PESQUISAS, ESTUDOS E SUJEITOS: QUE IMBRICAMENTOS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manske, George Saliba
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1463
Resumo: Problematizo, neste artigo, os modos pelos quais as distintas posições de sujeito que podemos assumir durante a ação de pesquisar atuam, perpassam e constituem a maneira pela qual construímos conhecimento em nossas investigações. Para isso apresento, desde uma perspectiva pós-estruturalista, os caminhos pelos quais desenvolvi uma investigação durante o curso de mestrado que realizei, atentando para algumas considerações sobre os acontecimentos que perpassaram esses atos de escrever, investigar e estudar. No desenvolvimento de tais problematizações discuto, num primeiro momento este texto, alguns elementos que compõem a corrente de pensamento ora denominada de pós-estruturalista, à qual estive inserido no decorrer destas discussões e na realização de meu estudo. A seguir, a partir de tal perspectiva teórica, destaco como os imbricamentos existentes entre as distintas posições do sujeito que pesquisa, acabam por influenciar e delinear aquilo que investiga e escreve.Por fim, procuro articular tais pressupostos e discussões com o modo pelo qual realizei e experimentei uma prática específica de pesquisa, a qual resultou em meu estudo durante o curso de mestrado.
id UEPG-31_957c50d73037cf0465ba1be2040b32c0
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1463
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling PESQUISAS, ESTUDOS E SUJEITOS: QUE IMBRICAMENTOS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO?EstudosProdução de conhecimentoSujeitosPós-estruturalismoProblematizo, neste artigo, os modos pelos quais as distintas posições de sujeito que podemos assumir durante a ação de pesquisar atuam, perpassam e constituem a maneira pela qual construímos conhecimento em nossas investigações. Para isso apresento, desde uma perspectiva pós-estruturalista, os caminhos pelos quais desenvolvi uma investigação durante o curso de mestrado que realizei, atentando para algumas considerações sobre os acontecimentos que perpassaram esses atos de escrever, investigar e estudar. No desenvolvimento de tais problematizações discuto, num primeiro momento este texto, alguns elementos que compõem a corrente de pensamento ora denominada de pós-estruturalista, à qual estive inserido no decorrer destas discussões e na realização de meu estudo. A seguir, a partir de tal perspectiva teórica, destaco como os imbricamentos existentes entre as distintas posições do sujeito que pesquisa, acabam por influenciar e delinear aquilo que investiga e escreve.Por fim, procuro articular tais pressupostos e discussões com o modo pelo qual realizei e experimentei uma prática específica de pesquisa, a qual resultou em meu estudo durante o curso de mestrado.Editora UEPG2009-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1463Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)Olhar de Professor; v. 9 n. 2 (2006)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1463/1108Manske, George Salibainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-17T16:44:25Zoai:uepg.br:article/1463Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-17T16:44:25Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISAS, ESTUDOS E SUJEITOS: QUE IMBRICAMENTOS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO?
title PESQUISAS, ESTUDOS E SUJEITOS: QUE IMBRICAMENTOS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO?
spellingShingle PESQUISAS, ESTUDOS E SUJEITOS: QUE IMBRICAMENTOS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO?
Manske, George Saliba
Estudos
Produção de conhecimento
Sujeitos
Pós-estruturalismo
title_short PESQUISAS, ESTUDOS E SUJEITOS: QUE IMBRICAMENTOS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO?
title_full PESQUISAS, ESTUDOS E SUJEITOS: QUE IMBRICAMENTOS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO?
title_fullStr PESQUISAS, ESTUDOS E SUJEITOS: QUE IMBRICAMENTOS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO?
title_full_unstemmed PESQUISAS, ESTUDOS E SUJEITOS: QUE IMBRICAMENTOS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO?
title_sort PESQUISAS, ESTUDOS E SUJEITOS: QUE IMBRICAMENTOS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO?
author Manske, George Saliba
author_facet Manske, George Saliba
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manske, George Saliba
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos
Produção de conhecimento
Sujeitos
Pós-estruturalismo
topic Estudos
Produção de conhecimento
Sujeitos
Pós-estruturalismo
description Problematizo, neste artigo, os modos pelos quais as distintas posições de sujeito que podemos assumir durante a ação de pesquisar atuam, perpassam e constituem a maneira pela qual construímos conhecimento em nossas investigações. Para isso apresento, desde uma perspectiva pós-estruturalista, os caminhos pelos quais desenvolvi uma investigação durante o curso de mestrado que realizei, atentando para algumas considerações sobre os acontecimentos que perpassaram esses atos de escrever, investigar e estudar. No desenvolvimento de tais problematizações discuto, num primeiro momento este texto, alguns elementos que compõem a corrente de pensamento ora denominada de pós-estruturalista, à qual estive inserido no decorrer destas discussões e na realização de meu estudo. A seguir, a partir de tal perspectiva teórica, destaco como os imbricamentos existentes entre as distintas posições do sujeito que pesquisa, acabam por influenciar e delinear aquilo que investiga e escreve.Por fim, procuro articular tais pressupostos e discussões com o modo pelo qual realizei e experimentei uma prática específica de pesquisa, a qual resultou em meu estudo durante o curso de mestrado.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1463
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1463/1108
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 2 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 2 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)
Olhar de Professor; v. 9 n. 2 (2006)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495325491200