O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e os nexos entre teoria e prática: uma análise necessária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1348 |
Resumo: | O texto apresenta a síntese de um estudo realizado sobre a práxis, no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Essa investigação abordou um tema já muito discutido, mas ainda problemático na formação de professores: a relação teoria-prática. O estudo teve como finalidade compreender os pontos críticos dessa relação, evidenciados no desenvolvimento do curso, bem como, buscar na dimensão da prática do pedagogo possíveis elementos articuladores da teoria e da prática. Para compreender os determinantes do problema na sua totalidade, a pesquisa foi realizada através de estudo bibliográfico, análise dos documentos de reformulação, entrevistas com coordenadores e membros do Colegiado, professores e egressos do Curso, culminando na apresentação da Dissertação de Mestrado, em 1998. O trabalho propiciou compreender que significativos avanços foram realizados no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. No entanto, demonstra também a necessidade de redimensionamento do curso no âmbito teórico-prático e as revelações dos sujeitos geram novas discussões a respeito de como o mesmo pode inserir-se, decisivamente, na prática. |
id |
UEPG-31_d86d29517dc1fbaf35b2993af231e602 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1348 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e os nexos entre teoria e prática: uma análise necessáriapedagogiaformação do pedagogopráxisrelação teoriapráticaO texto apresenta a síntese de um estudo realizado sobre a práxis, no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Essa investigação abordou um tema já muito discutido, mas ainda problemático na formação de professores: a relação teoria-prática. O estudo teve como finalidade compreender os pontos críticos dessa relação, evidenciados no desenvolvimento do curso, bem como, buscar na dimensão da prática do pedagogo possíveis elementos articuladores da teoria e da prática. Para compreender os determinantes do problema na sua totalidade, a pesquisa foi realizada através de estudo bibliográfico, análise dos documentos de reformulação, entrevistas com coordenadores e membros do Colegiado, professores e egressos do Curso, culminando na apresentação da Dissertação de Mestrado, em 1998. O trabalho propiciou compreender que significativos avanços foram realizados no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. No entanto, demonstra também a necessidade de redimensionamento do curso no âmbito teórico-prático e as revelações dos sujeitos geram novas discussões a respeito de como o mesmo pode inserir-se, decisivamente, na prática. Editora UEPG2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1348Olhar de Professor; Bd. 2 Nr. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 Núm. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)Olhar de Professor; v. 2 n. 1 (1999)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1348/992Santos, Sydioneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-15T16:54:38Zoai:uepg.br:article/1348Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-15T16:54:38Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e os nexos entre teoria e prática: uma análise necessária |
title |
O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e os nexos entre teoria e prática: uma análise necessária |
spellingShingle |
O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e os nexos entre teoria e prática: uma análise necessária Santos, Sydione pedagogia formação do pedagogo práxis relação teoriaprática |
title_short |
O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e os nexos entre teoria e prática: uma análise necessária |
title_full |
O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e os nexos entre teoria e prática: uma análise necessária |
title_fullStr |
O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e os nexos entre teoria e prática: uma análise necessária |
title_full_unstemmed |
O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e os nexos entre teoria e prática: uma análise necessária |
title_sort |
O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e os nexos entre teoria e prática: uma análise necessária |
author |
Santos, Sydione |
author_facet |
Santos, Sydione |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sydione |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pedagogia formação do pedagogo práxis relação teoriaprática |
topic |
pedagogia formação do pedagogo práxis relação teoriaprática |
description |
O texto apresenta a síntese de um estudo realizado sobre a práxis, no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Essa investigação abordou um tema já muito discutido, mas ainda problemático na formação de professores: a relação teoria-prática. O estudo teve como finalidade compreender os pontos críticos dessa relação, evidenciados no desenvolvimento do curso, bem como, buscar na dimensão da prática do pedagogo possíveis elementos articuladores da teoria e da prática. Para compreender os determinantes do problema na sua totalidade, a pesquisa foi realizada através de estudo bibliográfico, análise dos documentos de reformulação, entrevistas com coordenadores e membros do Colegiado, professores e egressos do Curso, culminando na apresentação da Dissertação de Mestrado, em 1998. O trabalho propiciou compreender que significativos avanços foram realizados no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. No entanto, demonstra também a necessidade de redimensionamento do curso no âmbito teórico-prático e as revelações dos sujeitos geram novas discussões a respeito de como o mesmo pode inserir-se, decisivamente, na prática. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1348 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1348/992 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 2 Nr. 1 (1999) Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999) Olhar de Professor; Vol. 2 Núm. 1 (1999) Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999) Olhar de Professor; v. 2 n. 1 (1999) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494617702400 |