CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE VISUAL CLASS NOS CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Elisângela Soares
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santana, Irani Parolin, Sant’Ana, Claudinei de Camargo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195
Resumo: O artigo objetiva analisar as possibilidades de contribuição do Software de Autoria Visual Class noplanejamento de atividades de Matemática na docência nos anos iniciais. Apresentamos aqui o resultado deuma pesquisa de mestrado, desenvolvida e fundamentada na pesquisa-formação e executada em um Cursode Extensão, entre julho/setembro de 2016, com quatro professoras. A produção de dados foi composta pelorelato escrito da pesquisadora e o planejamento das aulas de Matemática das docentes, ambos analisados pelametodologia da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados da investigação apontam para o fato de que,ensinar a Matemática utilizando as tecnologias demanda elaboração e aplicação de planos de aula com base nosconhecimentos curriculares, que contemplem aspectos pedagógicos e tecnológicos, com objetivos que atendam àsnecessidades de aprendizagens dos estudantes.
id UEPG-31_e2d5e5315b8de99b45797c39016ea85c
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/14195
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE VISUAL CLASS NOS CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAISPlanejamento. Tecnologias. Matemática.O artigo objetiva analisar as possibilidades de contribuição do Software de Autoria Visual Class noplanejamento de atividades de Matemática na docência nos anos iniciais. Apresentamos aqui o resultado deuma pesquisa de mestrado, desenvolvida e fundamentada na pesquisa-formação e executada em um Cursode Extensão, entre julho/setembro de 2016, com quatro professoras. A produção de dados foi composta pelorelato escrito da pesquisadora e o planejamento das aulas de Matemática das docentes, ambos analisados pelametodologia da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados da investigação apontam para o fato de que,ensinar a Matemática utilizando as tecnologias demanda elaboração e aplicação de planos de aula com base nosconhecimentos curriculares, que contemplem aspectos pedagógicos e tecnológicos, com objetivos que atendam àsnecessidades de aprendizagens dos estudantes.Editora UEPG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1419510.5212/OlharProfr.v.21i2.0012Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 336 - 350Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 336 - 350Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 336 - 350Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 336 - 350Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 336 - 3501984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195/209209211302https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195/209209216014https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195/209209216015https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195/209209216163Copyright (c) 2019 Elisângela Soares Ribeiro, Irani Parolin Santana, Claudinei de Camargo Sant’Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Elisângela SoaresSantana, Irani ParolinSant’Ana, Claudinei de Camargo2022-03-19T20:09:35Zoai:uepg.br:article/14195Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-03-19T20:09:35Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE VISUAL CLASS NOS CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS
title CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE VISUAL CLASS NOS CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE VISUAL CLASS NOS CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS
Ribeiro, Elisângela Soares
Planejamento. Tecnologias. Matemática.
title_short CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE VISUAL CLASS NOS CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS
title_full CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE VISUAL CLASS NOS CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE VISUAL CLASS NOS CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE VISUAL CLASS NOS CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS
title_sort CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE VISUAL CLASS NOS CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS
author Ribeiro, Elisângela Soares
author_facet Ribeiro, Elisângela Soares
Santana, Irani Parolin
Sant’Ana, Claudinei de Camargo
author_role author
author2 Santana, Irani Parolin
Sant’Ana, Claudinei de Camargo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Elisângela Soares
Santana, Irani Parolin
Sant’Ana, Claudinei de Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento. Tecnologias. Matemática.
topic Planejamento. Tecnologias. Matemática.
description O artigo objetiva analisar as possibilidades de contribuição do Software de Autoria Visual Class noplanejamento de atividades de Matemática na docência nos anos iniciais. Apresentamos aqui o resultado deuma pesquisa de mestrado, desenvolvida e fundamentada na pesquisa-formação e executada em um Cursode Extensão, entre julho/setembro de 2016, com quatro professoras. A produção de dados foi composta pelorelato escrito da pesquisadora e o planejamento das aulas de Matemática das docentes, ambos analisados pelametodologia da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados da investigação apontam para o fato de que,ensinar a Matemática utilizando as tecnologias demanda elaboração e aplicação de planos de aula com base nosconhecimentos curriculares, que contemplem aspectos pedagógicos e tecnológicos, com objetivos que atendam àsnecessidades de aprendizagens dos estudantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195
10.5212/OlharProfr.v.21i2.0012
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.21i2.0012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195/209209211302
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195/209209216014
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195/209209216015
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195/209209216163
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Elisângela Soares Ribeiro, Irani Parolin Santana, Claudinei de Camargo Sant’Ana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Elisângela Soares Ribeiro, Irani Parolin Santana, Claudinei de Camargo Sant’Ana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 336 - 350
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 336 - 350
Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 336 - 350
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 336 - 350
Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 336 - 350
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496862703616