Relações entre família e escola no desenvolvimento de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/19826 |
Resumo: | Este artigo discute as vivências e expectativas maternas sobre a escola e o desenvolvimento de crianças com deficiência múltipla decorrente da Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV). Uma pesquisa qualitativa foi realizada com base em entrevistas semiestruturadas com quatro mães de crianças com SCZV residentes em municípios da Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. O artigo argumenta que o acesso à Educação Infantil em turmas comuns contribuiu para o desenvolvimento das crianças. Também, foi verificado que, em complemento às ações desenvolvidas pelos professores na escola, as mães desempenharam um papel importante ao estimularem a funcionalidade das crianças em casa. Sendo assim, conhecer as concepções maternas se mostra relevante, visto que estas podem contribuir para práticas inclusivas, favorecendo a participação da criança com SCZV nas atividades escolares, e consequentemente, melhorando a sua qualidade de vida. |
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Relações entre família e escola no desenvolvimento de crianças com Síndrome Congênita do Zika VírusSíndrome Congênita do Zika Vírus. Relação família e escola. Educação Inclusiva.Congenital Zika Virus Syndrome. Family-school relationship. Inclusive Education.Síndrome Congénito por el Virus del Zika. Relación familia y escuela. Educación inclusiva.Este artigo discute as vivências e expectativas maternas sobre a escola e o desenvolvimento de crianças com deficiência múltipla decorrente da Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV). Uma pesquisa qualitativa foi realizada com base em entrevistas semiestruturadas com quatro mães de crianças com SCZV residentes em municípios da Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. O artigo argumenta que o acesso à Educação Infantil em turmas comuns contribuiu para o desenvolvimento das crianças. Também, foi verificado que, em complemento às ações desenvolvidas pelos professores na escola, as mães desempenharam um papel importante ao estimularem a funcionalidade das crianças em casa. Sendo assim, conhecer as concepções maternas se mostra relevante, visto que estas podem contribuir para práticas inclusivas, favorecendo a participação da criança com SCZV nas atividades escolares, e consequentemente, melhorando a sua qualidade de vida.Editora UEPG2021-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPDF textTexto PDFTexto PDFapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1982610.5212/OlharProfr.v.24.19826.092Olhar de Professor; Bd. 24 (2021): Publicação Contínua; 1-17Olhar de Professor; Vol. 24 (2021): Continuous Publishing; 1-17Olhar de Professor; Vol. 24 (2021): Publicación Continua; 1-17Olhar de Professor; Vol. 24 (2021): Publicação Contínua; 1-17Olhar de Professor; v. 24 (2021): Publicação Contínua; 1-171984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/19826/209209215788Copyright (c) 2021 Érica Costa Vliese Zichtl Campos, Márcia Denise Pletsch, Camyla Antonioliinfo:eu-repo/semantics/openAccess Antonioli, CamylaCampos, Érica Costa Vliese ZichtlPletsch, Márcia Denise2021-12-21T21:51:41Zoai:uepg.br:article/19826Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-12-21T21:51:41Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
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