A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Mariná Holzmann
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Martins, Rosilda Baron, Luporini, Teresa Jussara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1363
Resumo: O presente artigo é resultado da pesquisa Olhares de Professores: a formação contínua no Paraná (1995-1998) no eixo do Programa Vale-Saber. Pretende discutir como os programas financiados por verbas internacionais desenvolvidos em parcerias com as universidades têm interferido no cotidiano dos professores de história que atuam na rede pública paranaense, não se limitando apenas aos conteúdos escolares, mas estendendo-se a discussão sobre a educação, a escola, sua identidade, necessidades e relações com a sociedade, tendo como fio condutor a formação contínua. Ressalta a relevância da formação continuada e da prática pedagógica como fonte de conhecimento. Pelo depoimento dos professores, nessa modalidade de formação, entre as inferências possíveis destacam-se: a necessidade de acordos e parcerias entre as instituições e a prática reflexiva como uma possibilidade concreta para o aperfeiçoamento dos professores.
id UEPG-31_f5c64ae94935a3bd9a831b995290087b
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1363
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de Históriaformação de professoresformação contínuaprática reflexivaO presente artigo é resultado da pesquisa Olhares de Professores: a formação contínua no Paraná (1995-1998) no eixo do Programa Vale-Saber. Pretende discutir como os programas financiados por verbas internacionais desenvolvidos em parcerias com as universidades têm interferido no cotidiano dos professores de história que atuam na rede pública paranaense, não se limitando apenas aos conteúdos escolares, mas estendendo-se a discussão sobre a educação, a escola, sua identidade, necessidades e relações com a sociedade, tendo como fio condutor a formação contínua. Ressalta a relevância da formação continuada e da prática pedagógica como fonte de conhecimento. Pelo depoimento dos professores, nessa modalidade de formação, entre as inferências possíveis destacam-se: a necessidade de acordos e parcerias entre as instituições e a prática reflexiva como uma possibilidade concreta para o aperfeiçoamento dos professores.Editora UEPG2008-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1363Olhar de Professor; Bd. 4 Nr. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 Núm. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)Olhar de Professor; v. 4 n. 1 (2001)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1363/1007Ribas, Mariná HolzmannMartins, Rosilda BaronLuporini, Teresa Jussarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:57:16Zoai:uepg.br:article/1363Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:57:16Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de História
title A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de História
spellingShingle A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de História
Ribas, Mariná Holzmann
formação de professores
formação contínua
prática reflexiva
title_short A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de História
title_full A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de História
title_fullStr A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de História
title_full_unstemmed A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de História
title_sort A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de História
author Ribas, Mariná Holzmann
author_facet Ribas, Mariná Holzmann
Martins, Rosilda Baron
Luporini, Teresa Jussara
author_role author
author2 Martins, Rosilda Baron
Luporini, Teresa Jussara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas, Mariná Holzmann
Martins, Rosilda Baron
Luporini, Teresa Jussara
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
formação contínua
prática reflexiva
topic formação de professores
formação contínua
prática reflexiva
description O presente artigo é resultado da pesquisa Olhares de Professores: a formação contínua no Paraná (1995-1998) no eixo do Programa Vale-Saber. Pretende discutir como os programas financiados por verbas internacionais desenvolvidos em parcerias com as universidades têm interferido no cotidiano dos professores de história que atuam na rede pública paranaense, não se limitando apenas aos conteúdos escolares, mas estendendo-se a discussão sobre a educação, a escola, sua identidade, necessidades e relações com a sociedade, tendo como fio condutor a formação contínua. Ressalta a relevância da formação continuada e da prática pedagógica como fonte de conhecimento. Pelo depoimento dos professores, nessa modalidade de formação, entre as inferências possíveis destacam-se: a necessidade de acordos e parcerias entre as instituições e a prática reflexiva como uma possibilidade concreta para o aperfeiçoamento dos professores.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1363
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1363/1007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 4 Nr. 1 (2001)
Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)
Olhar de Professor; Vol. 4 Núm. 1 (2001)
Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)
Olhar de Professor; v. 4 n. 1 (2001)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053494914449408