UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Angela Meneghello
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Passos, Marinez Meneghello, Arruda, Sergio de Mello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505
Resumo: Nesta pesquisa de cunho qualitativo, objetivou-se caracterizar referências e autores que ancoram a aprendizagem da matemática atualmente no Brasil e, também, as referências e autores que fundamentam o campo da aprendizagem na área de Educação/Ensino. Os dados foram coletados a partir dos artigos publicados em seis revistas nacionais no triênio 2013-2015. Para o desenvolvimento dos procedimentos analíticos foi utilizada a Análise de Conteúdo. A primeira evidência a que se chegou foi que um pouco mais de um quarto dos artigos, publicados nas revistas selecionadas, enfatizaram a aprendizagem, ratificando a importância do tema na área educacional. Contudo, dos dados selecionados e do que foi levantado, pode-se observar que, atualmente, no Brasil, não existem, de forma geral, referências e nem autores que se destacam como representativos para a criação de um aporte teórico sobre aprendizagem na área de Educação Matemática e na área de Educação/Ensino. Acredita-se que essa divergência de referências e autores no campo da aprendizagem ocorre pelo fato de as pesquisas acontecerem em uma diversidade de contextos, em que cada um possui seu arcabouço teórico para estudar a aprendizagem.
id UEPG-31_9a662d9e491e598b728ae39042a6eef5
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/13505
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINOTeorias de aprendizagemEducação MatemáticaEducaçãoEnsinoAnálise de ConteúdoNesta pesquisa de cunho qualitativo, objetivou-se caracterizar referências e autores que ancoram a aprendizagem da matemática atualmente no Brasil e, também, as referências e autores que fundamentam o campo da aprendizagem na área de Educação/Ensino. Os dados foram coletados a partir dos artigos publicados em seis revistas nacionais no triênio 2013-2015. Para o desenvolvimento dos procedimentos analíticos foi utilizada a Análise de Conteúdo. A primeira evidência a que se chegou foi que um pouco mais de um quarto dos artigos, publicados nas revistas selecionadas, enfatizaram a aprendizagem, ratificando a importância do tema na área educacional. Contudo, dos dados selecionados e do que foi levantado, pode-se observar que, atualmente, no Brasil, não existem, de forma geral, referências e nem autores que se destacam como representativos para a criação de um aporte teórico sobre aprendizagem na área de Educação Matemática e na área de Educação/Ensino. Acredita-se que essa divergência de referências e autores no campo da aprendizagem ocorre pelo fato de as pesquisas acontecerem em uma diversidade de contextos, em que cada um possui seu arcabouço teórico para estudar a aprendizagem.Editora UEPG2019-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1350510.5212/OlharProfr.v.21i1.0006Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 1 (2018); 75-89Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 75-89Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 1 (2018); 75-89Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 75-89Olhar de Professor; v. 21 n. 1 (2018); 75-891984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505/209209210939https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505/209209212559https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505/209209216061https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505/209209216062https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505/209209216173Copyright (c) 2019 Angela Meneghello Passos, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arrudainfo:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Angela MeneghelloPassos, Marinez MeneghelloArruda, Sergio de Mello2022-01-18T10:52:00Zoai:uepg.br:article/13505Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-18T10:52Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINO
title UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINO
spellingShingle UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINO
Passos, Angela Meneghello
Teorias de aprendizagem
Educação Matemática
Educação
Ensino
Análise de Conteúdo
title_short UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINO
title_full UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINO
title_fullStr UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINO
title_full_unstemmed UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINO
title_sort UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINO
author Passos, Angela Meneghello
author_facet Passos, Angela Meneghello
Passos, Marinez Meneghello
Arruda, Sergio de Mello
author_role author
author2 Passos, Marinez Meneghello
Arruda, Sergio de Mello
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Angela Meneghello
Passos, Marinez Meneghello
Arruda, Sergio de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Teorias de aprendizagem
Educação Matemática
Educação
Ensino
Análise de Conteúdo
topic Teorias de aprendizagem
Educação Matemática
Educação
Ensino
Análise de Conteúdo
description Nesta pesquisa de cunho qualitativo, objetivou-se caracterizar referências e autores que ancoram a aprendizagem da matemática atualmente no Brasil e, também, as referências e autores que fundamentam o campo da aprendizagem na área de Educação/Ensino. Os dados foram coletados a partir dos artigos publicados em seis revistas nacionais no triênio 2013-2015. Para o desenvolvimento dos procedimentos analíticos foi utilizada a Análise de Conteúdo. A primeira evidência a que se chegou foi que um pouco mais de um quarto dos artigos, publicados nas revistas selecionadas, enfatizaram a aprendizagem, ratificando a importância do tema na área educacional. Contudo, dos dados selecionados e do que foi levantado, pode-se observar que, atualmente, no Brasil, não existem, de forma geral, referências e nem autores que se destacam como representativos para a criação de um aporte teórico sobre aprendizagem na área de Educação Matemática e na área de Educação/Ensino. Acredita-se que essa divergência de referências e autores no campo da aprendizagem ocorre pelo fato de as pesquisas acontecerem em uma diversidade de contextos, em que cada um possui seu arcabouço teórico para estudar a aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505
10.5212/OlharProfr.v.21i1.0006
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.21i1.0006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505/209209210939
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505/209209212559
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505/209209216061
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505/209209216062
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505/209209216173
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Angela Meneghello Passos, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Angela Meneghello Passos, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 1 (2018); 75-89
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 75-89
Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 1 (2018); 75-89
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 75-89
Olhar de Professor; v. 21 n. 1 (2018); 75-89
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496737923072