A LITERATURA INFANTIL E O VÍDEO NA ESCOLA DO HOSPITAL: DIFERENTES LINGUAGENS DE INCLUSÃO SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1494
Resumo: Os objetivos deste artigo são descrever e analisar episódios que apontam a importância do vídeo e da literatura infantil para crianças e adolescentes hospitalizados. O artigo é parte dos dados provenientes da pesquisa de campo de uma tese de doutorado. Os fundamentos teórico-metodológicos da tese estiveram pautados na etnografia. A pesquisa de campo foi realizada no período de um ano com filmagens das aulas das professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e Médio de uma escola de Hospital Filantrópico na cidade de Salvador-Bahia. O que foi possível verificar é que a literatura infantil e os vídeos produzidos nas salas de aulas do hospital, foram recursos expressivos para as crianças e adolescentes hospitalizados compartilharem dores, alegrias, conhecimentos e repensarem sobre suas condições de vida e de internação. O trabalho com as artes em geral possibilitou compreender o papel dessas diferentes linguagens na escola do hospital como recursos utilizados na inclusão de crianças e adolescentes nas atividades. Também possibilitou entender a forma com a qual as crianças e adolescentes queriam agir, não somente como usuários do serviço de saúde e educação, mas transformadores da realidade e do cotidiano hospitalar.
id UEPG-31_ca603c05fd9f82141a25c1582a7b84c8
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1494
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling A LITERATURA INFANTIL E O VÍDEO NA ESCOLA DO HOSPITAL: DIFERENTES LINGUAGENS DE INCLUSÃO SOCIALEscola no HospitalCriançaAdolescenteInclusão Social Os objetivos deste artigo são descrever e analisar episódios que apontam a importância do vídeo e da literatura infantil para crianças e adolescentes hospitalizados. O artigo é parte dos dados provenientes da pesquisa de campo de uma tese de doutorado. Os fundamentos teórico-metodológicos da tese estiveram pautados na etnografia. A pesquisa de campo foi realizada no período de um ano com filmagens das aulas das professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e Médio de uma escola de Hospital Filantrópico na cidade de Salvador-Bahia. O que foi possível verificar é que a literatura infantil e os vídeos produzidos nas salas de aulas do hospital, foram recursos expressivos para as crianças e adolescentes hospitalizados compartilharem dores, alegrias, conhecimentos e repensarem sobre suas condições de vida e de internação. O trabalho com as artes em geral possibilitou compreender o papel dessas diferentes linguagens na escola do hospital como recursos utilizados na inclusão de crianças e adolescentes nas atividades. Também possibilitou entender a forma com a qual as crianças e adolescentes queriam agir, não somente como usuários do serviço de saúde e educação, mas transformadores da realidade e do cotidiano hospitalar.Editora UEPG2009-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1494Olhar de Professor; Bd. 10 Nr. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 Núm. 2 (2007)Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)Olhar de Professor; v. 10 n. 2 (2007)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1494/1139de Paula, Ercília Maria Angeli Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-16T16:54:01Zoai:uepg.br:article/1494Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-16T16:54:01Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A LITERATURA INFANTIL E O VÍDEO NA ESCOLA DO HOSPITAL: DIFERENTES LINGUAGENS DE INCLUSÃO SOCIAL
title A LITERATURA INFANTIL E O VÍDEO NA ESCOLA DO HOSPITAL: DIFERENTES LINGUAGENS DE INCLUSÃO SOCIAL
spellingShingle A LITERATURA INFANTIL E O VÍDEO NA ESCOLA DO HOSPITAL: DIFERENTES LINGUAGENS DE INCLUSÃO SOCIAL
de Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira
Escola no Hospital
Criança
Adolescente
Inclusão Social
title_short A LITERATURA INFANTIL E O VÍDEO NA ESCOLA DO HOSPITAL: DIFERENTES LINGUAGENS DE INCLUSÃO SOCIAL
title_full A LITERATURA INFANTIL E O VÍDEO NA ESCOLA DO HOSPITAL: DIFERENTES LINGUAGENS DE INCLUSÃO SOCIAL
title_fullStr A LITERATURA INFANTIL E O VÍDEO NA ESCOLA DO HOSPITAL: DIFERENTES LINGUAGENS DE INCLUSÃO SOCIAL
title_full_unstemmed A LITERATURA INFANTIL E O VÍDEO NA ESCOLA DO HOSPITAL: DIFERENTES LINGUAGENS DE INCLUSÃO SOCIAL
title_sort A LITERATURA INFANTIL E O VÍDEO NA ESCOLA DO HOSPITAL: DIFERENTES LINGUAGENS DE INCLUSÃO SOCIAL
author de Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira
author_facet de Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Escola no Hospital
Criança
Adolescente
Inclusão Social
topic Escola no Hospital
Criança
Adolescente
Inclusão Social
description Os objetivos deste artigo são descrever e analisar episódios que apontam a importância do vídeo e da literatura infantil para crianças e adolescentes hospitalizados. O artigo é parte dos dados provenientes da pesquisa de campo de uma tese de doutorado. Os fundamentos teórico-metodológicos da tese estiveram pautados na etnografia. A pesquisa de campo foi realizada no período de um ano com filmagens das aulas das professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e Médio de uma escola de Hospital Filantrópico na cidade de Salvador-Bahia. O que foi possível verificar é que a literatura infantil e os vídeos produzidos nas salas de aulas do hospital, foram recursos expressivos para as crianças e adolescentes hospitalizados compartilharem dores, alegrias, conhecimentos e repensarem sobre suas condições de vida e de internação. O trabalho com as artes em geral possibilitou compreender o papel dessas diferentes linguagens na escola do hospital como recursos utilizados na inclusão de crianças e adolescentes nas atividades. Também possibilitou entender a forma com a qual as crianças e adolescentes queriam agir, não somente como usuários do serviço de saúde e educação, mas transformadores da realidade e do cotidiano hospitalar.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1494
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1494/1139
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 10 Nr. 2 (2007)
Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)
Olhar de Professor; Vol. 10 Núm. 2 (2007)
Olhar de Professor; Vol. 10 No. 2 (2007)
Olhar de Professor; v. 10 n. 2 (2007)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495373725696