QUANDO ENSINAR NÃO É O MAIS IMPORTANTE: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE E O OFÍCIO DO ALUNO NO CONTEXTO ATUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1480 |
Resumo: | O objetivo do presente texto é analisar alguns aspectos do trabalho do professor e do ofício do aluno no contexto das profundas transformações contemporâneas. O trabalho foi constituído a partir do apoio teórico em autores que discutem o tema e em estudos recentes que abordam as questões aqui levantadas. Sempre que possível ilustro com alguns aspectos da política educacional adotada em dois estados brasileiros, nomeadamente o estado de Goiás e o estado de São Paulo. A análise enfoca três dimensões. A primeira delas se refere às mudanças no papel do Estado e suas repercussões sobre o campo educativo, enfocando o movimento de ‘responsabilização’ e ‘desresponsabilização’ e a gestão. A segunda diz respeito ao trabalho do professor, destacando a formação, as condições de trabalho e o sentido de ensinar na atualidade. A terceira trata especificamente do aluno e das novas situações com que este vem se defrontando, particularmente na sua conversão em cliente ou consumidor, bem como ao universo de exigências do mercado de trabalho e sua repercussão na escola. Finalizando, levanto a hipótese de que o conjunto dos processos a que a educação escolar vem sendo submetida em uma sociedade crescentemente regida pelo lucro pode levar a mudanças significativas nos sentidos da docência e na ética que orienta o trabalho do professor. |
id |
UEPG-31_95dcba509fa0394b5ebb27c91c1a0ddc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1480 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
QUANDO ENSINAR NÃO É O MAIS IMPORTANTE: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE E O OFÍCIO DO ALUNO NO CONTEXTO ATUALTrabalho docentePolíticas EducacionaisNeoliberalismo O objetivo do presente texto é analisar alguns aspectos do trabalho do professor e do ofício do aluno no contexto das profundas transformações contemporâneas. O trabalho foi constituído a partir do apoio teórico em autores que discutem o tema e em estudos recentes que abordam as questões aqui levantadas. Sempre que possível ilustro com alguns aspectos da política educacional adotada em dois estados brasileiros, nomeadamente o estado de Goiás e o estado de São Paulo. A análise enfoca três dimensões. A primeira delas se refere às mudanças no papel do Estado e suas repercussões sobre o campo educativo, enfocando o movimento de ‘responsabilização’ e ‘desresponsabilização’ e a gestão. A segunda diz respeito ao trabalho do professor, destacando a formação, as condições de trabalho e o sentido de ensinar na atualidade. A terceira trata especificamente do aluno e das novas situações com que este vem se defrontando, particularmente na sua conversão em cliente ou consumidor, bem como ao universo de exigências do mercado de trabalho e sua repercussão na escola. Finalizando, levanto a hipótese de que o conjunto dos processos a que a educação escolar vem sendo submetida em uma sociedade crescentemente regida pelo lucro pode levar a mudanças significativas nos sentidos da docência e na ética que orienta o trabalho do professor.Editora UEPG2009-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1480Olhar de Professor; Bd. 10 Nr. 1 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 1 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 Núm. 1 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 1 (2007)Olhar de Professor; v. 10 n. 1 (2007)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1480/1125Alves, Wanderson Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-16T17:01:23Zoai:uepg.br:article/1480Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-16T17:01:23Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUANDO ENSINAR NÃO É O MAIS IMPORTANTE: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE E O OFÍCIO DO ALUNO NO CONTEXTO ATUAL |
title |
QUANDO ENSINAR NÃO É O MAIS IMPORTANTE: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE E O OFÍCIO DO ALUNO NO CONTEXTO ATUAL |
spellingShingle |
QUANDO ENSINAR NÃO É O MAIS IMPORTANTE: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE E O OFÍCIO DO ALUNO NO CONTEXTO ATUAL Alves, Wanderson Ferreira Trabalho docente Políticas Educacionais Neoliberalismo |
title_short |
QUANDO ENSINAR NÃO É O MAIS IMPORTANTE: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE E O OFÍCIO DO ALUNO NO CONTEXTO ATUAL |
title_full |
QUANDO ENSINAR NÃO É O MAIS IMPORTANTE: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE E O OFÍCIO DO ALUNO NO CONTEXTO ATUAL |
title_fullStr |
QUANDO ENSINAR NÃO É O MAIS IMPORTANTE: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE E O OFÍCIO DO ALUNO NO CONTEXTO ATUAL |
title_full_unstemmed |
QUANDO ENSINAR NÃO É O MAIS IMPORTANTE: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE E O OFÍCIO DO ALUNO NO CONTEXTO ATUAL |
title_sort |
QUANDO ENSINAR NÃO É O MAIS IMPORTANTE: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE E O OFÍCIO DO ALUNO NO CONTEXTO ATUAL |
author |
Alves, Wanderson Ferreira |
author_facet |
Alves, Wanderson Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Wanderson Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho docente Políticas Educacionais Neoliberalismo |
topic |
Trabalho docente Políticas Educacionais Neoliberalismo |
description |
O objetivo do presente texto é analisar alguns aspectos do trabalho do professor e do ofício do aluno no contexto das profundas transformações contemporâneas. O trabalho foi constituído a partir do apoio teórico em autores que discutem o tema e em estudos recentes que abordam as questões aqui levantadas. Sempre que possível ilustro com alguns aspectos da política educacional adotada em dois estados brasileiros, nomeadamente o estado de Goiás e o estado de São Paulo. A análise enfoca três dimensões. A primeira delas se refere às mudanças no papel do Estado e suas repercussões sobre o campo educativo, enfocando o movimento de ‘responsabilização’ e ‘desresponsabilização’ e a gestão. A segunda diz respeito ao trabalho do professor, destacando a formação, as condições de trabalho e o sentido de ensinar na atualidade. A terceira trata especificamente do aluno e das novas situações com que este vem se defrontando, particularmente na sua conversão em cliente ou consumidor, bem como ao universo de exigências do mercado de trabalho e sua repercussão na escola. Finalizando, levanto a hipótese de que o conjunto dos processos a que a educação escolar vem sendo submetida em uma sociedade crescentemente regida pelo lucro pode levar a mudanças significativas nos sentidos da docência e na ética que orienta o trabalho do professor. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1480 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1480/1125 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 10 Nr. 1 (2007) Olhar de Professor; Vol. 10 No. 1 (2007) Olhar de Professor; Vol. 10 Núm. 1 (2007) Olhar de Professor; Vol. 10 No. 1 (2007) Olhar de Professor; v. 10 n. 1 (2007) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495351705600 |