Docente do ensino superior. Pós-graduação
description este trabalho tem como objetivo contribuir com as reflexões acerca da necessidade de um espaço para a formação pedagógica do professor do ensino superior e indica a pós-graduação, especialização, também chamada de lato sensu, como um espaço privilegiado para esta formação. A discussão se desenvolve baseada em dois pilares: pesquisas bibliográficas sobre formação do professor do ensino superior e a analise de duas experiências diferenciadas e exitosas de cursos de lato sensu, descritas em duas teses de doutoramento.  Nas pesquisas realizadas observou-se que currículos inovadores, metodologias ativas, aproximação com a realidade da prática cotidiana,  possibilidade de expressão em diversas linguagens,  abertura para o diálogo, e integração entre a teoria e prática são elementos, dentre outros,  importantes nos cursos e  favorecem a transformação da prática docente. Considerou-se também ao final do texto que os cursos de lato sensu apresentam características que podem torna-los uma opção para o desenvolvimento de professores do ensino superior desde que fundamentados em uma proposta educacional consistente, em currículo desenhado criteriosamente e com corpo docente adequadamente preparado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6358
10.5212/OlharProfr.v.16i2.0006
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6358
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.16i2.0006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6358/4421
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 16 Nr. 2 (2013); 343-356
Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 343-356
Olhar de Professor; Vol. 16 Núm. 2 (2013); 343-356
Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 343-356
Olhar de Professor; v. 16 n. 2 (2013); 343-356
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496267112448