CORPO HUMANO UM ARTEFATO CULTURAL NO CURRÍCULO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO TERRITÓRIO FEDERAL DO ACRE: GÊNERO, CIVILIDADE – CIVISMO – MORAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Murilena Pinheiro de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barzano, Marco Antonio Leandro, Castro, Cleyde Oliveira de, Soares, Cenair Felini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14183
Resumo: Este trabalho visa analisar o funcionamento dos mecanismos de legitimação do tema corpo humano, nocurrículo do ensino de ciências da escola primária, no Território Federal do Acre, de 1910 até 1939. Mobilizouseos aportes da História Cultural, a pesquisa documental, a análise de conteúdo, a técnica snowball e entrevistasem profundidade com professoras. As fontes documentais utilizadas: programas de ensino, regulamentos defuncionamento do ensino primário, fotografias, gravuras, notícias e artigos sobre educação em jornais da época. Aconstrução e abordagem das séries documentais e a análise foram mediadas pelo conceito de representação social. Asrepresentações sobre o corpo, erigidas sob um viés antropocêntrico e uma linguagem androcêntrica, encontravamsesubjacentes aos modos diversificados da escolarização do Território Federal do Acre, e, consubstanciou o temacorpo humano como artefato cultural, no eixo civilidade – civismo – moral, para produzir o brasileiro e a brasileiraacreanos.
id UEPG-31_9b6028131184ee430e793f2ffcbc7a47
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/14183
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling CORPO HUMANO UM ARTEFATO CULTURAL NO CURRÍCULO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO TERRITÓRIO FEDERAL DO ACRE: GÊNERO, CIVILIDADE – CIVISMO – MORALGênero. Ensino de ciências. Corpo humano.Este trabalho visa analisar o funcionamento dos mecanismos de legitimação do tema corpo humano, nocurrículo do ensino de ciências da escola primária, no Território Federal do Acre, de 1910 até 1939. Mobilizouseos aportes da História Cultural, a pesquisa documental, a análise de conteúdo, a técnica snowball e entrevistasem profundidade com professoras. As fontes documentais utilizadas: programas de ensino, regulamentos defuncionamento do ensino primário, fotografias, gravuras, notícias e artigos sobre educação em jornais da época. Aconstrução e abordagem das séries documentais e a análise foram mediadas pelo conceito de representação social. Asrepresentações sobre o corpo, erigidas sob um viés antropocêntrico e uma linguagem androcêntrica, encontravamsesubjacentes aos modos diversificados da escolarização do Território Federal do Acre, e, consubstanciou o temacorpo humano como artefato cultural, no eixo civilidade – civismo – moral, para produzir o brasileiro e a brasileiraacreanos.Editora UEPG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1418310.5212/OlharProfr.v.21i2.0002Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 199 - 208Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 199 - 208Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 199 - 208Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 199 - 208Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 199 - 2081984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14183/209209211290https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14183/209209215995https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14183/209209215996https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14183/209209216154Copyright (c) 2019 Murilena Pinheiro de Almeida, Marco Antonio Leandro Barzano, Cleyde Oliveira de Castro, Cenair Felini Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Murilena Pinheiro deBarzano, Marco Antonio LeandroCastro, Cleyde Oliveira deSoares, Cenair Felini2022-01-17T10:17:25Zoai:uepg.br:article/14183Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-17T10:17:25Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv CORPO HUMANO UM ARTEFATO CULTURAL NO CURRÍCULO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO TERRITÓRIO FEDERAL DO ACRE: GÊNERO, CIVILIDADE – CIVISMO – MORAL
title CORPO HUMANO UM ARTEFATO CULTURAL NO CURRÍCULO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO TERRITÓRIO FEDERAL DO ACRE: GÊNERO, CIVILIDADE – CIVISMO – MORAL
spellingShingle CORPO HUMANO UM ARTEFATO CULTURAL NO CURRÍCULO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO TERRITÓRIO FEDERAL DO ACRE: GÊNERO, CIVILIDADE – CIVISMO – MORAL
Almeida, Murilena Pinheiro de
Gênero. Ensino de ciências. Corpo humano.
title_short CORPO HUMANO UM ARTEFATO CULTURAL NO CURRÍCULO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO TERRITÓRIO FEDERAL DO ACRE: GÊNERO, CIVILIDADE – CIVISMO – MORAL
title_full CORPO HUMANO UM ARTEFATO CULTURAL NO CURRÍCULO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO TERRITÓRIO FEDERAL DO ACRE: GÊNERO, CIVILIDADE – CIVISMO – MORAL
title_fullStr CORPO HUMANO UM ARTEFATO CULTURAL NO CURRÍCULO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO TERRITÓRIO FEDERAL DO ACRE: GÊNERO, CIVILIDADE – CIVISMO – MORAL
title_full_unstemmed CORPO HUMANO UM ARTEFATO CULTURAL NO CURRÍCULO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO TERRITÓRIO FEDERAL DO ACRE: GÊNERO, CIVILIDADE – CIVISMO – MORAL
title_sort CORPO HUMANO UM ARTEFATO CULTURAL NO CURRÍCULO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO TERRITÓRIO FEDERAL DO ACRE: GÊNERO, CIVILIDADE – CIVISMO – MORAL
author Almeida, Murilena Pinheiro de
author_facet Almeida, Murilena Pinheiro de
Barzano, Marco Antonio Leandro
Castro, Cleyde Oliveira de
Soares, Cenair Felini
author_role author
author2 Barzano, Marco Antonio Leandro
Castro, Cleyde Oliveira de
Soares, Cenair Felini
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Murilena Pinheiro de
Barzano, Marco Antonio Leandro
Castro, Cleyde Oliveira de
Soares, Cenair Felini
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero. Ensino de ciências. Corpo humano.
topic Gênero. Ensino de ciências. Corpo humano.
description Este trabalho visa analisar o funcionamento dos mecanismos de legitimação do tema corpo humano, nocurrículo do ensino de ciências da escola primária, no Território Federal do Acre, de 1910 até 1939. Mobilizouseos aportes da História Cultural, a pesquisa documental, a análise de conteúdo, a técnica snowball e entrevistasem profundidade com professoras. As fontes documentais utilizadas: programas de ensino, regulamentos defuncionamento do ensino primário, fotografias, gravuras, notícias e artigos sobre educação em jornais da época. Aconstrução e abordagem das séries documentais e a análise foram mediadas pelo conceito de representação social. Asrepresentações sobre o corpo, erigidas sob um viés antropocêntrico e uma linguagem androcêntrica, encontravamsesubjacentes aos modos diversificados da escolarização do Território Federal do Acre, e, consubstanciou o temacorpo humano como artefato cultural, no eixo civilidade – civismo – moral, para produzir o brasileiro e a brasileiraacreanos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14183
10.5212/OlharProfr.v.21i2.0002
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14183
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.21i2.0002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14183/209209211290
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14183/209209215995
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14183/209209215996
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14183/209209216154
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 199 - 208
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 199 - 208
Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 199 - 208
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 199 - 208
Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 199 - 208
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496844877824