O Projeto Político Pedagógico: Concepções e Práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Ademar de Lima
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/497
Resumo: Este artigo trata da questão da gestão na escola. Tem por objetivo compreender que importância que o diretor e o coordenador atribuem ao projeto político pedagógico no processo de organização da estrutura administrativa e pedagógica da escola. O ponto de partida da reflexão recai sobre a problemática da organização do trabalho pedagógico consubstanciado na experiência de gestão e coordenação no cotidiano da escola. Parte da compreensão de que é a prática que constrói a educação, o modo de ser da gestão, da coordenação pedagógica, bem como de toda manifestação da existência humana. Neste sentido, entende que o projeto político-pedagógico se configura como eixo norteador para a ação educativa, tendo em vista que é nele que as finalidades políticas mais amplas da escola são traçadas. Political-Pedagogical Project: conception and practiceAbstractThis paper deals with school management. Its purpose is to understand the importance a director and a coordinator attribute to the political-pedagogical project during the process of organizing the administrative and pedagogical structure of a school. The starting point of this reflection lies on the problem regarding the organization of the pedagogical work consubstantiated with management experience and coordination in the school everyday life. I start from the comprehension that practice builds up education, the way management and pedagogical coordination should be, as well as every and each manifestation of the human existence. Thus, it shows that the political-pedagogical project is a starting point to the educational action which takes into account that through it the broadest political aims are mapped out. Keywords: Democratic management. Autonomy. Ppedagogical practice. Formation process.
id UFMT-3_dea184cee71bcc1f1eed518a2bf43350
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/497
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling O Projeto Político Pedagógico: Concepções e PráticasGestão democrática. Autonomia. Prática pedagógica. Processo de formação.Projeto político-pedagógicoEste artigo trata da questão da gestão na escola. Tem por objetivo compreender que importância que o diretor e o coordenador atribuem ao projeto político pedagógico no processo de organização da estrutura administrativa e pedagógica da escola. O ponto de partida da reflexão recai sobre a problemática da organização do trabalho pedagógico consubstanciado na experiência de gestão e coordenação no cotidiano da escola. Parte da compreensão de que é a prática que constrói a educação, o modo de ser da gestão, da coordenação pedagógica, bem como de toda manifestação da existência humana. Neste sentido, entende que o projeto político-pedagógico se configura como eixo norteador para a ação educativa, tendo em vista que é nele que as finalidades políticas mais amplas da escola são traçadas. Political-Pedagogical Project: conception and practiceAbstractThis paper deals with school management. Its purpose is to understand the importance a director and a coordinator attribute to the political-pedagogical project during the process of organizing the administrative and pedagogical structure of a school. The starting point of this reflection lies on the problem regarding the organization of the pedagogical work consubstantiated with management experience and coordination in the school everyday life. I start from the comprehension that practice builds up education, the way management and pedagogical coordination should be, as well as every and each manifestation of the human existence. Thus, it shows that the political-pedagogical project is a starting point to the educational action which takes into account that through it the broadest political aims are mapped out. Keywords: Democratic management. Autonomy. Ppedagogical practice. Formation process.Universidade Federal de Mato Grosso2012-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/49710.29286/rep.v17i35.497Revista de Educação Pública; v. 17 n. 35 (2008): Revista de Educação Pública, set./dez. 2008; 421-4392238-20970104-596210.29286/rep.v17i35reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/497/425CARVALHO, Ademar de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:30Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/497Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:30Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O Projeto Político Pedagógico: Concepções e Práticas
title O Projeto Político Pedagógico: Concepções e Práticas
spellingShingle O Projeto Político Pedagógico: Concepções e Práticas
CARVALHO, Ademar de Lima
Gestão democrática. Autonomia. Prática pedagógica. Processo de formação.
Projeto político-pedagógico
title_short O Projeto Político Pedagógico: Concepções e Práticas
title_full O Projeto Político Pedagógico: Concepções e Práticas
title_fullStr O Projeto Político Pedagógico: Concepções e Práticas
title_full_unstemmed O Projeto Político Pedagógico: Concepções e Práticas
title_sort O Projeto Político Pedagógico: Concepções e Práticas
author CARVALHO, Ademar de Lima
author_facet CARVALHO, Ademar de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Ademar de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática. Autonomia. Prática pedagógica. Processo de formação.
Projeto político-pedagógico
topic Gestão democrática. Autonomia. Prática pedagógica. Processo de formação.
Projeto político-pedagógico
description Este artigo trata da questão da gestão na escola. Tem por objetivo compreender que importância que o diretor e o coordenador atribuem ao projeto político pedagógico no processo de organização da estrutura administrativa e pedagógica da escola. O ponto de partida da reflexão recai sobre a problemática da organização do trabalho pedagógico consubstanciado na experiência de gestão e coordenação no cotidiano da escola. Parte da compreensão de que é a prática que constrói a educação, o modo de ser da gestão, da coordenação pedagógica, bem como de toda manifestação da existência humana. Neste sentido, entende que o projeto político-pedagógico se configura como eixo norteador para a ação educativa, tendo em vista que é nele que as finalidades políticas mais amplas da escola são traçadas. Political-Pedagogical Project: conception and practiceAbstractThis paper deals with school management. Its purpose is to understand the importance a director and a coordinator attribute to the political-pedagogical project during the process of organizing the administrative and pedagogical structure of a school. The starting point of this reflection lies on the problem regarding the organization of the pedagogical work consubstantiated with management experience and coordination in the school everyday life. I start from the comprehension that practice builds up education, the way management and pedagogical coordination should be, as well as every and each manifestation of the human existence. Thus, it shows that the political-pedagogical project is a starting point to the educational action which takes into account that through it the broadest political aims are mapped out. Keywords: Democratic management. Autonomy. Ppedagogical practice. Formation process.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Pesquisa de campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/497
10.29286/rep.v17i35.497
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/497
identifier_str_mv 10.29286/rep.v17i35.497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/497/425
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 17 n. 35 (2008): Revista de Educação Pública, set./dez. 2008; 421-439
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v17i35
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215080964096