O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e os nexos entre teoria e prática: uma análise necessária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sydione
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1348
Resumo: O texto apresenta a síntese de um estudo realizado sobre a práxis, no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Essa investigação abordou um tema já muito discutido, mas ainda problemático na formação de professores: a relação teoria-prática. O estudo teve como finalidade compreender os pontos críticos dessa relação, evidenciados no desenvolvimento do curso, bem como, buscar na dimensão da prática do pedagogo possíveis elementos articuladores da teoria e da prática. Para compreender os determinantes do problema na sua totalidade, a pesquisa foi realizada através de estudo bibliográfico, análise dos documentos de reformulação, entrevistas com coordenadores e membros do Colegiado, professores e egressos do Curso, culminando na apresentação da Dissertação de Mestrado, em 1998. O trabalho propiciou compreender que significativos avanços foram realizados no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. No entanto, demonstra também a necessidade de redimensionamento do curso no âmbito teórico-prático e as revelações dos sujeitos geram novas discussões a respeito de como o mesmo pode inserir-se, decisivamente, na prática.
id UEPG-31_d86d29517dc1fbaf35b2993af231e602
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1348
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e os nexos entre teoria e prática: uma análise necessáriapedagogiaformação do pedagogopráxisrelação teoriapráticaO texto apresenta a síntese de um estudo realizado sobre a práxis, no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Essa investigação abordou um tema já muito discutido, mas ainda problemático na formação de professores: a relação teoria-prática. O estudo teve como finalidade compreender os pontos críticos dessa relação, evidenciados no desenvolvimento do curso, bem como, buscar na dimensão da prática do pedagogo possíveis elementos articuladores da teoria e da prática. Para compreender os determinantes do problema na sua totalidade, a pesquisa foi realizada através de estudo bibliográfico, análise dos documentos de reformulação, entrevistas com coordenadores e membros do Colegiado, professores e egressos do Curso, culminando na apresentação da Dissertação de Mestrado, em 1998. O trabalho propiciou compreender que significativos avanços foram realizados no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. No entanto, demonstra também a necessidade de redimensionamento do curso no âmbito teórico-prático e as revelações dos sujeitos geram novas discussões a respeito de como o mesmo pode inserir-se, decisivamente, na prática. Editora UEPG2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1348Olhar de Professor; Bd. 2 Nr. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 Núm. 1 (1999)Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)Olhar de Professor; v. 2 n. 1 (1999)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1348/992Santos, Sydioneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-15T16:54:38Zoai:uepg.br:article/1348Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-15T16:54:38Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e os nexos entre teoria e prática: uma análise necessária
title O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e os nexos entre teoria e prática: uma análise necessária
spellingShingle O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e os nexos entre teoria e prática: uma análise necessária
Santos, Sydione
pedagogia
formação do pedagogo
práxis
relação teoriaprática
title_short O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e os nexos entre teoria e prática: uma análise necessária
title_full O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e os nexos entre teoria e prática: uma análise necessária
title_fullStr O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e os nexos entre teoria e prática: uma análise necessária
title_full_unstemmed O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e os nexos entre teoria e prática: uma análise necessária
title_sort O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e os nexos entre teoria e prática: uma análise necessária
author Santos, Sydione
author_facet Santos, Sydione
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sydione
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogia
formação do pedagogo
práxis
relação teoriaprática
topic pedagogia
formação do pedagogo
práxis
relação teoriaprática
description O texto apresenta a síntese de um estudo realizado sobre a práxis, no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Essa investigação abordou um tema já muito discutido, mas ainda problemático na formação de professores: a relação teoria-prática. O estudo teve como finalidade compreender os pontos críticos dessa relação, evidenciados no desenvolvimento do curso, bem como, buscar na dimensão da prática do pedagogo possíveis elementos articuladores da teoria e da prática. Para compreender os determinantes do problema na sua totalidade, a pesquisa foi realizada através de estudo bibliográfico, análise dos documentos de reformulação, entrevistas com coordenadores e membros do Colegiado, professores e egressos do Curso, culminando na apresentação da Dissertação de Mestrado, em 1998. O trabalho propiciou compreender que significativos avanços foram realizados no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. No entanto, demonstra também a necessidade de redimensionamento do curso no âmbito teórico-prático e as revelações dos sujeitos geram novas discussões a respeito de como o mesmo pode inserir-se, decisivamente, na prática.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1348
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1348/992
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 2 Nr. 1 (1999)
Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)
Olhar de Professor; Vol. 2 Núm. 1 (1999)
Olhar de Professor; Vol. 2 No. 1 (1999)
Olhar de Professor; v. 2 n. 1 (1999)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053494617702400