A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1363 |
Resumo: | O presente artigo é resultado da pesquisa Olhares de Professores: a formação contínua no Paraná (1995-1998) no eixo do Programa Vale-Saber. Pretende discutir como os programas financiados por verbas internacionais desenvolvidos em parcerias com as universidades têm interferido no cotidiano dos professores de história que atuam na rede pública paranaense, não se limitando apenas aos conteúdos escolares, mas estendendo-se a discussão sobre a educação, a escola, sua identidade, necessidades e relações com a sociedade, tendo como fio condutor a formação contínua. Ressalta a relevância da formação continuada e da prática pedagógica como fonte de conhecimento. Pelo depoimento dos professores, nessa modalidade de formação, entre as inferências possíveis destacam-se: a necessidade de acordos e parcerias entre as instituições e a prática reflexiva como uma possibilidade concreta para o aperfeiçoamento dos professores. |
id |
UEPG-31_f5c64ae94935a3bd9a831b995290087b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1363 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de Históriaformação de professoresformação contínuaprática reflexivaO presente artigo é resultado da pesquisa Olhares de Professores: a formação contínua no Paraná (1995-1998) no eixo do Programa Vale-Saber. Pretende discutir como os programas financiados por verbas internacionais desenvolvidos em parcerias com as universidades têm interferido no cotidiano dos professores de história que atuam na rede pública paranaense, não se limitando apenas aos conteúdos escolares, mas estendendo-se a discussão sobre a educação, a escola, sua identidade, necessidades e relações com a sociedade, tendo como fio condutor a formação contínua. Ressalta a relevância da formação continuada e da prática pedagógica como fonte de conhecimento. Pelo depoimento dos professores, nessa modalidade de formação, entre as inferências possíveis destacam-se: a necessidade de acordos e parcerias entre as instituições e a prática reflexiva como uma possibilidade concreta para o aperfeiçoamento dos professores.Editora UEPG2008-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1363Olhar de Professor; Bd. 4 Nr. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 Núm. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)Olhar de Professor; v. 4 n. 1 (2001)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1363/1007Ribas, Mariná HolzmannMartins, Rosilda BaronLuporini, Teresa Jussarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:57:16Zoai:uepg.br:article/1363Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:57:16Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de História |
title |
A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de História |
spellingShingle |
A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de História Ribas, Mariná Holzmann formação de professores formação contínua prática reflexiva |
title_short |
A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de História |
title_full |
A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de História |
title_fullStr |
A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de História |
title_full_unstemmed |
A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de História |
title_sort |
A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de História |
author |
Ribas, Mariná Holzmann |
author_facet |
Ribas, Mariná Holzmann Martins, Rosilda Baron Luporini, Teresa Jussara |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Rosilda Baron Luporini, Teresa Jussara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribas, Mariná Holzmann Martins, Rosilda Baron Luporini, Teresa Jussara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores formação contínua prática reflexiva |
topic |
formação de professores formação contínua prática reflexiva |
description |
O presente artigo é resultado da pesquisa Olhares de Professores: a formação contínua no Paraná (1995-1998) no eixo do Programa Vale-Saber. Pretende discutir como os programas financiados por verbas internacionais desenvolvidos em parcerias com as universidades têm interferido no cotidiano dos professores de história que atuam na rede pública paranaense, não se limitando apenas aos conteúdos escolares, mas estendendo-se a discussão sobre a educação, a escola, sua identidade, necessidades e relações com a sociedade, tendo como fio condutor a formação contínua. Ressalta a relevância da formação continuada e da prática pedagógica como fonte de conhecimento. Pelo depoimento dos professores, nessa modalidade de formação, entre as inferências possíveis destacam-se: a necessidade de acordos e parcerias entre as instituições e a prática reflexiva como uma possibilidade concreta para o aperfeiçoamento dos professores. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1363 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1363/1007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 4 Nr. 1 (2001) Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001) Olhar de Professor; Vol. 4 Núm. 1 (2001) Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001) Olhar de Professor; v. 4 n. 1 (2001) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494914449408 |