O PROBLEMA DA INDISCIPLINA DOS ALUNOS: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pirola, Sandra Mara Fulco
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ferreira, Maria Cecília Carareto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1489
Resumo: No presente artigo discute-se a questão da indisciplina em sala de aula, alertando-se para o fato de que este fenômeno parece estar se constituindo em mais um argumento, entre outros, favorecedor da exclusão dos alunos na escola. A história da educação mostra que, em diferentes épocas, os professores idealizam e buscam a disciplina e a homogeneização em sala de aula. O discurso sobre o mau comportamento e a dificuldade de aprendizagem recai, muitas vezes, sobre os alunos e suas famílias, culminando em encaminhamentos diversos. Sobre a indisciplina, os professores apresentam uma visão limitada e restrita desse comportamento, o que exime a escola de qualquer responsabilidade sobre o problema. Essas atitudes denotam uma ausência de clareza de pressupostos, por parte de professores, em relação à função da escola e a visão que têm de sua ação pedagógica. Desse modo, entendendo a indisciplina como um traço constituído a partir das interações que se estabelecem no espaço social da escola, defende-se no texto o fato de que pensar sobre a indisciplina, é pensar na necessidade de se atuar na formação continuada de professores. Para tanto, apontam-se as situações grupais e compartilhadas pelos educadores e pesquisadores nas escolas como sendo um caminho propiciador de reflexões e mudanças. Somente a partir do conhecimento da epistemologia da prática profissional que desenvolvem, os professores poderão fazer uma leitura diferente e menos limitada de um problema tão desafiador como a indisciplina.
id UEPG-31_c882698ba4bfc36ebb8e7bbf5845226f
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1489
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling O PROBLEMA DA INDISCIPLINA DOS ALUNOS: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORESDisciplina/indisciplina dos alunosFormação de professoresDesenvolvimento profissionalNo presente artigo discute-se a questão da indisciplina em sala de aula, alertando-se para o fato de que este fenômeno parece estar se constituindo em mais um argumento, entre outros, favorecedor da exclusão dos alunos na escola. A história da educação mostra que, em diferentes épocas, os professores idealizam e buscam a disciplina e a homogeneização em sala de aula. O discurso sobre o mau comportamento e a dificuldade de aprendizagem recai, muitas vezes, sobre os alunos e suas famílias, culminando em encaminhamentos diversos. Sobre a indisciplina, os professores apresentam uma visão limitada e restrita desse comportamento, o que exime a escola de qualquer responsabilidade sobre o problema. Essas atitudes denotam uma ausência de clareza de pressupostos, por parte de professores, em relação à função da escola e a visão que têm de sua ação pedagógica. Desse modo, entendendo a indisciplina como um traço constituído a partir das interações que se estabelecem no espaço social da escola, defende-se no texto o fato de que pensar sobre a indisciplina, é pensar na necessidade de se atuar na formação continuada de professores. Para tanto, apontam-se as situações grupais e compartilhadas pelos educadores e pesquisadores nas escolas como sendo um caminho propiciador de reflexões e mudanças. Somente a partir do conhecimento da epistemologia da prática profissional que desenvolvem, os professores poderão fazer uma leitura diferente e menos limitada de um problema tão desafiador como a indisciplina.Editora UEPG2009-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1489Olhar de Professor; Bd. 10 Nr. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 Núm. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)Olhar de Professor; v. 10 n. 2 (2007)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1489/1134Pirola, Sandra Mara FulcoFerreira, Maria Cecília Cararetoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-16T16:56:38Zoai:uepg.br:article/1489Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-16T16:56:38Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROBLEMA DA INDISCIPLINA DOS ALUNOS: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
title O PROBLEMA DA INDISCIPLINA DOS ALUNOS: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
spellingShingle O PROBLEMA DA INDISCIPLINA DOS ALUNOS: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Pirola, Sandra Mara Fulco
Disciplina/indisciplina dos alunos
Formação de professores
Desenvolvimento profissional
title_short O PROBLEMA DA INDISCIPLINA DOS ALUNOS: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
title_full O PROBLEMA DA INDISCIPLINA DOS ALUNOS: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
title_fullStr O PROBLEMA DA INDISCIPLINA DOS ALUNOS: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
title_full_unstemmed O PROBLEMA DA INDISCIPLINA DOS ALUNOS: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
title_sort O PROBLEMA DA INDISCIPLINA DOS ALUNOS: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
author Pirola, Sandra Mara Fulco
author_facet Pirola, Sandra Mara Fulco
Ferreira, Maria Cecília Carareto
author_role author
author2 Ferreira, Maria Cecília Carareto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pirola, Sandra Mara Fulco
Ferreira, Maria Cecília Carareto
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplina/indisciplina dos alunos
Formação de professores
Desenvolvimento profissional
topic Disciplina/indisciplina dos alunos
Formação de professores
Desenvolvimento profissional
description No presente artigo discute-se a questão da indisciplina em sala de aula, alertando-se para o fato de que este fenômeno parece estar se constituindo em mais um argumento, entre outros, favorecedor da exclusão dos alunos na escola. A história da educação mostra que, em diferentes épocas, os professores idealizam e buscam a disciplina e a homogeneização em sala de aula. O discurso sobre o mau comportamento e a dificuldade de aprendizagem recai, muitas vezes, sobre os alunos e suas famílias, culminando em encaminhamentos diversos. Sobre a indisciplina, os professores apresentam uma visão limitada e restrita desse comportamento, o que exime a escola de qualquer responsabilidade sobre o problema. Essas atitudes denotam uma ausência de clareza de pressupostos, por parte de professores, em relação à função da escola e a visão que têm de sua ação pedagógica. Desse modo, entendendo a indisciplina como um traço constituído a partir das interações que se estabelecem no espaço social da escola, defende-se no texto o fato de que pensar sobre a indisciplina, é pensar na necessidade de se atuar na formação continuada de professores. Para tanto, apontam-se as situações grupais e compartilhadas pelos educadores e pesquisadores nas escolas como sendo um caminho propiciador de reflexões e mudanças. Somente a partir do conhecimento da epistemologia da prática profissional que desenvolvem, os professores poderão fazer uma leitura diferente e menos limitada de um problema tão desafiador como a indisciplina.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1489
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1489/1134
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 10 Nr. 2 (2007)
Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)
Olhar de Professor; Vol. 10 Núm. 2 (2007)
Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)
Olhar de Professor; v. 10 n. 2 (2007)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495365337088