Trabalho docente: valorização ou intensificação e esvaziamento da profissão?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Élida Furtado
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Matos, Luís Alberto Lourenço, Zibetti, Marli Lúcia Tonatto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/7688
Resumo: O ensaio objetiva analisar o papel docente nas políticas educacionais de cunho neoliberal a partir da Psicologia Histórico-Cultural, discutindo a valorização do papel da educação escolar e do professor na formação humana como forma de enfrentamento à intensificação e esvaziamento do trabalho docente. A partir de autores que têm discutido a influência neoliberal nas políticas educacionais propõe o aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural como reflexão sobre possíveis formas de enfrentamento das ideologias neoliberais de desvalorização do papel docente. Portanto, identifica no primeiro momento o papel da educação e do professor nas políticas educacionais após os anos 1990 e, no segundo, apresenta algumas contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para pensar o papel contributivo da educação e do professor na formação humana.
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