DISCUTINDO A PRÁTICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS/AS E A ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (DISCUSSING THE PRACTICE OF THE STUDENTS SELECTION AND THE GROUPS ORGANIZATION IN THE CHILD EDUCATION SCHOOL) - Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho, Rodrigo Saballa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1523
Resumo: O trabalho aborda parte dos resultados obtidos em uma pesquisa de inspiração etnográfica que, a partir dos Estudos Culturais em Educação e das contribuições dos Estudos desenvolvidos por Michel Foucault, procurou discutir e problematizar práticas escolares e o disciplinamento dos corpos no interior de uma Escola Municipal de Educação Infantil. Para tal discussão, foram analisados os aspectos disciplinares a partir da ênfase pedagógica em que o disciplinamento visa, sobretudo, à normalização de certos comportamentos. Reconhecendo que os estabelecimentos de Educação Infantil encontram-se implicados nos processos de objetivação e subjetivação dos indivíduos, problematizou-se a prática escolar de seleção de alunos/as e a organização das turmas na Educação Infantil, já que a mesma incide no disciplinamento dos corpos infantis. Nessa perspectiva, no decorrer das discussões deu-se destaque à produção das crianças e de suas capacidades, através da análise dos efeitos da prática de seleção enquanto mecanismo disciplinar. Nesse sentido, evidenciou-se a lógica disciplinar que movimenta a prática escolar de seleção de alunos/as e a organização das turmas operacionalizada na escola de educação infantil pesquisada. Sendo assim, é possível dizer que se a perspectiva de que as práticas escolares são “produzidas” for assumida, é possível desnaturalizá-las, repensá-las, reinventá-las, experimentando outras posições de sujeito, outros modos de agir e de pensar.   Palavras-chave: Educação Infantil. Práticas escolares. Seleção de crianças.   This work approaches part of the results acquired in research of an ethnographic inspiration, that, from the Cultural Studies in Education and the contributions of the Studies developed by Michel Foucault, tried to discuss and problematize school practices and the discipline of the bodies in a Municipal Child Education School interior. For such discussion, the disciplinary aspects were analyzed since the pedagogical emphasis in which discipline aims, above all, the normalization of certain behaviors. By recognizing that the Child Education facilities are found implicated in the individuals objetivation and subjetivation processes, the school practice of the students selection and the groups organization in the Child Education is problematic, once the same shines on the discipline of the children bodies. In this perspective, throughout the discussions, it is detached the children’s production and their abilities, by the effects analysis of the selection practice as a disciplinary mechanism. In this sense, the discipline logic is shown up which moves the school practice of the students selection and the groups organization managed in the child education school researched. Therefore, it is possible to mention that, if we assume that the school practices perspective are “produced”, it is also possible to denaturalize them, rethink them, reinvent them, experiencing other subject positions, other ways of acting and thinking.   Keywords: Child Education. School practices. Children’s selection.
id UEPG-31_b97433bfe5f4579bd20bb6aa131a8310
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1523
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling DISCUTINDO A PRÁTICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS/AS E A ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (DISCUSSING THE PRACTICE OF THE STUDENTS SELECTION AND THE GROUPS ORGANIZATION IN THE CHILD EDUCATION SCHOOL) - Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293Educação InfantilPráticas escolaresSeleção de crianças O trabalho aborda parte dos resultados obtidos em uma pesquisa de inspiração etnográfica que, a partir dos Estudos Culturais em Educação e das contribuições dos Estudos desenvolvidos por Michel Foucault, procurou discutir e problematizar práticas escolares e o disciplinamento dos corpos no interior de uma Escola Municipal de Educação Infantil. Para tal discussão, foram analisados os aspectos disciplinares a partir da ênfase pedagógica em que o disciplinamento visa, sobretudo, à normalização de certos comportamentos. Reconhecendo que os estabelecimentos de Educação Infantil encontram-se implicados nos processos de objetivação e subjetivação dos indivíduos, problematizou-se a prática escolar de seleção de alunos/as e a organização das turmas na Educação Infantil, já que a mesma incide no disciplinamento dos corpos infantis. Nessa perspectiva, no decorrer das discussões deu-se destaque à produção das crianças e de suas capacidades, através da análise dos efeitos da prática de seleção enquanto mecanismo disciplinar. Nesse sentido, evidenciou-se a lógica disciplinar que movimenta a prática escolar de seleção de alunos/as e a organização das turmas operacionalizada na escola de educação infantil pesquisada. Sendo assim, é possível dizer que se a perspectiva de que as práticas escolares são “produzidas” for assumida, é possível desnaturalizá-las, repensá-las, reinventá-las, experimentando outras posições de sujeito, outros modos de agir e de pensar.   Palavras-chave: Educação Infantil. Práticas escolares. Seleção de crianças.   This work approaches part of the results acquired in research of an ethnographic inspiration, that, from the Cultural Studies in Education and the contributions of the Studies developed by Michel Foucault, tried to discuss and problematize school practices and the discipline of the bodies in a Municipal Child Education School interior. For such discussion, the disciplinary aspects were analyzed since the pedagogical emphasis in which discipline aims, above all, the normalization of certain behaviors. By recognizing that the Child Education facilities are found implicated in the individuals objetivation and subjetivation processes, the school practice of the students selection and the groups organization in the Child Education is problematic, once the same shines on the discipline of the children bodies. In this perspective, throughout the discussions, it is detached the children’s production and their abilities, by the effects analysis of the selection practice as a disciplinary mechanism. In this sense, the discipline logic is shown up which moves the school practice of the students selection and the groups organization managed in the child education school researched. Therefore, it is possible to mention that, if we assume that the school practices perspective are “produced”, it is also possible to denaturalize them, rethink them, reinvent them, experiencing other subject positions, other ways of acting and thinking.   Keywords: Child Education. School practices. Children’s selection.Editora UEPG2009-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/152310.5212/OlharProfr.v.11i2.275293Olhar de Professor; Bd. 11 Nr. 2 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 Núm. 2 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008)Olhar de Professor; v. 11 n. 2 (2008)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1523/1168de Carvalho, Rodrigo Saballainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-08T00:38:49Zoai:uepg.br:article/1523Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-03-08T00:38:49Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCUTINDO A PRÁTICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS/AS E A ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (DISCUSSING THE PRACTICE OF THE STUDENTS SELECTION AND THE GROUPS ORGANIZATION IN THE CHILD EDUCATION SCHOOL) - Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293
