Autonomia, democracia e diversidade: práticas pedagógicas que favorecem esses valores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1454 |
Resumo: | O presente artigo aborda parte do trabalho de pesquisa concluído no ano de 2002. Apresento o projeto pedagógico “Ensino para a Diversidade” que promove, no interior da sala de aula, práticas pedagógicas favorecedoras de valores como a autonomia, a democracia e a diversidade. O Projeto referido foi implementado em nove escolas judaicas da cidade de Buenos Aires, Argentina a partir de 1997. O projeto original foi desenvolvido em Israel na década de 70, a partir de uma inquietação com a heterogeneidade presente nas escolas desse país advinda do grande fluxo de imigrantes. A motivação desse Projeto foi o respeito pelas diferenças, considerando que o papel da escola é dar respostas a estas diferenças adaptando o ambiente educativo às necessidades dos alunos e aos objetivos do programa de estudos. O nome original do Projeto é Hora’a Mutemet (hebraico) que significa Ensino Adaptado. |
id |
UEPG-31_e31f0223fbf06fc964bcc77404d4cd36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1454 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Autonomia, democracia e diversidade: práticas pedagógicas que favorecem esses valoresprojeto pedagógicoautonomiademocraciaDiversidadeprática pedagógica O presente artigo aborda parte do trabalho de pesquisa concluído no ano de 2002. Apresento o projeto pedagógico “Ensino para a Diversidade” que promove, no interior da sala de aula, práticas pedagógicas favorecedoras de valores como a autonomia, a democracia e a diversidade. O Projeto referido foi implementado em nove escolas judaicas da cidade de Buenos Aires, Argentina a partir de 1997. O projeto original foi desenvolvido em Israel na década de 70, a partir de uma inquietação com a heterogeneidade presente nas escolas desse país advinda do grande fluxo de imigrantes. A motivação desse Projeto foi o respeito pelas diferenças, considerando que o papel da escola é dar respostas a estas diferenças adaptando o ambiente educativo às necessidades dos alunos e aos objetivos do programa de estudos. O nome original do Projeto é Hora’a Mutemet (hebraico) que significa Ensino Adaptado.Editora UEPG2009-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1454Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)Olhar de Professor; v. 9 n. 1 (2006)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1454/1099Chaluh, Laura Noemiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-17T16:49:00Zoai:uepg.br:article/1454Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-17T16:49Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autonomia, democracia e diversidade: práticas pedagógicas que favorecem esses valores |
title |
Autonomia, democracia e diversidade: práticas pedagógicas que favorecem esses valores |
spellingShingle |
Autonomia, democracia e diversidade: práticas pedagógicas que favorecem esses valores Chaluh, Laura Noemi projeto pedagógico autonomia democracia Diversidade prática pedagógica |
title_short |
Autonomia, democracia e diversidade: práticas pedagógicas que favorecem esses valores |
title_full |
Autonomia, democracia e diversidade: práticas pedagógicas que favorecem esses valores |
title_fullStr |
Autonomia, democracia e diversidade: práticas pedagógicas que favorecem esses valores |
title_full_unstemmed |
Autonomia, democracia e diversidade: práticas pedagógicas que favorecem esses valores |
title_sort |
Autonomia, democracia e diversidade: práticas pedagógicas que favorecem esses valores |
author |
Chaluh, Laura Noemi |
author_facet |
Chaluh, Laura Noemi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaluh, Laura Noemi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
projeto pedagógico autonomia democracia Diversidade prática pedagógica |
topic |
projeto pedagógico autonomia democracia Diversidade prática pedagógica |
description |
O presente artigo aborda parte do trabalho de pesquisa concluído no ano de 2002. Apresento o projeto pedagógico “Ensino para a Diversidade” que promove, no interior da sala de aula, práticas pedagógicas favorecedoras de valores como a autonomia, a democracia e a diversidade. O Projeto referido foi implementado em nove escolas judaicas da cidade de Buenos Aires, Argentina a partir de 1997. O projeto original foi desenvolvido em Israel na década de 70, a partir de uma inquietação com a heterogeneidade presente nas escolas desse país advinda do grande fluxo de imigrantes. A motivação desse Projeto foi o respeito pelas diferenças, considerando que o papel da escola é dar respostas a estas diferenças adaptando o ambiente educativo às necessidades dos alunos e aos objetivos do programa de estudos. O nome original do Projeto é Hora’a Mutemet (hebraico) que significa Ensino Adaptado. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1454 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1454/1099 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 1 (2006) Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006) Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 1 (2006) Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006) Olhar de Professor; v. 9 n. 1 (2006) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495044472832 |