PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO E FUNÇÃO IMAGINANTE: REDEFININDO O SENTIDO DA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Maria Cecília Sanchez
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1461
Resumo: O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão sobre a importância do imaginário na educação e oferecer pistas para uma pedagogia do imaginário. Numa perspectiva durandiana, considera-se que, se através do imaginário nos reconhecemos como humanos e atribuímos sentido às coisas e ao mundo, só uma pedagogia que valorize o imaginário aprendente, poderá efetivamente se apropriar do seu sentido original de construção da cultura por meio da educação. Tendo como fio condutor a interrogação sobre a possibilidade de se ensinar alguém a se comportar imaginativamente, desenha-se em breves traços uma pedagogia do imaginário como metáfora do processo de humanização por meio da função imaginante.
id UEPG-31_d25a73ca061853ed92031ae8cbce61a8
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1461
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO E FUNÇÃO IMAGINANTE: REDEFININDO O SENTIDO DA EDUCAÇÃOPedagogiaImaginárioPedagogia do imaginárioO objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão sobre a importância do imaginário na educação e oferecer pistas para uma pedagogia do imaginário. Numa perspectiva durandiana, considera-se que, se através do imaginário nos reconhecemos como humanos e atribuímos sentido às coisas e ao mundo, só uma pedagogia que valorize o imaginário aprendente, poderá efetivamente se apropriar do seu sentido original de construção da cultura por meio da educação. Tendo como fio condutor a interrogação sobre a possibilidade de se ensinar alguém a se comportar imaginativamente, desenha-se em breves traços uma pedagogia do imaginário como metáfora do processo de humanização por meio da função imaginante.Editora UEPG2009-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1461Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 2 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)Olhar de Professor; v. 9 n. 2 (2006)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1461/1106Teixeira, Maria Cecília Sanchezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-17T16:45:24Zoai:uepg.br:article/1461Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-17T16:45:24Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO E FUNÇÃO IMAGINANTE: REDEFININDO O SENTIDO DA EDUCAÇÃO
title PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO E FUNÇÃO IMAGINANTE: REDEFININDO O SENTIDO DA EDUCAÇÃO
spellingShingle PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO E FUNÇÃO IMAGINANTE: REDEFININDO O SENTIDO DA EDUCAÇÃO
Teixeira, Maria Cecília Sanchez
Pedagogia
Imaginário
Pedagogia do imaginário
title_short PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO E FUNÇÃO IMAGINANTE: REDEFININDO O SENTIDO DA EDUCAÇÃO
title_full PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO E FUNÇÃO IMAGINANTE: REDEFININDO O SENTIDO DA EDUCAÇÃO
title_fullStr PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO E FUNÇÃO IMAGINANTE: REDEFININDO O SENTIDO DA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO E FUNÇÃO IMAGINANTE: REDEFININDO O SENTIDO DA EDUCAÇÃO
title_sort PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO E FUNÇÃO IMAGINANTE: REDEFININDO O SENTIDO DA EDUCAÇÃO
author Teixeira, Maria Cecília Sanchez
author_facet Teixeira, Maria Cecília Sanchez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Maria Cecília Sanchez
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Imaginário
Pedagogia do imaginário
topic Pedagogia
Imaginário
Pedagogia do imaginário
description O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão sobre a importância do imaginário na educação e oferecer pistas para uma pedagogia do imaginário. Numa perspectiva durandiana, considera-se que, se através do imaginário nos reconhecemos como humanos e atribuímos sentido às coisas e ao mundo, só uma pedagogia que valorize o imaginário aprendente, poderá efetivamente se apropriar do seu sentido original de construção da cultura por meio da educação. Tendo como fio condutor a interrogação sobre a possibilidade de se ensinar alguém a se comportar imaginativamente, desenha-se em breves traços uma pedagogia do imaginário como metáfora do processo de humanização por meio da função imaginante.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1461
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1461/1106
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 2 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 2 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 No. 2 (2006)
Olhar de Professor; v. 9 n. 2 (2006)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495322345472