Autonomia, democracia e diversidade: práticas pedagógicas que favorecem esses valores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaluh, Laura Noemi
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1454
Resumo: O presente artigo aborda parte do trabalho de pesquisa concluído no ano de 2002. Apresento o projeto pedagógico “Ensino para a Diversidade” que promove, no interior da sala de aula, práticas pedagógicas favorecedoras de valores como a autonomia, a democracia e a diversidade. O Projeto referido foi implementado em nove escolas judaicas da cidade de Buenos Aires, Argentina a partir de 1997. O projeto original foi desenvolvido em Israel na década de 70, a partir de uma inquietação com a heterogeneidade presente nas escolas desse país advinda do grande fluxo de imigrantes. A motivação desse Projeto foi o respeito pelas diferenças, considerando que o papel da escola é dar respostas a estas diferenças adaptando o ambiente educativo às necessidades dos alunos e aos objetivos do programa de estudos. O nome original do Projeto é Hora’a Mutemet (hebraico) que significa Ensino Adaptado.
id UEPG-31_e31f0223fbf06fc964bcc77404d4cd36
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1454
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Autonomia, democracia e diversidade: práticas pedagógicas que favorecem esses valoresprojeto pedagógicoautonomiademocraciaDiversidadeprática pedagógica O presente artigo aborda parte do trabalho de pesquisa concluído no ano de 2002. Apresento o projeto pedagógico “Ensino para a Diversidade” que promove, no interior da sala de aula, práticas pedagógicas favorecedoras de valores como a autonomia, a democracia e a diversidade. O Projeto referido foi implementado em nove escolas judaicas da cidade de Buenos Aires, Argentina a partir de 1997. O projeto original foi desenvolvido em Israel na década de 70, a partir de uma inquietação com a heterogeneidade presente nas escolas desse país advinda do grande fluxo de imigrantes. A motivação desse Projeto foi o respeito pelas diferenças, considerando que o papel da escola é dar respostas a estas diferenças adaptando o ambiente educativo às necessidades dos alunos e aos objetivos do programa de estudos. O nome original do Projeto é Hora’a Mutemet (hebraico) que significa Ensino Adaptado.Editora UEPG2009-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1454Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)Olhar de Professor; v. 9 n. 1 (2006)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1454/1099Chaluh, Laura Noemiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-17T16:49:00Zoai:uepg.br:article/1454Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-17T16:49Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia, democracia e diversidade: práticas pedagógicas que favorecem esses valores
title Autonomia, democracia e diversidade: práticas pedagógicas que favorecem esses valores
spellingShingle Autonomia, democracia e diversidade: práticas pedagógicas que favorecem esses valores
Chaluh, Laura Noemi
projeto pedagógico
autonomia
democracia
Diversidade
prática pedagógica
title_short Autonomia, democracia e diversidade: práticas pedagógicas que favorecem esses valores
title_full Autonomia, democracia e diversidade: práticas pedagógicas que favorecem esses valores
title_fullStr Autonomia, democracia e diversidade: práticas pedagógicas que favorecem esses valores
title_full_unstemmed Autonomia, democracia e diversidade: práticas pedagógicas que favorecem esses valores
title_sort Autonomia, democracia e diversidade: práticas pedagógicas que favorecem esses valores
author Chaluh, Laura Noemi
author_facet Chaluh, Laura Noemi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaluh, Laura Noemi
dc.subject.por.fl_str_mv projeto pedagógico
autonomia
democracia
Diversidade
prática pedagógica
topic projeto pedagógico
autonomia
democracia
Diversidade
prática pedagógica
description O presente artigo aborda parte do trabalho de pesquisa concluído no ano de 2002. Apresento o projeto pedagógico “Ensino para a Diversidade” que promove, no interior da sala de aula, práticas pedagógicas favorecedoras de valores como a autonomia, a democracia e a diversidade. O Projeto referido foi implementado em nove escolas judaicas da cidade de Buenos Aires, Argentina a partir de 1997. O projeto original foi desenvolvido em Israel na década de 70, a partir de uma inquietação com a heterogeneidade presente nas escolas desse país advinda do grande fluxo de imigrantes. A motivação desse Projeto foi o respeito pelas diferenças, considerando que o papel da escola é dar respostas a estas diferenças adaptando o ambiente educativo às necessidades dos alunos e aos objetivos do programa de estudos. O nome original do Projeto é Hora’a Mutemet (hebraico) que significa Ensino Adaptado.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1454
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1454/1099
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 1 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 1 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)
Olhar de Professor; v. 9 n. 1 (2006)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495044472832