A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão:o caso do estágio de docência na pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: de Andrade, Fernando Cézar Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1441
Resumo: Neste texto discutimos a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como um princípio orientador da qualidade da produção universitária. Embora reconheçamos a importância de articulações duais, o que defendemos é um princípio que, se posto em prática, impede os reducionismos que se verificam na prática universitária. Com essa compreensão, enquanto doutorandos em educação, durante nosso estágio de docência realizamos um exercício da indissociabilidade. Ele é apresentado como uma experiência que buscou relacionar o conhecimento científico e o saber de educadores e educandos de uma escola, com vistas à produção de conhecimento acerca da articulação entre relações de gênero, violência e jogos eletrônicos. Defendemos duas idéias centrais: a primeira delas afirma que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ainda não é levada em conta na prática de muitos docentes, seja porque na graduação dá-se ênfase ao ensino, seja porque na pós-graduação a ênfase incide na pesquisa. A segunda idéia, decorrente da nossa experiência, consiste na afirmação de que o estágio de docência na pós-graduação é uma excelente oportunidade de praticar-se a indissociabilidade defendida. Com a apresentação de nossa experiência, pretendemos demonstrar esse argumento.
id UEPG-31_c8d685dadf198187c66e40af3d76c0b8
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1441
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão:o caso do estágio de docência na pós-graduaçãoindissociabilidade entre ensinopesquisa e extensãopós-graduaçãoestágio de docênciaNeste texto discutimos a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como um princípio orientador da qualidade da produção universitária. Embora reconheçamos a importância de articulações duais, o que defendemos é um princípio que, se posto em prática, impede os reducionismos que se verificam na prática universitária. Com essa compreensão, enquanto doutorandos em educação, durante nosso estágio de docência realizamos um exercício da indissociabilidade. Ele é apresentado como uma experiência que buscou relacionar o conhecimento científico e o saber de educadores e educandos de uma escola, com vistas à produção de conhecimento acerca da articulação entre relações de gênero, violência e jogos eletrônicos. Defendemos duas idéias centrais: a primeira delas afirma que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ainda não é levada em conta na prática de muitos docentes, seja porque na graduação dá-se ênfase ao ensino, seja porque na pós-graduação a ênfase incide na pesquisa. A segunda idéia, decorrente da nossa experiência, consiste na afirmação de que o estágio de docência na pós-graduação é uma excelente oportunidade de praticar-se a indissociabilidade defendida. Com a apresentação de nossa experiência, pretendemos demonstrar esse argumento.Editora UEPG2009-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1441Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 2 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 2 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 2 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 2 (2005)Olhar de Professor; v. 8 n. 2 (2005)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1441/1086Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeirode Andrade, Fernando Cézar Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-17T16:56:00Zoai:uepg.br:article/1441Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-17T16:56Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão:o caso do estágio de docência na pós-graduação
title A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão:o caso do estágio de docência na pós-graduação
spellingShingle A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão:o caso do estágio de docência na pós-graduação
Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
indissociabilidade entre ensino
pesquisa e extensão
pós-graduação
estágio de docência
title_short A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão:o caso do estágio de docência na pós-graduação
title_full A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão:o caso do estágio de docência na pós-graduação
title_fullStr A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão:o caso do estágio de docência na pós-graduação
title_full_unstemmed A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão:o caso do estágio de docência na pós-graduação
title_sort A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão:o caso do estágio de docência na pós-graduação
author Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
author_facet Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
de Andrade, Fernando Cézar Bezerra
author_role author
author2 de Andrade, Fernando Cézar Bezerra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
de Andrade, Fernando Cézar Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv indissociabilidade entre ensino
pesquisa e extensão
pós-graduação
estágio de docência
topic indissociabilidade entre ensino
pesquisa e extensão
pós-graduação
estágio de docência
description Neste texto discutimos a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como um princípio orientador da qualidade da produção universitária. Embora reconheçamos a importância de articulações duais, o que defendemos é um princípio que, se posto em prática, impede os reducionismos que se verificam na prática universitária. Com essa compreensão, enquanto doutorandos em educação, durante nosso estágio de docência realizamos um exercício da indissociabilidade. Ele é apresentado como uma experiência que buscou relacionar o conhecimento científico e o saber de educadores e educandos de uma escola, com vistas à produção de conhecimento acerca da articulação entre relações de gênero, violência e jogos eletrônicos. Defendemos duas idéias centrais: a primeira delas afirma que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ainda não é levada em conta na prática de muitos docentes, seja porque na graduação dá-se ênfase ao ensino, seja porque na pós-graduação a ênfase incide na pesquisa. A segunda idéia, decorrente da nossa experiência, consiste na afirmação de que o estágio de docência na pós-graduação é uma excelente oportunidade de praticar-se a indissociabilidade defendida. Com a apresentação de nossa experiência, pretendemos demonstrar esse argumento.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1441
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1441/1086
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 2 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 No. 2 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 2 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 No. 2 (2005)
Olhar de Professor; v. 8 n. 2 (2005)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495023501312