O Projeto Político Pedagógico: Concepções e Práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/497 |
Resumo: | Este artigo trata da questão da gestão na escola. Tem por objetivo compreender que importância que o diretor e o coordenador atribuem ao projeto político pedagógico no processo de organização da estrutura administrativa e pedagógica da escola. O ponto de partida da reflexão recai sobre a problemática da organização do trabalho pedagógico consubstanciado na experiência de gestão e coordenação no cotidiano da escola. Parte da compreensão de que é a prática que constrói a educação, o modo de ser da gestão, da coordenação pedagógica, bem como de toda manifestação da existência humana. Neste sentido, entende que o projeto político-pedagógico se configura como eixo norteador para a ação educativa, tendo em vista que é nele que as finalidades políticas mais amplas da escola são traçadas. Political-Pedagogical Project: conception and practiceAbstractThis paper deals with school management. Its purpose is to understand the importance a director and a coordinator attribute to the political-pedagogical project during the process of organizing the administrative and pedagogical structure of a school. The starting point of this reflection lies on the problem regarding the organization of the pedagogical work consubstantiated with management experience and coordination in the school everyday life. I start from the comprehension that practice builds up education, the way management and pedagogical coordination should be, as well as every and each manifestation of the human existence. Thus, it shows that the political-pedagogical project is a starting point to the educational action which takes into account that through it the broadest political aims are mapped out. Keywords: Democratic management. Autonomy. Ppedagogical practice. Formation process. |
id |
UFMT-3_dea184cee71bcc1f1eed518a2bf43350 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/497 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
O Projeto Político Pedagógico: Concepções e PráticasGestão democrática. Autonomia. Prática pedagógica. Processo de formação.Projeto político-pedagógicoEste artigo trata da questão da gestão na escola. Tem por objetivo compreender que importância que o diretor e o coordenador atribuem ao projeto político pedagógico no processo de organização da estrutura administrativa e pedagógica da escola. O ponto de partida da reflexão recai sobre a problemática da organização do trabalho pedagógico consubstanciado na experiência de gestão e coordenação no cotidiano da escola. Parte da compreensão de que é a prática que constrói a educação, o modo de ser da gestão, da coordenação pedagógica, bem como de toda manifestação da existência humana. Neste sentido, entende que o projeto político-pedagógico se configura como eixo norteador para a ação educativa, tendo em vista que é nele que as finalidades políticas mais amplas da escola são traçadas. Political-Pedagogical Project: conception and practiceAbstractThis paper deals with school management. Its purpose is to understand the importance a director and a coordinator attribute to the political-pedagogical project during the process of organizing the administrative and pedagogical structure of a school. The starting point of this reflection lies on the problem regarding the organization of the pedagogical work consubstantiated with management experience and coordination in the school everyday life. I start from the comprehension that practice builds up education, the way management and pedagogical coordination should be, as well as every and each manifestation of the human existence. Thus, it shows that the political-pedagogical project is a starting point to the educational action which takes into account that through it the broadest political aims are mapped out. Keywords: Democratic management. Autonomy. Ppedagogical practice. Formation process.Universidade Federal de Mato Grosso2012-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/49710.29286/rep.v17i35.497Revista de Educação Pública; v. 17 n. 35 (2008): Revista de Educação Pública, set./dez. 2008; 421-4392238-20970104-596210.29286/rep.v17i35reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/497/425CARVALHO, Ademar de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:30Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/497Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:30Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Projeto Político Pedagógico: Concepções e Práticas |
title |
O Projeto Político Pedagógico: Concepções e Práticas |
spellingShingle |
O Projeto Político Pedagógico: Concepções e Práticas CARVALHO, Ademar de Lima Gestão democrática. Autonomia. Prática pedagógica. Processo de formação. Projeto político-pedagógico |
title_short |
O Projeto Político Pedagógico: Concepções e Práticas |
title_full |
O Projeto Político Pedagógico: Concepções e Práticas |
title_fullStr |
O Projeto Político Pedagógico: Concepções e Práticas |
title_full_unstemmed |
O Projeto Político Pedagógico: Concepções e Práticas |
title_sort |
O Projeto Político Pedagógico: Concepções e Práticas |
author |
CARVALHO, Ademar de Lima |
author_facet |
CARVALHO, Ademar de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARVALHO, Ademar de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática. Autonomia. Prática pedagógica. Processo de formação. Projeto político-pedagógico |
topic |
Gestão democrática. Autonomia. Prática pedagógica. Processo de formação. Projeto político-pedagógico |
description |
Este artigo trata da questão da gestão na escola. Tem por objetivo compreender que importância que o diretor e o coordenador atribuem ao projeto político pedagógico no processo de organização da estrutura administrativa e pedagógica da escola. O ponto de partida da reflexão recai sobre a problemática da organização do trabalho pedagógico consubstanciado na experiência de gestão e coordenação no cotidiano da escola. Parte da compreensão de que é a prática que constrói a educação, o modo de ser da gestão, da coordenação pedagógica, bem como de toda manifestação da existência humana. Neste sentido, entende que o projeto político-pedagógico se configura como eixo norteador para a ação educativa, tendo em vista que é nele que as finalidades políticas mais amplas da escola são traçadas. Political-Pedagogical Project: conception and practiceAbstractThis paper deals with school management. Its purpose is to understand the importance a director and a coordinator attribute to the political-pedagogical project during the process of organizing the administrative and pedagogical structure of a school. The starting point of this reflection lies on the problem regarding the organization of the pedagogical work consubstantiated with management experience and coordination in the school everyday life. I start from the comprehension that practice builds up education, the way management and pedagogical coordination should be, as well as every and each manifestation of the human existence. Thus, it shows that the political-pedagogical project is a starting point to the educational action which takes into account that through it the broadest political aims are mapped out. Keywords: Democratic management. Autonomy. Ppedagogical practice. Formation process. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares Pesquisa de campo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/497 10.29286/rep.v17i35.497 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/497 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v17i35.497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/497/425 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 17 n. 35 (2008): Revista de Educação Pública, set./dez. 2008; 421-439 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v17i35 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215080964096 |