CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE VISUAL CLASS NOS CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195 |
Resumo: | O artigo objetiva analisar as possibilidades de contribuição do Software de Autoria Visual Class noplanejamento de atividades de Matemática na docência nos anos iniciais. Apresentamos aqui o resultado deuma pesquisa de mestrado, desenvolvida e fundamentada na pesquisa-formação e executada em um Cursode Extensão, entre julho/setembro de 2016, com quatro professoras. A produção de dados foi composta pelorelato escrito da pesquisadora e o planejamento das aulas de Matemática das docentes, ambos analisados pelametodologia da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados da investigação apontam para o fato de que,ensinar a Matemática utilizando as tecnologias demanda elaboração e aplicação de planos de aula com base nosconhecimentos curriculares, que contemplem aspectos pedagógicos e tecnológicos, com objetivos que atendam àsnecessidades de aprendizagens dos estudantes. |
id |
UEPG-31_e2d5e5315b8de99b45797c39016ea85c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/14195 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE VISUAL CLASS NOS CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAISPlanejamento. Tecnologias. Matemática.O artigo objetiva analisar as possibilidades de contribuição do Software de Autoria Visual Class noplanejamento de atividades de Matemática na docência nos anos iniciais. Apresentamos aqui o resultado deuma pesquisa de mestrado, desenvolvida e fundamentada na pesquisa-formação e executada em um Cursode Extensão, entre julho/setembro de 2016, com quatro professoras. A produção de dados foi composta pelorelato escrito da pesquisadora e o planejamento das aulas de Matemática das docentes, ambos analisados pelametodologia da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados da investigação apontam para o fato de que,ensinar a Matemática utilizando as tecnologias demanda elaboração e aplicação de planos de aula com base nosconhecimentos curriculares, que contemplem aspectos pedagógicos e tecnológicos, com objetivos que atendam àsnecessidades de aprendizagens dos estudantes.Editora UEPG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1419510.5212/OlharProfr.v.21i2.0012Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 336 - 350Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 336 - 350Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 336 - 350Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 336 - 350Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 336 - 3501984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195/209209211302https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195/209209216014https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195/209209216015https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195/209209216163Copyright (c) 2019 Elisângela Soares Ribeiro, Irani Parolin Santana, Claudinei de Camargo Sant’Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Elisângela SoaresSantana, Irani ParolinSant’Ana, Claudinei de Camargo2022-03-19T20:09:35Zoai:uepg.br:article/14195Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-03-19T20:09:35Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE VISUAL CLASS NOS CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS |
title |
CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE VISUAL CLASS NOS CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE VISUAL CLASS NOS CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS Ribeiro, Elisângela Soares Planejamento. Tecnologias. Matemática. |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE VISUAL CLASS NOS CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE VISUAL CLASS NOS CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE VISUAL CLASS NOS CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE VISUAL CLASS NOS CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE VISUAL CLASS NOS CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS |
author |
Ribeiro, Elisângela Soares |
author_facet |
Ribeiro, Elisângela Soares Santana, Irani Parolin Sant’Ana, Claudinei de Camargo |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Irani Parolin Sant’Ana, Claudinei de Camargo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Elisângela Soares Santana, Irani Parolin Sant’Ana, Claudinei de Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento. Tecnologias. Matemática. |
topic |
Planejamento. Tecnologias. Matemática. |
description |
O artigo objetiva analisar as possibilidades de contribuição do Software de Autoria Visual Class noplanejamento de atividades de Matemática na docência nos anos iniciais. Apresentamos aqui o resultado deuma pesquisa de mestrado, desenvolvida e fundamentada na pesquisa-formação e executada em um Cursode Extensão, entre julho/setembro de 2016, com quatro professoras. A produção de dados foi composta pelorelato escrito da pesquisadora e o planejamento das aulas de Matemática das docentes, ambos analisados pelametodologia da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados da investigação apontam para o fato de que,ensinar a Matemática utilizando as tecnologias demanda elaboração e aplicação de planos de aula com base nosconhecimentos curriculares, que contemplem aspectos pedagógicos e tecnológicos, com objetivos que atendam àsnecessidades de aprendizagens dos estudantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195 10.5212/OlharProfr.v.21i2.0012 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.21i2.0012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195/209209211302 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195/209209216014 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195/209209216015 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14195/209209216163 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Elisângela Soares Ribeiro, Irani Parolin Santana, Claudinei de Camargo Sant’Ana info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Elisângela Soares Ribeiro, Irani Parolin Santana, Claudinei de Camargo Sant’Ana |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml application/zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 336 - 350 Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 336 - 350 Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 336 - 350 Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 336 - 350 Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 336 - 350 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496862703616 |