DISCUTINDO A PRÁTICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS/AS E A ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (DISCUSSING THE PRACTICE OF THE STUDENTS SELECTION AND THE GROUPS ORGANIZATION IN THE CHILD EDUCATION SCHOOL) - Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1523 |
Resumo: | O trabalho aborda parte dos resultados obtidos em uma pesquisa de inspiração etnográfica que, a partir dos Estudos Culturais em Educação e das contribuições dos Estudos desenvolvidos por Michel Foucault, procurou discutir e problematizar práticas escolares e o disciplinamento dos corpos no interior de uma Escola Municipal de Educação Infantil. Para tal discussão, foram analisados os aspectos disciplinares a partir da ênfase pedagógica em que o disciplinamento visa, sobretudo, à normalização de certos comportamentos. Reconhecendo que os estabelecimentos de Educação Infantil encontram-se implicados nos processos de objetivação e subjetivação dos indivíduos, problematizou-se a prática escolar de seleção de alunos/as e a organização das turmas na Educação Infantil, já que a mesma incide no disciplinamento dos corpos infantis. Nessa perspectiva, no decorrer das discussões deu-se destaque à produção das crianças e de suas capacidades, através da análise dos efeitos da prática de seleção enquanto mecanismo disciplinar. Nesse sentido, evidenciou-se a lógica disciplinar que movimenta a prática escolar de seleção de alunos/as e a organização das turmas operacionalizada na escola de educação infantil pesquisada. Sendo assim, é possível dizer que se a perspectiva de que as práticas escolares são “produzidas” for assumida, é possível desnaturalizá-las, repensá-las, reinventá-las, experimentando outras posições de sujeito, outros modos de agir e de pensar. Palavras-chave: Educação Infantil. Práticas escolares. Seleção de crianças. This work approaches part of the results acquired in research of an ethnographic inspiration, that, from the Cultural Studies in Education and the contributions of the Studies developed by Michel Foucault, tried to discuss and problematize school practices and the discipline of the bodies in a Municipal Child Education School interior. For such discussion, the disciplinary aspects were analyzed since the pedagogical emphasis in which discipline aims, above all, the normalization of certain behaviors. By recognizing that the Child Education facilities are found implicated in the individuals objetivation and subjetivation processes, the school practice of the students selection and the groups organization in the Child Education is problematic, once the same shines on the discipline of the children bodies. In this perspective, throughout the discussions, it is detached the children’s production and their abilities, by the effects analysis of the selection practice as a disciplinary mechanism. In this sense, the discipline logic is shown up which moves the school practice of the students selection and the groups organization managed in the child education school researched. Therefore, it is possible to mention that, if we assume that the school practices perspective are “produced”, it is also possible to denaturalize them, rethink them, reinvent them, experiencing other subject positions, other ways of acting and thinking. Keywords: Child Education. School practices. Children’s selection. |
id |
UEPG-31_b97433bfe5f4579bd20bb6aa131a8310 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1523 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCUTINDO A PRÁTICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS/AS E A ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (DISCUSSING THE PRACTICE OF THE STUDENTS SELECTION AND THE GROUPS ORGANIZATION IN THE CHILD EDUCATION SCHOOL) - Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293Educação InfantilPráticas escolaresSeleção de crianças O trabalho aborda parte dos resultados obtidos em uma pesquisa de inspiração etnográfica que, a partir dos Estudos Culturais em Educação e das contribuições dos Estudos desenvolvidos por Michel Foucault, procurou discutir e problematizar práticas escolares e o disciplinamento dos corpos no interior de uma Escola Municipal de Educação Infantil. Para tal discussão, foram analisados os aspectos disciplinares a partir da ênfase pedagógica em que o disciplinamento visa, sobretudo, à normalização de certos comportamentos. Reconhecendo que os estabelecimentos de Educação Infantil encontram-se implicados nos processos de objetivação e subjetivação dos indivíduos, problematizou-se a prática escolar de seleção de alunos/as e a organização das turmas na Educação Infantil, já que a mesma incide no disciplinamento dos corpos infantis. Nessa perspectiva, no decorrer das discussões deu-se destaque à produção das crianças e de suas capacidades, através da análise dos efeitos da prática de seleção enquanto mecanismo disciplinar. Nesse sentido, evidenciou-se a lógica disciplinar que movimenta a prática escolar de seleção de alunos/as e a organização das turmas operacionalizada na escola de educação infantil pesquisada. Sendo assim, é possível dizer que se a perspectiva de que as práticas escolares são “produzidas” for assumida, é possível desnaturalizá-las, repensá-las, reinventá-las, experimentando outras posições de sujeito, outros modos de agir e de pensar. Palavras-chave: Educação Infantil. Práticas escolares. Seleção de crianças. This work approaches part of the results acquired in research of an ethnographic inspiration, that, from the Cultural Studies in Education and the contributions of the Studies developed by Michel Foucault, tried to discuss and problematize school practices and the discipline of the bodies in a Municipal Child Education School interior. For such discussion, the disciplinary aspects were analyzed since the pedagogical emphasis in which discipline aims, above all, the normalization of certain behaviors. By recognizing that the Child Education facilities are found implicated in the individuals objetivation and subjetivation processes, the school practice of the students selection and the groups organization in the Child Education is problematic, once the same shines on the discipline of the children bodies. In this perspective, throughout the discussions, it is detached the children’s production and their abilities, by the effects analysis of the selection practice as a disciplinary mechanism. In this sense, the discipline logic is shown up which moves the school practice of the students selection and the groups organization managed in the child education school researched. Therefore, it is possible to mention that, if we assume that the school practices perspective are “produced”, it is also possible to denaturalize them, rethink them, reinvent them, experiencing other subject positions, other ways of acting and thinking. Keywords: Child Education. School practices. Children’s selection.Editora UEPG2009-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/152310.5212/OlharProfr.v.11i2.275293Olhar de Professor; Bd. 11 Nr. 2 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 Núm. 2 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008)Olhar de Professor; v. 11 n. 2 (2008)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1523/1168de Carvalho, Rodrigo Saballainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-08T00:38:49Zoai:uepg.br:article/1523Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-03-08T00:38:49Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCUTINDO A PRÁTICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS/AS E A ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (DISCUSSING THE PRACTICE OF THE STUDENTS SELECTION AND THE GROUPS ORGANIZATION IN THE CHILD EDUCATION SCHOOL) - Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293 |
