CORPO HUMANO UM ARTEFATO CULTURAL NO CURRÍCULO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO TERRITÓRIO FEDERAL DO ACRE: GÊNERO, CIVILIDADE – CIVISMO – MORAL
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Data de Publicação: | 2019 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14183 |
Resumo: | Este trabalho visa analisar o funcionamento dos mecanismos de legitimação do tema corpo humano, nocurrículo do ensino de ciências da escola primária, no Território Federal do Acre, de 1910 até 1939. Mobilizouseos aportes da História Cultural, a pesquisa documental, a análise de conteúdo, a técnica snowball e entrevistasem profundidade com professoras. As fontes documentais utilizadas: programas de ensino, regulamentos defuncionamento do ensino primário, fotografias, gravuras, notícias e artigos sobre educação em jornais da época. Aconstrução e abordagem das séries documentais e a análise foram mediadas pelo conceito de representação social. Asrepresentações sobre o corpo, erigidas sob um viés antropocêntrico e uma linguagem androcêntrica, encontravamsesubjacentes aos modos diversificados da escolarização do Território Federal do Acre, e, consubstanciou o temacorpo humano como artefato cultural, no eixo civilidade – civismo – moral, para produzir o brasileiro e a brasileiraacreanos. |
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CORPO HUMANO UM ARTEFATO CULTURAL NO CURRÍCULO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO TERRITÓRIO FEDERAL DO ACRE: GÊNERO, CIVILIDADE – CIVISMO – MORALGênero. Ensino de ciências. Corpo humano.Este trabalho visa analisar o funcionamento dos mecanismos de legitimação do tema corpo humano, nocurrículo do ensino de ciências da escola primária, no Território Federal do Acre, de 1910 até 1939. Mobilizouseos aportes da História Cultural, a pesquisa documental, a análise de conteúdo, a técnica snowball e entrevistasem profundidade com professoras. As fontes documentais utilizadas: programas de ensino, regulamentos defuncionamento do ensino primário, fotografias, gravuras, notícias e artigos sobre educação em jornais da época. Aconstrução e abordagem das séries documentais e a análise foram mediadas pelo conceito de representação social. Asrepresentações sobre o corpo, erigidas sob um viés antropocêntrico e uma linguagem androcêntrica, encontravamsesubjacentes aos modos diversificados da escolarização do Território Federal do Acre, e, consubstanciou o temacorpo humano como artefato cultural, no eixo civilidade – civismo – moral, para produzir o brasileiro e a brasileiraacreanos.Editora UEPG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1418310.5212/OlharProfr.v.21i2.0002Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 199 - 208Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 199 - 208Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 199 - 208Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 199 - 208Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 199 - 2081984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14183/209209211290https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14183/209209215995https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14183/209209215996https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14183/209209216154Copyright (c) 2019 Murilena Pinheiro de Almeida, Marco Antonio Leandro Barzano, Cleyde Oliveira de Castro, Cenair Felini Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Murilena Pinheiro deBarzano, Marco Antonio LeandroCastro, Cleyde Oliveira deSoares, Cenair Felini2022-01-17T10:17:25Zoai:uepg.br:article/14183Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-17T10:17:25Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
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