FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: A TENSÃO ENTRE OS VALORES DA PROFISSÃO E OS VALORES DO MERCADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fávero, Altair Alberto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Consaltér, Evandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
DOI: 10.5212/OlharProfr.v.20i2.0002
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9838
Resumo: A internacionalização das políticas educacionais tem acarretado um fenômeno antagônico entre duas formas de conceber o processo educativo, ocasionando uma tensão entre o valor da profissão e o valor do mercado. De um lado, sobrepõem-se as necessidades das escolas, dos alunos e da comunidade. A educação, nesses termos, é entendida de caráter comum, com acesso aberto e inclusão social, com ênfase sobre a atribuição de recursos àqueles com maiores necessidades de aprendizagem. Do outro lado, atendendo aos interesses de órgãos como FMI, OCDE e Banco Mundial, prioriza-se a performance individual das escolas e dos alunos, com mecanismos de seleção e exclusão, visando atrair clientes, atingir metas, com privilégio de recursos àqueles considerados mais aptos. Diante desse contexto, emergem de forma acentuada projetos de formação “facilitada”, em curto prazo, de venda de pacotes formativos, de trabalhadores que atuam como freelance, como consultores em educação, agindo no intuito de potencializar resultados e qualificar indicadores externos, que funcionariam, em tese, como indicativos de qualidade.  Além de acarretar a perda de sentido e de identidade da profissão, esse processo também pode representar prejuízos de ordem qualitativa e quantitativa à educação e às políticas de formação de professores.
id UEPG-31_c892c5e0f6a6f35751e75c073975840e
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/9838
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
spelling FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: A TENSÃO ENTRE OS VALORES DA PROFISSÃO E OS VALORES DO MERCADOPolíticas educacionais. Internacionalização. Identidade e formação docente.Formação de professoresA internacionalização das políticas educacionais tem acarretado um fenômeno antagônico entre duas formas de conceber o processo educativo, ocasionando uma tensão entre o valor da profissão e o valor do mercado. De um lado, sobrepõem-se as necessidades das escolas, dos alunos e da comunidade. A educação, nesses termos, é entendida de caráter comum, com acesso aberto e inclusão social, com ênfase sobre a atribuição de recursos àqueles com maiores necessidades de aprendizagem. Do outro lado, atendendo aos interesses de órgãos como FMI, OCDE e Banco Mundial, prioriza-se a performance individual das escolas e dos alunos, com mecanismos de seleção e exclusão, visando atrair clientes, atingir metas, com privilégio de recursos àqueles considerados mais aptos. Diante desse contexto, emergem de forma acentuada projetos de formação “facilitada”, em curto prazo, de venda de pacotes formativos, de trabalhadores que atuam como freelance, como consultores em educação, agindo no intuito de potencializar resultados e qualificar indicadores externos, que funcionariam, em tese, como indicativos de qualidade.  Além de acarretar a perda de sentido e de identidade da profissão, esse processo também pode representar prejuízos de ordem qualitativa e quantitativa à educação e às políticas de formação de professores.Editora UEPG2019-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionanálise teóricaapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/983810.5212/OlharProfr.v.20i2.0002Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 2 (2017); 192-201Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 192-201Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 2 (2017); 192-201Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 192-201Olhar de Professor; v. 20 n. 2 (2017); 192-2011984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9838/209209210894https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9838/209209216082https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9838/209209216083https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9838/209209216108Copyright (c) 2019 Altair Alberto Fávero, Evandro Consaltérinfo:eu-repo/semantics/openAccessFávero, Altair AlbertoConsaltér, Evandro2021-12-30T21:53:23Zoai:uepg.br:article/9838Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-12-30T21:53:23Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: A TENSÃO ENTRE OS VALORES DA PROFISSÃO E OS VALORES DO MERCADO
title FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: A TENSÃO ENTRE OS VALORES DA PROFISSÃO E OS VALORES DO MERCADO
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: A TENSÃO ENTRE OS VALORES DA PROFISSÃO E OS VALORES DO MERCADO
FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: A TENSÃO ENTRE OS VALORES DA PROFISSÃO E OS VALORES DO MERCADO
Fávero, Altair Alberto
Políticas educacionais. Internacionalização. Identidade e formação docente.
Formação de professores
Fávero, Altair Alberto
Políticas educacionais. Internacionalização. Identidade e formação docente.
Formação de professores
title_short FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: A TENSÃO ENTRE OS VALORES DA PROFISSÃO E OS VALORES DO MERCADO
title_full FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: A TENSÃO ENTRE OS VALORES DA PROFISSÃO E OS VALORES DO MERCADO
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: A TENSÃO ENTRE OS VALORES DA PROFISSÃO E OS VALORES DO MERCADO
FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: A TENSÃO ENTRE OS VALORES DA PROFISSÃO E OS VALORES DO MERCADO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: A TENSÃO ENTRE OS VALORES DA PROFISSÃO E OS VALORES DO MERCADO
FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: A TENSÃO ENTRE OS VALORES DA PROFISSÃO E OS VALORES DO MERCADO
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: A TENSÃO ENTRE OS VALORES DA PROFISSÃO E OS VALORES DO MERCADO
author Fávero, Altair Alberto
author_facet Fávero, Altair Alberto
Fávero, Altair Alberto
Consaltér, Evandro
Consaltér, Evandro
author_role author
author2 Consaltér, Evandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fávero, Altair Alberto
Consaltér, Evandro
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educacionais. Internacionalização. Identidade e formação docente.
Formação de professores
topic Políticas educacionais. Internacionalização. Identidade e formação docente.
Formação de professores
description A internacionalização das políticas educacionais tem acarretado um fenômeno antagônico entre duas formas de conceber o processo educativo, ocasionando uma tensão entre o valor da profissão e o valor do mercado. De um lado, sobrepõem-se as necessidades das escolas, dos alunos e da comunidade. A educação, nesses termos, é entendida de caráter comum, com acesso aberto e inclusão social, com ênfase sobre a atribuição de recursos àqueles com maiores necessidades de aprendizagem. Do outro lado, atendendo aos interesses de órgãos como FMI, OCDE e Banco Mundial, prioriza-se a performance individual das escolas e dos alunos, com mecanismos de seleção e exclusão, visando atrair clientes, atingir metas, com privilégio de recursos àqueles considerados mais aptos. Diante desse contexto, emergem de forma acentuada projetos de formação “facilitada”, em curto prazo, de venda de pacotes formativos, de trabalhadores que atuam como freelance, como consultores em educação, agindo no intuito de potencializar resultados e qualificar indicadores externos, que funcionariam, em tese, como indicativos de qualidade.  Além de acarretar a perda de sentido e de identidade da profissão, esse processo também pode representar prejuízos de ordem qualitativa e quantitativa à educação e às políticas de formação de professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
análise teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9838
10.5212/OlharProfr.v.20i2.0002
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9838
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.20i2.0002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9838/209209210894
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9838/209209216082
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9838/209209216083
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9838/209209216108
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Altair Alberto Fávero, Evandro Consaltér
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Altair Alberto Fávero, Evandro Consaltér
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 2 (2017); 192-201
Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 192-201
Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 2 (2017); 192-201
Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 192-201
Olhar de Professor; v. 20 n. 2 (2017); 192-201
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1822178716798681088
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.20i2.0002