A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão:o caso do estágio de docência na pós-graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1441 |
Resumo: | Neste texto discutimos a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como um princípio orientador da qualidade da produção universitária. Embora reconheçamos a importância de articulações duais, o que defendemos é um princípio que, se posto em prática, impede os reducionismos que se verificam na prática universitária. Com essa compreensão, enquanto doutorandos em educação, durante nosso estágio de docência realizamos um exercício da indissociabilidade. Ele é apresentado como uma experiência que buscou relacionar o conhecimento científico e o saber de educadores e educandos de uma escola, com vistas à produção de conhecimento acerca da articulação entre relações de gênero, violência e jogos eletrônicos. Defendemos duas idéias centrais: a primeira delas afirma que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ainda não é levada em conta na prática de muitos docentes, seja porque na graduação dá-se ênfase ao ensino, seja porque na pós-graduação a ênfase incide na pesquisa. A segunda idéia, decorrente da nossa experiência, consiste na afirmação de que o estágio de docência na pós-graduação é uma excelente oportunidade de praticar-se a indissociabilidade defendida. Com a apresentação de nossa experiência, pretendemos demonstrar esse argumento. |
id |
UEPG-31_c8d685dadf198187c66e40af3d76c0b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1441 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão:o caso do estágio de docência na pós-graduaçãoindissociabilidade entre ensinopesquisa e extensãopós-graduaçãoestágio de docênciaNeste texto discutimos a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como um princípio orientador da qualidade da produção universitária. Embora reconheçamos a importância de articulações duais, o que defendemos é um princípio que, se posto em prática, impede os reducionismos que se verificam na prática universitária. Com essa compreensão, enquanto doutorandos em educação, durante nosso estágio de docência realizamos um exercício da indissociabilidade. Ele é apresentado como uma experiência que buscou relacionar o conhecimento científico e o saber de educadores e educandos de uma escola, com vistas à produção de conhecimento acerca da articulação entre relações de gênero, violência e jogos eletrônicos. Defendemos duas idéias centrais: a primeira delas afirma que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ainda não é levada em conta na prática de muitos docentes, seja porque na graduação dá-se ênfase ao ensino, seja porque na pós-graduação a ênfase incide na pesquisa. A segunda idéia, decorrente da nossa experiência, consiste na afirmação de que o estágio de docência na pós-graduação é uma excelente oportunidade de praticar-se a indissociabilidade defendida. Com a apresentação de nossa experiência, pretendemos demonstrar esse argumento.Editora UEPG2009-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1441Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 2 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 2 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 2 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 2 (2005)Olhar de Professor; v. 8 n. 2 (2005)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1441/1086Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeirode Andrade, Fernando Cézar Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-17T16:56:00Zoai:uepg.br:article/1441Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-17T16:56Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão:o caso do estágio de docência na pós-graduação |
title |
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão:o caso do estágio de docência na pós-graduação |
spellingShingle |
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão:o caso do estágio de docência na pós-graduação Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão pós-graduação estágio de docência |
title_short |
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão:o caso do estágio de docência na pós-graduação |
title_full |
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão:o caso do estágio de docência na pós-graduação |
title_fullStr |
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão:o caso do estágio de docência na pós-graduação |
title_full_unstemmed |
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão:o caso do estágio de docência na pós-graduação |
title_sort |
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão:o caso do estágio de docência na pós-graduação |
author |
Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro |
author_facet |
Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro de Andrade, Fernando Cézar Bezerra |
author_role |
author |
author2 |
de Andrade, Fernando Cézar Bezerra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro de Andrade, Fernando Cézar Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão pós-graduação estágio de docência |
topic |
indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão pós-graduação estágio de docência |
description |
Neste texto discutimos a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como um princípio orientador da qualidade da produção universitária. Embora reconheçamos a importância de articulações duais, o que defendemos é um princípio que, se posto em prática, impede os reducionismos que se verificam na prática universitária. Com essa compreensão, enquanto doutorandos em educação, durante nosso estágio de docência realizamos um exercício da indissociabilidade. Ele é apresentado como uma experiência que buscou relacionar o conhecimento científico e o saber de educadores e educandos de uma escola, com vistas à produção de conhecimento acerca da articulação entre relações de gênero, violência e jogos eletrônicos. Defendemos duas idéias centrais: a primeira delas afirma que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ainda não é levada em conta na prática de muitos docentes, seja porque na graduação dá-se ênfase ao ensino, seja porque na pós-graduação a ênfase incide na pesquisa. A segunda idéia, decorrente da nossa experiência, consiste na afirmação de que o estágio de docência na pós-graduação é uma excelente oportunidade de praticar-se a indissociabilidade defendida. Com a apresentação de nossa experiência, pretendemos demonstrar esse argumento. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1441 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1441/1086 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 2 (2005) Olhar de Professor; Vol. 8 No. 2 (2005) Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 2 (2005) Olhar de Professor; Vol. 8 No. 2 (2005) Olhar de Professor; v. 8 n. 2 (2005) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495023501312 |