title DISCUTINDO A PRÁTICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS/AS E A ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (DISCUSSING THE PRACTICE OF THE STUDENTS SELECTION AND THE GROUPS ORGANIZATION IN THE CHILD EDUCATION SCHOOL) - Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293
spellingShingle DISCUTINDO A PRÁTICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS/AS E A ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (DISCUSSING THE PRACTICE OF THE STUDENTS SELECTION AND THE GROUPS ORGANIZATION IN THE CHILD EDUCATION SCHOOL) - Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293
de Carvalho, Rodrigo Saballa
Educação Infantil
Práticas escolares
Seleção de crianças
title_short DISCUTINDO A PRÁTICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS/AS E A ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (DISCUSSING THE PRACTICE OF THE STUDENTS SELECTION AND THE GROUPS ORGANIZATION IN THE CHILD EDUCATION SCHOOL) - Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293
title_full DISCUTINDO A PRÁTICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS/AS E A ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (DISCUSSING THE PRACTICE OF THE STUDENTS SELECTION AND THE GROUPS ORGANIZATION IN THE CHILD EDUCATION SCHOOL) - Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293
title_fullStr DISCUTINDO A PRÁTICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS/AS E A ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (DISCUSSING THE PRACTICE OF THE STUDENTS SELECTION AND THE GROUPS ORGANIZATION IN THE CHILD EDUCATION SCHOOL) - Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293
title_full_unstemmed DISCUTINDO A PRÁTICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS/AS E A ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (DISCUSSING THE PRACTICE OF THE STUDENTS SELECTION AND THE GROUPS ORGANIZATION IN THE CHILD EDUCATION SCHOOL) - Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293
title_sort DISCUTINDO A PRÁTICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS/AS E A ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (DISCUSSING THE PRACTICE OF THE STUDENTS SELECTION AND THE GROUPS ORGANIZATION IN THE CHILD EDUCATION SCHOOL) - Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293
author de Carvalho, Rodrigo Saballa
author_facet de Carvalho, Rodrigo Saballa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Carvalho, Rodrigo Saballa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Práticas escolares
Seleção de crianças
topic Educação Infantil
Práticas escolares
Seleção de crianças
description O trabalho aborda parte dos resultados obtidos em uma pesquisa de inspiração etnográfica que, a partir dos Estudos Culturais em Educação e das contribuições dos Estudos desenvolvidos por Michel Foucault, procurou discutir e problematizar práticas escolares e o disciplinamento dos corpos no interior de uma Escola Municipal de Educação Infantil. Para tal discussão, foram analisados os aspectos disciplinares a partir da ênfase pedagógica em que o disciplinamento visa, sobretudo, à normalização de certos comportamentos. Reconhecendo que os estabelecimentos de Educação Infantil encontram-se implicados nos processos de objetivação e subjetivação dos indivíduos, problematizou-se a prática escolar de seleção de alunos/as e a organização das turmas na Educação Infantil, já que a mesma incide no disciplinamento dos corpos infantis. Nessa perspectiva, no decorrer das discussões deu-se destaque à produção das crianças e de suas capacidades, através da análise dos efeitos da prática de seleção enquanto mecanismo disciplinar. Nesse sentido, evidenciou-se a lógica disciplinar que movimenta a prática escolar de seleção de alunos/as e a organização das turmas operacionalizada na escola de educação infantil pesquisada. Sendo assim, é possível dizer que se a perspectiva de que as práticas escolares são “produzidas” for assumida, é possível desnaturalizá-las, repensá-las, reinventá-las, experimentando outras posições de sujeito, outros modos de agir e de pensar.   Palavras-chave: Educação Infantil. Práticas escolares. Seleção de crianças.   This work approaches part of the results acquired in research of an ethnographic inspiration, that, from the Cultural Studies in Education and the contributions of the Studies developed by Michel Foucault, tried to discuss and problematize school practices and the discipline of the bodies in a Municipal Child Education School interior. For such discussion, the disciplinary aspects were analyzed since the pedagogical emphasis in which discipline aims, above all, the normalization of certain behaviors. By recognizing that the Child Education facilities are found implicated in the individuals objetivation and subjetivation processes, the school practice of the students selection and the groups organization in the Child Education is problematic, once the same shines on the discipline of the children bodies. In this perspective, throughout the discussions, it is detached the children’s production and their abilities, by the effects analysis of the selection practice as a disciplinary mechanism. In this sense, the discipline logic is shown up which moves the school practice of the students selection and the groups organization managed in the child education school researched. Therefore, it is possible to mention that, if we assume that the school practices perspective are “produced”, it is also possible to denaturalize them, rethink them, reinvent them, experiencing other subject positions, other ways of acting and thinking.   Keywords: Child Education. School practices. Children’s selection.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1523
10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1523
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1523/1168
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 11 Nr. 2 (2008)
Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008)
Olhar de Professor; Vol. 11 Núm. 2 (2008)
Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008)
Olhar de Professor; v. 11 n. 2 (2008)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495426154496