UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505 |
Resumo: | Nesta pesquisa de cunho qualitativo, objetivou-se caracterizar referências e autores que ancoram a aprendizagem da matemática atualmente no Brasil e, também, as referências e autores que fundamentam o campo da aprendizagem na área de Educação/Ensino. Os dados foram coletados a partir dos artigos publicados em seis revistas nacionais no triênio 2013-2015. Para o desenvolvimento dos procedimentos analíticos foi utilizada a Análise de Conteúdo. A primeira evidência a que se chegou foi que um pouco mais de um quarto dos artigos, publicados nas revistas selecionadas, enfatizaram a aprendizagem, ratificando a importância do tema na área educacional. Contudo, dos dados selecionados e do que foi levantado, pode-se observar que, atualmente, no Brasil, não existem, de forma geral, referências e nem autores que se destacam como representativos para a criação de um aporte teórico sobre aprendizagem na área de Educação Matemática e na área de Educação/Ensino. Acredita-se que essa divergência de referências e autores no campo da aprendizagem ocorre pelo fato de as pesquisas acontecerem em uma diversidade de contextos, em que cada um possui seu arcabouço teórico para estudar a aprendizagem. |
id |
UEPG-31_9a662d9e491e598b728ae39042a6eef5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/13505 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINOTeorias de aprendizagemEducação MatemáticaEducaçãoEnsinoAnálise de ConteúdoNesta pesquisa de cunho qualitativo, objetivou-se caracterizar referências e autores que ancoram a aprendizagem da matemática atualmente no Brasil e, também, as referências e autores que fundamentam o campo da aprendizagem na área de Educação/Ensino. Os dados foram coletados a partir dos artigos publicados em seis revistas nacionais no triênio 2013-2015. Para o desenvolvimento dos procedimentos analíticos foi utilizada a Análise de Conteúdo. A primeira evidência a que se chegou foi que um pouco mais de um quarto dos artigos, publicados nas revistas selecionadas, enfatizaram a aprendizagem, ratificando a importância do tema na área educacional. Contudo, dos dados selecionados e do que foi levantado, pode-se observar que, atualmente, no Brasil, não existem, de forma geral, referências e nem autores que se destacam como representativos para a criação de um aporte teórico sobre aprendizagem na área de Educação Matemática e na área de Educação/Ensino. Acredita-se que essa divergência de referências e autores no campo da aprendizagem ocorre pelo fato de as pesquisas acontecerem em uma diversidade de contextos, em que cada um possui seu arcabouço teórico para estudar a aprendizagem.Editora UEPG2019-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1350510.5212/OlharProfr.v.21i1.0006Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 1 (2018); 75-89Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 75-89Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 1 (2018); 75-89Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 75-89Olhar de Professor; v. 21 n. 1 (2018); 75-891984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505/209209210939https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505/209209212559https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505/209209216061https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505/209209216062https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505/209209216173Copyright (c) 2019 Angela Meneghello Passos, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arrudainfo:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Angela MeneghelloPassos, Marinez MeneghelloArruda, Sergio de Mello2022-01-18T10:52:00Zoai:uepg.br:article/13505Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-18T10:52Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINO |
title |
UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINO |
spellingShingle |
UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINO Passos, Angela Meneghello Teorias de aprendizagem Educação Matemática Educação Ensino Análise de Conteúdo |
title_short |
UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINO |
title_full |
UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINO |
title_fullStr |
UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINO |
title_full_unstemmed |
UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINO |
title_sort |
UM ESTUDO SOBRE TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO/ENSINO |
author |
Passos, Angela Meneghello |
author_facet |
Passos, Angela Meneghello Passos, Marinez Meneghello Arruda, Sergio de Mello |
author_role |
author |
author2 |
Passos, Marinez Meneghello Arruda, Sergio de Mello |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passos, Angela Meneghello Passos, Marinez Meneghello Arruda, Sergio de Mello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teorias de aprendizagem Educação Matemática Educação Ensino Análise de Conteúdo |
topic |
Teorias de aprendizagem Educação Matemática Educação Ensino Análise de Conteúdo |
description |
Nesta pesquisa de cunho qualitativo, objetivou-se caracterizar referências e autores que ancoram a aprendizagem da matemática atualmente no Brasil e, também, as referências e autores que fundamentam o campo da aprendizagem na área de Educação/Ensino. Os dados foram coletados a partir dos artigos publicados em seis revistas nacionais no triênio 2013-2015. Para o desenvolvimento dos procedimentos analíticos foi utilizada a Análise de Conteúdo. A primeira evidência a que se chegou foi que um pouco mais de um quarto dos artigos, publicados nas revistas selecionadas, enfatizaram a aprendizagem, ratificando a importância do tema na área educacional. Contudo, dos dados selecionados e do que foi levantado, pode-se observar que, atualmente, no Brasil, não existem, de forma geral, referências e nem autores que se destacam como representativos para a criação de um aporte teórico sobre aprendizagem na área de Educação Matemática e na área de Educação/Ensino. Acredita-se que essa divergência de referências e autores no campo da aprendizagem ocorre pelo fato de as pesquisas acontecerem em uma diversidade de contextos, em que cada um possui seu arcabouço teórico para estudar a aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505 10.5212/OlharProfr.v.21i1.0006 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.21i1.0006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505/209209210939 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505/209209212559 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505/209209216061 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505/209209216062 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13505/209209216173 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Angela Meneghello Passos, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Angela Meneghello Passos, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml application/zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 1 (2018); 75-89 Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 75-89 Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 1 (2018); 75-89 Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 75-89 Olhar de Professor; v. 21 n. 1 (2018); 75-89 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496737923072 |