title |
DISCUTINDO A PRÁTICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS/AS E A ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (DISCUSSING THE PRACTICE OF THE STUDENTS SELECTION AND THE GROUPS ORGANIZATION IN THE CHILD EDUCATION SCHOOL) - Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293 |
spellingShingle |
DISCUTINDO A PRÁTICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS/AS E A ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (DISCUSSING THE PRACTICE OF THE STUDENTS SELECTION AND THE GROUPS ORGANIZATION IN THE CHILD EDUCATION SCHOOL) - Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293 de Carvalho, Rodrigo Saballa Educação Infantil Práticas escolares Seleção de crianças |
title_short |
DISCUTINDO A PRÁTICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS/AS E A ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (DISCUSSING THE PRACTICE OF THE STUDENTS SELECTION AND THE GROUPS ORGANIZATION IN THE CHILD EDUCATION SCHOOL) - Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293 |
title_full |
DISCUTINDO A PRÁTICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS/AS E A ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (DISCUSSING THE PRACTICE OF THE STUDENTS SELECTION AND THE GROUPS ORGANIZATION IN THE CHILD EDUCATION SCHOOL) - Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293 |
title_fullStr |
DISCUTINDO A PRÁTICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS/AS E A ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (DISCUSSING THE PRACTICE OF THE STUDENTS SELECTION AND THE GROUPS ORGANIZATION IN THE CHILD EDUCATION SCHOOL) - Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293 |
title_full_unstemmed |
DISCUTINDO A PRÁTICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS/AS E A ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (DISCUSSING THE PRACTICE OF THE STUDENTS SELECTION AND THE GROUPS ORGANIZATION IN THE CHILD EDUCATION SCHOOL) - Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293 |
title_sort |
DISCUTINDO A PRÁTICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS/AS E A ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (DISCUSSING THE PRACTICE OF THE STUDENTS SELECTION AND THE GROUPS ORGANIZATION IN THE CHILD EDUCATION SCHOOL) - Doi:10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293 |
author |
de Carvalho, Rodrigo Saballa |
author_facet |
de Carvalho, Rodrigo Saballa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Carvalho, Rodrigo Saballa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Práticas escolares Seleção de crianças |
topic |
Educação Infantil Práticas escolares Seleção de crianças |
description |
O trabalho aborda parte dos resultados obtidos em uma pesquisa de inspiração etnográfica que, a partir dos Estudos Culturais em Educação e das contribuições dos Estudos desenvolvidos por Michel Foucault, procurou discutir e problematizar práticas escolares e o disciplinamento dos corpos no interior de uma Escola Municipal de Educação Infantil. Para tal discussão, foram analisados os aspectos disciplinares a partir da ênfase pedagógica em que o disciplinamento visa, sobretudo, à normalização de certos comportamentos. Reconhecendo que os estabelecimentos de Educação Infantil encontram-se implicados nos processos de objetivação e subjetivação dos indivíduos, problematizou-se a prática escolar de seleção de alunos/as e a organização das turmas na Educação Infantil, já que a mesma incide no disciplinamento dos corpos infantis. Nessa perspectiva, no decorrer das discussões deu-se destaque à produção das crianças e de suas capacidades, através da análise dos efeitos da prática de seleção enquanto mecanismo disciplinar. Nesse sentido, evidenciou-se a lógica disciplinar que movimenta a prática escolar de seleção de alunos/as e a organização das turmas operacionalizada na escola de educação infantil pesquisada. Sendo assim, é possível dizer que se a perspectiva de que as práticas escolares são “produzidas” for assumida, é possível desnaturalizá-las, repensá-las, reinventá-las, experimentando outras posições de sujeito, outros modos de agir e de pensar. Palavras-chave: Educação Infantil. Práticas escolares. Seleção de crianças. This work approaches part of the results acquired in research of an ethnographic inspiration, that, from the Cultural Studies in Education and the contributions of the Studies developed by Michel Foucault, tried to discuss and problematize school practices and the discipline of the bodies in a Municipal Child Education School interior. For such discussion, the disciplinary aspects were analyzed since the pedagogical emphasis in which discipline aims, above all, the normalization of certain behaviors. By recognizing that the Child Education facilities are found implicated in the individuals objetivation and subjetivation processes, the school practice of the students selection and the groups organization in the Child Education is problematic, once the same shines on the discipline of the children bodies. In this perspective, throughout the discussions, it is detached the children’s production and their abilities, by the effects analysis of the selection practice as a disciplinary mechanism. In this sense, the discipline logic is shown up which moves the school practice of the students selection and the groups organization managed in the child education school researched. Therefore, it is possible to mention that, if we assume that the school practices perspective are “produced”, it is also possible to denaturalize them, rethink them, reinvent them, experiencing other subject positions, other ways of acting and thinking. Keywords: Child Education. School practices. Children’s selection. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1523 10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1523 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.11i2.275293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1523/1168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 11 Nr. 2 (2008) Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008) Olhar de Professor; Vol. 11 Núm. 2 (2008) Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008) Olhar de Professor; v. 11 n. 2 (2008) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495426154496 |